A falta de planejamento é o principal problema enfrentado atualmente pelas empresas, sendo a principal causa de falência. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existiam cerca de 8,5 milhões de microempresas no Brasil em 2018. Porém, apenas 30% desses negócios se mantiveram por apenas dois anos. Veja como uma Pesquisa de Mercado irá ajudar!
Para o CEO Wan Ming Chung da WCA Estratégias Corporativas, o empresário tem vontade de crescer, mas falta entendimento sobre a importância do planejamento. “O planejamento é essencial para dar o norte para a empresa. É o momento em que o empresário decide o que a empresa é e o que ela quer”.
Desse modo, fazer um bom planejamento é de extrema importância para a sobrevivência da empresa, para identificar riscos, definir o público alvo, estratégias, entre outros, e as ferramentas de gestão podem auxiliar nesse processo.
Uma dessas ferramentas é a “Pesquisa de Mercado”, que tem como objetivo obter informações sobre o mercado em que você atua ou pretende atuar. Quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado, fornecedores, clientes e concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.
Atualmente, ela pode ser realizada por institutos de pesquisa contratados, empresa juniores ou realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores e está ao alcance de tanto de grandes empresas quanto de pequenas e médios negócios.
Passos para a realização da Pesquisa de Mercado?
1º Passo: definição do público alvo e objetivos da pesquisa
Para a realização da Pesquisa de Mercado torna-se necessário conhecer o público alvo e traçar o objetivo da pesquisa, ou seja, definir o público para quem a pesquisa deve ser aplicada e os objetivos que se pretende alcançar.
2º Passo: coleta de dados
É imprescindível levantar os dados necessários para a realização da pesquisa. Essa coleta pode ser feita por meio de dois métodos distintos, através de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa, a escolha dependerá de vários fatores como, objetivo da pesquisa, tipo de informação pretendida, público alvo e orçamento.
3º Passo: definição do método de pesquisa
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa é um método que trabalha com indicadores numéricos e segue critérios estáticos.
Essa pesquisa é apropriada para levantar indicadores numéricos no mercado, como medir atitudes, opiniões e preferências, estimar o potencial ou o volume de vendas de um negócio e para medir o tamanho e a relevância de segmentos de mercado. Por fazer o levantamento de indicadores numéricos é essencial seguir rigorosos critérios estáticos.
O meio de aplicação pode ser feito por meio de entrevistas pessoais, correspondência, telefone ou e-mail, sendo que o meio pode variar muito de pesquisa para pesquisa.
Pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa é utilizada para conhecer a percepção dos entrevistados sem quantificá-los. Neste caso, o interesse está nas avaliações subjetivas, visando identificar percepções sobre produtos, serviços e empresas, a fim de apontar comportamentos e tendências.
Os principais métodos de pesquisa qualitativas usualmente utilizados são:
- Grupos de discussão: pessoas se reúnem para discutir detalhadamente sobre determinados assuntos. Esse tipo de pesquisa geralmente é usado para analisar o uso do produto, hábitos de compra, experiências com garantia e com novos produtos.
- Cliente oculto: utilizado para coletar dados da sua empresa e de concorrentes, permitindo uma análise comparativa. Um pesquisador se faz passar por um cliente e analisa diversos fatores, como atendimento, disposição dos produtos nas lojas, preços e formas de pagamento, serviços oferecidos, entre outros aspectos.
- Teste clínico: trata-se de uma entrevista com o consumidor após o mesmo ter experimentado ou degustado um produto ou serviço. O intuito é testar características do produto ou serviço, por meio de uma avaliação da reação imediata do consumidor.
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4º Passo: definição da amostra
A amostra é uma parcela representativa da população com a qual se faz uma pesquisa.
Em pesquisas qualitativas o critério de seleção da amostra é a identificação do perfil do público alvo a ser pesquisado. Não há a preocupação de quantificar a amostra.
Já em pesquisas quantitativas, podem ser feitas duas distinções de amostra, por amostragem, em que são utilizados conceitos estatísticos para escolher com segurança o tamanho da amostra como representante de um universo muito maior ou por senso, no qual o levantamento é aplicado em 100% do público alvo.
5º Passo: elaboração dos instrumentos de pesquisa
Os instrumentos de pesquisa são os formulários utilizados com o objetivo de levantar informações válidas e úteis. Os instrumentos de pesquisa mais comuns são:
- Questionário;
- Roteiro de entrevistas;
- Formulário de avaliação.
6º Passo: aplicação da pesquisa
A aplicação refere-se à prática da pesquisa e, por isso, é preciso conhecer as técnicas de abordagem e treinar todas as pessoas que irão executar a pesquisa. Antes de iniciar os trabalhos de pesquisa de campo, deve-se levar em conta os seguintes aspectos:
- Finalidade da pesquisa;
- Método da pesquisa;
- Período da entrevista: datas e horários;
- Quantidade de formulários de pesquisa;
- Público alvo;
- Treinamento de como proceder durante a entrevista e como preencher o questionário;
- Aparência do entrevistador.
7º Passo: elaboração do relatório final
O relatório final consiste na elaboração da pesquisa com base nos resultados observados, elaborando tabelas, gráficos, destacando-se as informações relevantes. Nele, devem constar também as respostas para os objetivos definidos no início da pesquisa.
A análise ajudará no planejamento e implementação de ações que contribuirão com o seu negócio e a decisão deve ser tomada com base no cruzamento e reunião dos dados e não em dados isolados.
AUTOR: LUCAS LUCENA – Assessor de Projetos
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