Com o advento da tecnologia, as redes sociais dominam cada vez mais o dia a dia do ser humano, com isso se tornaram um espaço indispensável para quem deseja atrair clientes e aumentar suas vendas. Nesse texto iremos mostrar 9 maneiras de atração de clientes através das redes sociais.
O relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite é um ótimo documento para entender melhor como estão a interação da população mundial com a internet, e principalmente com as redes sociais. A pesquisa apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais.
O Brasil também é, segundo o Comscore, o país que mais utiliza as redes na América Latina, sendo Youtube, Facebook e Instagram o top 3 mais acessados pelos brasileiros, que, sendo o segundo no ranking mundial de mais tempo de uso nas redes, o país elenca em média mais de 3h39m horas por dia gastas nas redes sociais, ficando atrás somente dos filipinos.
1- Saiba distinguir o público e o objetivo de cada rede
A cada dia que passa o número de novas redes sociais só aumenta, por esse motivo é super importante saber distinguir o público alvo de cada uma bem como seu objetivo, os tipos de publicação, o que faz sucesso em cada, e assim por diante, para que depois da decisão de quais participar você possa traçar estratégias mais assertivas para cada uma. Um exemplo é por exemplo o Pinterest. Ele é uma rede de compartilhamento de fotos e assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas. Mais do que no Instagram, uma boa imagem é algo indispensável no Pinterest. Ele reúne a maioria do público feminino, lá você pode montar catálogos de produtos, adicione preços, compartilhar imagens e criar boards da sua marca.2-defina as que deseja participar
Depois de analisar todas as redes sociais mais atrativas e seus determinados públicos e objetivos, chegou o momento de, com base nas suas pesquisas anteriores, definir quais serão as redes que mais combina com o seu objetivo e sua persona. Sendo assim, se você deseja vender produtos, o instagram, facebook e pinterest sejam algumas das melhores plataformas para investir tempo e dinheiro. Algumas perguntas podem te ajudar a decidir as melhores escolhas, como: Em quais plataformas tem a melhor concentração da faixa etária que eu almejo? Em quais o meu público alvo mais frequenta? Quais redes tem os melhores recursos para divulgar os meus conteúdos/soluções/negócio e ser um canal de comunicação com meus potenciais e atuais clientes?3- defina estratégias para cada rede social
Como cada rede social tem um público e um objetivo diferente não teria sentido fazer o mesmo conteúdo e estratégias para todas certo? por isso devemos elaborar uma estratégia diferente para cada uma, levando em consideração suas particularidades. Por exemplo, você decide começar uma loja de roupa, e escolhendo as redes sociais baseadas nas características você optou pelo Instagram e Pinterest. No instagram você mostra a sua marca, gera reconhecimento, pode postar fotos dos modelitos em um espaço bonito e em um manequim ou modelo e colocar descrição com preços, manter relacionamento com o cliente, colocar destaques de feedbacks e fotos. No Pinterest, uma rede já mais voltada para inspiração, você pode postar conjuntos de looks com link para o insta da sua loja, gerando ainda mais visualização, além de poder montar boards com cada estilo de peça e estação por exemplo.4- Interaja e mantenha um bom relacionamento
Todas as redes sociais tem um ponto de interação com outras pessoas, e é isso que as torna muito acessadas. Manter uma interação com seus usuários e clientes é fundamental para construir um engajamento e fidelidade dos seus seguidores. Um exemplo disso são grandes empresas como a Netflix, que recebeu ainda mais credibilidade pela interação nas redes. Sempre responda dúvidas, sugestões, críticas, opiniões, comentários e dm’s. Mostre que você se importa com o que seus seguidores pensam sobre a sua marca/negócio/solução5- invista em imagens e vídeos
Para uma estratégia de marketing de qualidade sempre é bom apostar em imagens de qualidade. Redes sociais como o Instagram e o Pinterest são as mais focadas nesse tipo de conteúdo, mas ainda nas outras é extremamente necessário fazer algo criativo e chamativo para atrair mais interação. Os vídeos também são uma ótima opção, já que além de poderem ser criativos e chamativos, também podem trazer mais conteúdo do que as imagens e atingem mais pessoas.6- apresente conteúdo de qualidade com calendário de postagem
Como abordamos anteriormente, cada rede social é única, e isso deve ser levado em consideração na hora de produzir conteúdo para cada uma delas. Nas redes sociais a constância é uma das coisas que mais conta para aumentar a visibilidade da sua marca e fazer com que os algoritmos sempre mostrem os seus conteúdos novos a todos os seguidores. Por isso, e como uma estratégia, faça um calendário de postagem. Nele você poderá definir a periodicidade de cada uma das redes e o que postar em cada dia da semana. A frequência de cada rede social varia, e também vai depender muito do seu público alvo, por isso faça testes para perceber o momento de maior engajamento de interação.7- estabeleça métricas de acompanhamento
Não adianta você dispor tempo e dinheiro nas suas redes sociais se depois disso tudo não monitorar as métricas e ações que foram realizadas. Métricas são um conjunto de dados convertidos que podem te ajudar a ter uma visão ampla do desenvolvimento das suas estratégias de marketing, por exemplo, se juntarmos o alcance e as interações vamos ver o engajamento dos usuários. Atualmente várias redes sociais possuem seu analytics, o que facilita o acompanhamento dos dados. Exemplos de métricas que são importantes para analisar:- Alcance: ele é definido pelo tanto de pessoas que foram atingidas pela sua publicação.
- Engajamento: não adianta ter uma alcance satisfatório se as interações com sua página são poucas, por isso é importante estar sempre atento à compartilhamentos, curtidas, comentários e citações.
- Conversão: elas servem para qualquer ação que sua empresa deseja, como formulários, ligações, e etc. Você pode acompanhar tais dados de forma mais assertiva no Google Analytics
- Crescimento de cada rede: é sempre bom estar atento ao crescimento de cada rede social e quais estratégias estão dando certo, para que assim você possa potencializar as que estão indo bem e alterar as que estão indo abaixo do esperado.
6 pensamentos em “9 maneiras de atrair clientes nas redes sociais”
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Olá tudo bem? 🙂
Amei seu conteúdo,muito bom mesmo!
Obrigada.