A sociedade da informação tem agido cada vez mais no caminho de digitalizar e facilitar as atividades de prospecção. Isso não é uma tarefa fácil, visto que segundo Chet Holmes, no livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% do mercado em potencial está de fato comprando, procurando soluções ou um produto. Por isso, conheça os 3 passos para montar um funil de textos!
Com as técnicas de prospecção mais antigas e que atuam de maneira direta, a perspectiva de consumidores conta com apenas esses 3% que foram citados. Em contrapartida, a esmagadora maioria de aproximadamente 97% pode ser atingida através de estratégias de marketing, em uma jornada de compra que se inicia com um estímulo a reconhecer sua necessidade.
Desse modo, focar na produção de materiais que exponham o aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra podem influenciar e educar consumidores que ainda não estão prontos para a compra, aumentando suas vendas e melhorando os resultados de sua empresa.
Sendo assim, entender como funciona e como montar um funil de textos é tarefa fundamental para que uma pessoa se mantenha contextualizada sobre a maneira com a qual o marketing digital está montado. Ao longo do texto iremos abordar de maneira um pouco mais assertiva sobre o topo, meio, e fundo de um funil, a maneira como essas devem estar organizadas e sua estrutura. O que se espera é esclarecer, de maneira sucinta, como montar um funil de textos e acesse dois conteúdos de bônus ao final.
Para te ajudar a entender melhor a estrutura para montar um funil de textos, o texto está dividido da seguinte forma:
A primeira etapa de seu funil aborda temas de maneira mais abrangente, sendo que o topo de funil é o primeiro contato que um visitante tem com a sua marca. Assim, é fundamental que essa etapa apresente um conteúdo que eduque o visitante. Com o interesse pelo conteúdo, não somente a sua marca ganha referência, como também o visitante se converte em um lead a partir do momento em que fornece informações de contato para receber mais conteúdo.
Um topo de funil é um texto, ou conjunto de textos que entregam as tendências de um determinado segmento do mercado. O texto não deve citar sua marca, mas sim, de maneira genérica, apresentar um produto que pode ajudar a empresa a acompanhar essas tendências. Além disso, é importante que seja oferecido um mais conteúdo, que possa ampliar a experiência do usuário em troca de suas informações de contato. É importante ressaltar que por se tratar de um funil, muitos dos visitantes não convertem, dessa forma, não avançando para a próxima etapa.
Sendo assim, o exemplo que podemos dar é o de uma empresa que produz cosméticos veganos e naturais. Em seu topo de funil podem ser produzidos artigos que explicam os benefícios que os cosméticos em questão trazem. Uma possibilidade é um material com dados sobre como produtos ecológicos e são menos danosos ao meio ambiente, e outros benefícios ambientais. Os conteúdos são os mais diversos, mas devem analisar um cenário maior, no caso citado, o impacto do produto em larga escala.
Os visitantes que converteram no topo do funil recebem o conteúdo seguinte, que corresponde ao meio de funil. Nessa etapa, o conteúdo trazido tem como premissa que os visitantes já tenham tido contato com o seu blog, mas com um conteúdo mais geral. Agora, o material deve trazer um tema mais específico, com algo em seu produto que possa ser usado. É um momento para agregar valor para o que a marca oferece no intuito de converter o leitor para uma venda. Essas informações devem gerar no lead uma maior confiança em sua marca.
Com essa estrutura montada e com uma maior aproximação com o leitor, é importante que materiais como newsletters e e-books sejam disponibilizados como conteúdos complementares. A partir disso, a confiança e a autoridade sobre os assuntos que os usuários se engajaram permitam com que eles avancem para o próximo estágio do funil. Além de que, o tipo de conteúdo com o qual o usuário mais interagiu permite segmentar os conteúdos de acordo com o maior interesse. Isso é fundamental para uma abordagem mais personalizada em futuros contatos.
A maior dificuldade ao longo dessa etapa é entender que não é o momento do produto ser oferecido e poucas citações. Devem ser apresentadas as diferentes soluções para o problema que fora reconhecido É o momento de esclarecer dúvidas sobre o conteúdo do topo de funil e aprofundar o leitor no assunto, fomentando uma curiosidade na solução dessa dor que torne viável a apresentação de seu produto ou serviço na próxima etapa.
Quer saber como fidelizar seus clientes? Nós da UFABC jr. desenvolvemos um material dedicado! Confira as Técnicas e Aprimoramentos para fidelizar clientes.
A última etapa do funil é o momento que o lead, que até então está sendo nutrido por seu conteúdo, toma a decisão de compra e se torna seu cliente. É o momento de uma abordagem mais direta, em que a marca deve se apresentar de maneira direta e agregar valor ao produto em questão. As conversões devem ser facilitadas por todas as objeções terem sido respondidas previamente nas etapas anteriores do funil.
Dessa forma, é importante falar de maneira direta sobre seu produto, mas não de maneira que afaste o leitor. Podem ser trazidos detalhes sobre o seu produto, como dados sobre a satisfação de clientes e muito mais. É fundamental que o lead tenha entendido tudo o que o seu produto pode proporcionar, além das vantagens competitivas que sua empresa apresenta.
Nesse link você pode encontrar um Gerador de Jornada de Compra, feito pela RD Station. A ferramenta é gratuita e você pode estruturar seu funil de textos usando ela fornecendo algumas informações sobre sua empresa.
A outra ferramenta se baseia nas tendências de pesquisa para gerar títulos para os textos do seu blog. É fundamental durante um funil de textos, já que bons títulos, com um bom volume de buscas, geram mais visitantes. Você pode acessá-lo aqui.
AUTOR: CESAR SANDRE – Assessor de Marketing Digital
Veja também nossas redes sociais
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |