Funil de conteúdos, as 3 técnicas para a geração de leads

3 PASSOS PARA MONTAR UM FUNIL DE TEXTOS UAFC JR CONSULTORIA EMPRESARIAL

A sociedade da informação tem agido cada vez mais no caminho de digitalizar e facilitar as atividades de prospecção. Isso não é uma tarefa fácil, visto que segundo Chet Holmes, no livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% do mercado em potencial está de fato comprando, procurando soluções ou um produto. Por isso, conheça os 3 passos para montar um funil de textos!

Com as técnicas de prospecção mais antigas e que atuam de maneira direta, a perspectiva de consumidores conta com apenas esses 3% que foram citados. Em contrapartida, a esmagadora maioria de aproximadamente 97% pode ser atingida através de estratégias de marketing, em uma jornada de compra que se inicia com um estímulo a reconhecer sua necessidade.

Desse modo, focar na produção de materiais que exponham o aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra podem influenciar e educar consumidores que ainda não estão prontos para a compra, aumentando suas vendas e melhorando os resultados de sua empresa.

Sendo assim, entender como funciona e como montar um funil de textos é tarefa fundamental para que uma pessoa se mantenha contextualizada sobre a maneira com a qual o marketing digital está montado. Ao longo do texto iremos abordar de maneira um pouco mais assertiva sobre o topo, meio, e fundo de um funil, a maneira como essas devem estar organizadas e sua estrutura. O que se espera é esclarecer, de maneira sucinta, como montar um funil de textos e acesse dois conteúdos de bônus ao final.

Para te ajudar a entender melhor a estrutura para montar um funil de textos, o texto está dividido da seguinte forma:

  • Topo de funil;
  • Meio de funil;
  • Fundo de funil;
  • Bônus.

Topo de funil

A primeira etapa de seu funil aborda temas de maneira mais abrangente, sendo que o topo de funil é o primeiro contato que um visitante tem com a sua marca. Assim, é fundamental que essa etapa apresente um conteúdo que eduque o visitante. Com o interesse pelo conteúdo, não somente a sua marca ganha referência, como também o visitante se converte em um lead a partir do momento em que fornece informações de contato para receber mais conteúdo.

Um topo de funil é um texto, ou conjunto de textos que entregam as tendências de um determinado segmento do mercado. O texto não deve citar sua marca, mas sim, de maneira genérica, apresentar um produto que pode ajudar a empresa a acompanhar essas tendências. Além disso, é importante que seja oferecido um mais conteúdo, que possa ampliar a experiência do usuário em troca de suas informações de contato. É importante ressaltar que por se tratar de um funil, muitos dos visitantes não convertem, dessa forma, não avançando para a próxima etapa.

Sendo assim, o exemplo que podemos dar é o de uma empresa que produz cosméticos veganos e naturais. Em seu topo de funil podem ser produzidos artigos que explicam os benefícios que os cosméticos em questão trazem. Uma possibilidade é um material com dados sobre como produtos ecológicos e são menos danosos ao meio ambiente, e outros benefícios ambientais. Os conteúdos são os mais diversos, mas devem analisar um cenário maior, no caso citado, o impacto do produto em larga escala.

3 PASSOS PARA MONTAR UM FUNIL DE TEXTOS UAFC JR CONSULTORIA EMPRESARIAL

Meio de funil

Os visitantes que converteram no topo do funil recebem o conteúdo seguinte, que corresponde ao meio de funil. Nessa etapa, o conteúdo trazido tem como premissa que os visitantes já tenham tido contato com o seu blog, mas com um conteúdo mais geral. Agora, o material deve trazer um tema mais específico, com algo em seu produto que possa ser usado. É um momento para agregar valor para o que a marca oferece no intuito de converter o leitor para uma venda. Essas informações devem gerar no lead uma maior confiança em sua marca.

Com essa estrutura montada e com uma maior aproximação com o leitor, é importante que materiais como newsletters e e-books sejam disponibilizados como conteúdos complementares. A partir disso, a confiança e a autoridade sobre os assuntos que os usuários se engajaram permitam com que eles avancem para o próximo estágio do funil. Além de que, o tipo de conteúdo com o qual o usuário mais interagiu permite segmentar os conteúdos de acordo com o maior interesse. Isso é fundamental para uma abordagem mais personalizada em futuros contatos.

A maior dificuldade ao longo dessa etapa é entender que não é o momento do produto ser oferecido e poucas citações. Devem ser apresentadas as diferentes soluções para o problema que fora reconhecido É o momento de esclarecer dúvidas sobre o conteúdo do topo de funil e aprofundar o leitor no assunto, fomentando uma curiosidade na solução dessa dor que torne viável a apresentação de seu produto ou serviço na próxima etapa.

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Fundo de funil

A última etapa do funil é o momento que o lead, que até então está sendo nutrido por seu conteúdo, toma a decisão de compra e se torna seu cliente. É o momento de uma abordagem mais direta, em que a marca deve se apresentar de maneira direta e agregar valor ao produto em questão. As conversões devem ser facilitadas por todas as objeções terem sido respondidas previamente nas etapas anteriores do funil.

Dessa forma, é importante falar de maneira direta sobre seu produto, mas não de maneira que afaste o leitor. Podem ser trazidos detalhes sobre o seu produto, como dados sobre a satisfação de clientes e muito mais. É fundamental que o lead tenha entendido tudo o que o seu produto pode proporcionar, além das vantagens competitivas que sua empresa apresenta. 

Bônus

Nesse link você pode encontrar um Gerador de Jornada de Compra, feito pela RD Station. A ferramenta é gratuita e você pode estruturar seu funil de textos usando ela fornecendo algumas informações sobre sua empresa.

A outra ferramenta se baseia nas tendências de pesquisa para gerar títulos para os textos do seu blog. É fundamental durante um funil de textos, já que bons títulos, com um bom volume de buscas, geram mais visitantes. Você pode acessá-lo aqui.

AUTOR: CESAR SANDRE – Assessor de Marketing Digital

ufabc jr consultoria empresarial

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