Brainstorming, também conhecido como tempestade de ideias, é uma técnica desenvolvida pelo publicitário Alex Faickney Osborn. Tal técnica tem como objetivo para estimular e explorar a capacidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. Assim, gerando uma grande quantidade de ideias em um curto espaço de tempo. Com isso, a UFABC jr apresenta como tratar o brainstorm em empresas.
Em empresas, a criatividade nem sempre anda junto com a produtividade. Então, esse mecanismo pode ser utilizado para que os funcionários contribuam ativamente na resolução de problemas, no desenvolvimento novos projetos e ideias, e no planejamento estratégico. Elevando performance da empresa.
Para que seja realizado com sucesso, é necessário um ambiente propício e confortável, seguindo alguns princípios básicos:
- Foco na Quantidade: É possível encontrar qualidade dentro da quantidade, por isso quanto mais ideias melhor.
- Evitar Críticas: Nenhuma ponto de vista pode ser desprezado, logo durante a sessão é aconselhável não haver críticas.
- Apreciar Ideias Fora do Comum: Abordagens inovadoras e que fogem do conceito são sempre bem-vindas.
- Unir e Melhorar: A partir da associação de ideias já indicadas é possível criar novas visões.
- Colocar em prática: Para que o brainstorming seja efetivo, é importante que as propostas levantadas sejam transformadas em um plano de ação real.
- Evolução dos Resultados: É necessário mostrar para a equipe do processo, como os projetos baseados no brainstorming estão evoluindo.
Veja também: “O PROCESSO CRIATIVO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS”
O processo
Adotando esses conceitos, é necessário a definição de um facilitador com experiência no assunto a ser tratado para ser responsável por gerenciar e intermediar a reunião, fazendo com que as regras sejam seguidas. Contar com um grupo de 5 a 10 colaboradores de diferentes áreas da empresa. E, então, é importante definir alguns passos estratégicos para que ocorra uma boa gestão do brainstorm em empresas:
Definição do Problema
Toda reunião deve ter o foco em apenas um único problema, e ser explicitado todas as informações sobre ele. Sendo interessante uma reflexão inicial sobre quais fatores influenciam o problema.
Determinação da Causa
Deve ser pensando quais são as causas do problema, as separando dos efeitos, já que apenas a resolução de algum efeito temporário para o problema, sem atingir diretamente a sua causa, pode gerar ainda mais problemas no futuro.
Nessa etapa a participação dos colaboradores é muito importante e horizontal, de forma que todos devem ter a mesma oportunidade de opinar.
Hierarquização das Causas
As causas apuradas devem ser estudadas e, assim, estabelecido quais são as mais importantes para serem aprofundadas e conseguir chegar às raízes do problema.
Plano de Ação
É necessário saber quais as ações terão o maior impacto e que realmente são possíveis de serem realizadas. Para, então, chegar a uma solução que de fato seja entendida pelo grupo como a melhor alternativa para a resolução do problema. Caso ainda existam diferentes variações de ações, é recomendável retornar às etapas anteriores para melhor defini-las.
Finalização
A proposta tomada como melhor opção para a solução do problema deve ser colocada em prática. Sendo analisada durante a sua execução, de forma que o seu devido feedback deve ser passado para os colaboradores que participaram do brainstorming. Bem como para os membros de toda a empresa. Caso as ações não surtam efeitos, pode-se organizar uma outra sessão para resolução do problema. Outra solução possível é encontrar outros problemas que estejam relacionados. Dessa forma pode ser desenvolvido da melhor maneira o brainstorm em empresas.
AUTOR: ALBERTO SETÚBAL – Trainee