O marketing sempre foi importante para o sucesso da empresa, é com a ajuda dele que você divulga sua marca e faz as pessoas quererem virar seu cliente. O marketing digital nada mais é do que o conjunto de atividades, ações realizadas pelo ambiente web, com isso, investir em marketing digital é essencial para sua empresa.
Ou seja, em redes de pesquisas, redes sociais, canais de comunicação e todos as outras formas digitais que você pode imaginar, que uma empresa usa para se comunicar com o público alvo e transmitir conhecimento, oferecer conteúdos, oportunidades, entre outros.
Nesse texto você vai ver as razões para investir nesse mercado de marketing digital com dicas para você já colocar em prática, confira:
- Aumentar sua Marca
- Melhorar as Vendas
- Identificação dos Clientes
- Converter seguidores e Clientes
- Aumentar o alcance do seu negócio
1. Aumentar sua marca
Atualmente no Brasil cerca de 70% de toda a população usa a internet, passando cerca de 9 horas e 17 minutos por dia online, de acordo com o relatório Digital da Huotsuite – 2020.
Isso nos mostra que as pessoas passam mais de um terço do seu dia mexendo navegando no ambiente web, logo se você quer divulgar seu produto, estar vendendo ou divulgando seu negócio nesse meio é mais que essencial.
1.1 Dica para ter uma presença digital efetiva:
Site
Ter um site é ter uma presença digital mínima. Isso porque um site passa credibilidade da marca, quando uma pessoa observa que você tem um, já considera o seu negócio mais formal.
Outra grande razão é estar presente no Google. Como falamos acima, a maioria das pessoas usa a internet e busca coisa nela, logo se você está lá quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu serviço, suas chances de aumentar o público cresce muito. Inclusive, se você quer saber como ter um site bem ranqueado no Google, não deixe de conferir nosso blogpost!
2. Melhorar as vendas
Investir em marketing digital com certeza ampliará suas vendas, isso porque você estará inserido em um meio em que as pessoas são influenciadas a todo momento. Um dos motivos para trabalhar o marketing digital é que cerca de 60% das pessoas já têm sua decisão de compra mesmo antes de entrar em contato com um vendedor ou a empresa.
Isso porque já conheceram sua marca e seus produtos pelo seu marketing. Outro motivo para investir é que hoje no Brasil as pessoas passam cerca de 3 horas e mais nas redes sociais, e é onde muitas começam a conhecer novas marcas, segui-las e, de fato, efetuar a compra.
2.1 Dica para aumentar suas vendas:
Para fazer com que seu marketing de conteúdo alcance mais pessoas e você possa vender mais, existe a opção de promover suas publicações ou criar anúncios nas redes sociais. Para fazer isso, existem plataformas dentro das próprias redes sociais que permitem com que você crie seus próprios anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads.
3. Identificação de clientes
Outro ponto bem interessante a ser trabalhado pelo marketing digital é a identificação de clientes à marca. Isso porque nas suas publicações e presença digital é importante que você mostre quem sua empresa é, quais seus valores, o que movem vocês ou no que acreditam.
Isso faz com que as pessoas se identifiquem com a marca e engajem mais com ela, podendo levar a clientes divulgarem seu serviço para as outras simplesmente por se interessarem pelo o que sua empresa significa e o que oferece.
É comum ver isso com grandes marcas como a Netflix, que faz um marketing divertindo as pessoas, influenciando a continuarem assistindo e usando a plataforma.
3.1 Dica para conseguir gerar identificação:
A melhor forma de conseguir criar uma relação e gerar valor as pessoas é conhecendo seu público-alvo. Pois, não adianta você fazer uma propaganda usando memes adolescentes se seu público for um pessoal mais velho. Assim, é importante que pense exatamente quem você quer atingir e defina sua persona.
Uma persona, é importante para conseguir produzir conteúdos mais assertivos ainda. Uma persona, diferente do público-alvo, é a criação de um personagem representativo do seu cliente, com características fictícias e generalizada. Esse perfil traz características específicas que definem o seu cliente perfeito. Está dentro do seu público, precisa do seu produto e você entende o motivo pelo qual ele precisa.
Inclusive, temos uma planilha que monta a persona! Baixe-a agora, Clicando aqui.
4. Converter seguidores em clientes
De acordo com o relatório da Digital Inn, 75% das pessoas são influenciadas a agir depois de ver um post. Então, trabalhar com marketing de conteúdo no ambiente web vai aumentar a conversão das pessoas no seu negócio.
Além disso, a melhor maneira converter seus seguidores a clientes é gerando valor da sua marca através do marketing digital. Você pode fazer isso divulgando cases de sucesso, feedbacks de clientes, explicar melhor sobre o que sua empresa oferece, diferenciais…
Um exemplo de conteúdo que divulgamos nas nossas redes sociais, publicação sobre nosso case de sucesso com um cliente:
Quer saber mais sobre criar estratégias de marketing de conteúdo? Clique aqui e veja!
5. Aumentar o alcance do seu negócio
Por fim, no mundo digital não há fronteiras, você pode facilmente se conectar com pessoas do Brasil inteiro ou até do mundo em poucos cliques. E uma das grandes vantagens de investir em marketing digital é justamente essa! Você pode vender seu produto para pessoas longe de você e ampliar o seu negócio muito mais além do que o ambiente físico permite.
5.1 Dica para aumentar o alcance do seu negócio:
E-commerce! Isso mesmo, se você deseja de fato aumentar suas vendas sem fronteiras e limites de território e-commerce é uma ótima opção. Se você ainda não tem certeza se vale investir, trago aqui algumas vantagens:
– Não há necessidade de arrumar um espaço físico (custo muito maior que uma hospedagem digital);
– Loja aberta 24 horas;
– Facilita o processo de vendas.
Conclusão
Em suma, com o avanço do ambiente web ficou cada vez mais claro que investir em marketing digital pode ajudar seu negócio a crescer mais rápido e alcançar patamares que o espaço físico restringe. Deixe seu comentário sobre o que acha do novo mundo do marketing.
Autora: Mariane Malouf