5S: O QUE É A METODOLOGIA E COMO IMPLEMENTAR EM SEU NEGÓCIO

metodologia 5s

Muito utilizada por grandes empresas e reconhecida mundialmente como uma das grandes maneiras para obtenção de resultados, a metodologia 5S ganha destaque principalmente em épocas que requerem maior organização e disciplina na realização de tarefas!

O curioso nome desta medologia se dá justamente porque são cinco sensos — que começam com a letra S em japonês.

Benefícios para empreendimentos

Os sinais de melhoria são claros. Através desta metodologia, diversos ramos de empresas conseguiram observar grande mudança na perspectiva de suas operações. Há uma grande mudança no cotidiano das corporações, em que o ambiente de trabalho se torna um lugar mais organizado e confortável para seus funcionários aumentarem a produtividade e a qualidade em seus esforços.

É também visível a presença de efetiva redução de custos, tempo e economia na execução de atividades, garantindo excelência em seus serviços e proporcionando a melhor experiência para o cliente.

Origem

A metologia surgiu no Japão no contexto de pós-Segunda Guerra Mundial, em que o país passava por uma grave crise econômica e precisava produzir mercadorias de alta qualidade e com preço competitivo com o Ocidente para se reerguer economicamente.

Esta metodologia se apresentou como desafio para a sociedade, pois o método de trabalho em diversos setores precisava passar por mudanças profundas em relação ao comportamento dos funcionários e à cultura da empresa para obtenção de maior produtividade e organização. Medidas que auxiliam a diminuição de desperdícios e incentivam a produtividade podem ser citados.

Como resultados, pode-se afirmar que foram muito significativos. O país conseguiu se tornar uma das maiores potências mundiais — como conhecemos hoje —, reconhecido globalmente por apresentar uma forte cultura de disciplina, que foi significativamente influenciada pelo 5S.

Além disso, é inegável que seus produtos competem ativamente com todas as partes do mundo; não só em qualidade, mas também em questões de acessibilidade. Assim, este caso prova que o método também é aplicável e proporciona muitas opções de avanços para pequenas e médias empresas.

Assim, as palavras são:

Seiri (Utilização)

Esta palavra se refere ao senso de utilização. Um dos maiores problemas que as empresas apresentavam era justamente a grande quantidade de objetos e insumos desnecessários em operações.

Este senso preza justamente que se mantenha apenas o que for necessário para a produção de determinado produto e na quantidade apropriada (sem excessos).

Caso exista algo que esteja ocupando espaço e não esteja sendo utilizado, é recomendado que se tire do local. Através deste conceito, foi visto que estas operações, uma vez mais enxutas, se mostraram mais produtivas e ágeis em seus processos, obtendo resultados mais desafiadores.

Veja também: “4 passos para reduzir erros e falhas na sua empresa”

Seiton (Organização)

Associada ao senso de organização, a palavra Seiton pode ser compreendida como uma forma de organizar os todos materiais e colocar os que forem utilizados mais frequentemente de forma mais visível e próxima do local de trabalho.

Com estas alterações, observa-se também uma melhora significativa no tempo de cada processo. Uma vez que não se gasta tempo útil para encontrar materiais ou ferramentas.

Seiso (Limpeza)

Ainda que existam bons sensos de utilidade e organização, é imprescindível que haja o senso de limpeza, que é determinado pelo Seiso.

Esta palavra preza não apenas a limpeza por conta de funcionários de limpeza, mas conta com a colaboração de todos os trabalhadores em manter um ambiente de trabalho limpo. Com isso, fica mais fácil a identificação de falhas e, consequentemente, se espera um aumento de produtividade em função da melhora da qualidade deste ambiente.

Seiketsu (Padronização)

Após implementar os três primeiros sensos, é primordial que se exista o senso de padronização/normatização às tarefas já realizadas anteriormente, para que algo que antes seja uma norma se torne parte da cultura da empresa.

Assim, Seiketsu preza a manutenção das boas práticas de higiene, organização e ordem.

Shitsuke (Autodisciplina)

O último senso pode ser entendido como a presença de autodisciplina em todos os processos da empresa. É preciso ter este comportamento para consolidar os avanços já obtidos e garantir que a metodologia continue sendo executada. É importante ressaltar que todas as normas sejam rigorosamente cumpridas para se alcançar sucesso.

Como aplicar a metodologia 5s na sua empresa

Portanto, o 5S não é apenas uma mudança física no ambiente de trabalho, mas sim uma mudança de valores. Na verdade, em sua essência, esse método explora três dimensões básicas. A dimensão física (layout), a dimensão intelectual (realização das tarefas) e a dimensão social (relacionamentos e ações do dia-a-dia) (CAMPOS, 2005). Dessa forma, para que essa metodologia funcione, é preciso um engajamento dos envolvidos, além de transformar a base para depois disseminar a ideia entre a empresa.

A implementação dessa metodologia não acontece de uma hora para outra. Assim, é necessária a definição de um gestor de tal processo que deverá haver treinamento com os envolvidos, formar um comitê que garanta a continuidade do programa. Após a conclusão da sua implementação, deve haver sempre uma manutenção de modo a não haver regressão nos valores adquiridos.

Leia também: “Como aumentar a produtividade de empresa, 3 pilares do sucesso”

Nos dias atuais

Deve ser citado que, apesar da proposta de trabalho ter sido criada há muitos anos, ela soluciona diversos gargalos que se mostram como recorrentes e muito presentes na atualidade. Outro ponto a ser lembrado é referente ao sucesso das empresas, que está cada vez mais conectado com a percepção de qualidade que clientes apresentam.

Dito isto, o contexto atual se molda a um cenário de extrema competitividade e busca por métodos inovadores que possam trazer diferenciais críticos para a venda e sucesso do cliente.

Assim, revela-se de extrema importância a metodologia 5S presente nos hábitos empresariais. Visto que, por ainda possuir inúmeras propostas de inovação, pode proporcionar uma grande vantagem em relação aos concorrentes.

Conclusão

A metodologia 5S consegue proporcionar diversas mudanças organizacionais e comportamentais. Apesar de atualmente serem consideradas simples, podem causar grande impacto na economia de recursos, no ambiente de trabalho e performance de funcionários.

Apesar de ser uma metodologia criada há décadas, esta se prova cada vez mais atemporal, já que ainda consegue trazer diversas melhorias para diversos setores de empresas. Ainda assim, é preciso ressaltar que a autodisciplina deve ser seguida com o rigor em busca dos melhores resultados a serem alcançados.

            vinicius fregnan

AUTORES: GIOVANNA BAPTISTA MAZZOLIM e VINÍCIUS FREGNAN – Assessor de Projetos
Instagram | Facebook

2 pensamentos em “5S: O QUE É A METODOLOGIA E COMO IMPLEMENTAR EM SEU NEGÓCIO

  1. Boa tarde
    Acho o assunto 5S simplesmente incrivel!, o seu conceito e como pode organizar a vida profissional e pessoal me deixa admirada. Sou muito nova no assunto, sei o basico, porém gostaria de coloca-lo em pratica no meu trabalho e na minha vida profissional, como posso fazer isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *