A UFABC jr. como qualquer outra empresa de consultoria trabalha realizando projetos. No caso, projetos de consultoria em gestão empresarial.

Sendo assim, podemos estabelecer o conceito de projeto como algo temporário. Além disso, todos os projetos têm um objetivo predeterminado e uma quantidade de recursos que serão alocados definida. Um consenso sobre projetos é de que eles são empregados no intuito de transformar uma determinada realidade, como em uma área de uma empresa, por exemplo.

Um ponto importante a ser levantado é o fato de que durante a realização de projetos são abordadas diversas competências. Podendo elas serem desde mais técnicas, como descobrir novas ferramentas, até mais subjetivas, como a de gestão de pessoas.

Sendo assim, iremos explorar um pouco mais os projetos que são realizados na UFABC jr, bem como alguns métodos de organização.

 

SCRUM

A UFABC jr usa um modelo adaptado do SCRUM no Excel. O mesmo pode acontecer com as empresas.

  • Definição: SCRUM foi criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Consiste em um sistema desenvolvido para organizar, por exemplo, projetos em um ambiente de trabalho mais complexos. Sendo que tal sistema é completamente volátil, podendo assim ser adaptado aos mais diversos ambientes de trabalho. Dessa forma, organizando uma cadeia produtiva com o SCRUM, os resultados podem ser alavancados com maior facilidade.
  • A equipe: um dos conceitos fundamentais do SCRUM é a divisão em equipes, sendo que cada equipe tem uma função. Cada membro da equipe tem um propósito que deve contribuir para a função do time, sendo que todo time deve contribuir para o resultado maior. Dessa forma, não existem pessoas ociosas e atividades desnecessárias.
  • Sprints: usando o exemplo da UFABC jr. nós podemos explicar a Sprint da seguinte maneira: são fases do projeto. Curtas de no máximo 3 semanas. No final dessa sprint precisa ter um entregável para o cliente que gere valor. O cliente deve sentir que no final do projeto ele terá uma entrega que pode ser usada.
  • Inspeções: devem ser feitas constantemente no intuito de otimizar as atividades do SCRUM e garantir que todas as atividades estejam otimizadas. Um ponto importante é que as inspeções devem ser feitas por pessoas que conheçam os processos muito bem e não devem ocorrer com tanta frequência que possam atrapalhar as atividades.
  • Eventos do SCRUM: existem 4 eventos de SCRUM que estão predefinidos, sendo eles:
  1. Planejamento das Sprints
  2. Reunião diária com a equipe (duração de 15 minutos)
  3. Revisão das Sprint
  4. Retrospectiva da Sprint
  • Organização das atividades divididas em:
  1. iniciada
  2. atrasada
  3. finalizada
  4. entregue com atraso

5W2H

O 5W2H é uma metodologia extremamente volátil, que pode inclusive ser inserida no SCRUM. Entretanto, também pode ser aplicado em ocasiões que dizem respeito ao ambiente pessoal também.

A sigla vem das iniciais em inglês que correspondem a iniciais de perguntas em inglês que devem ser feitas para elaborar o projeto. São elas what (o que será feito?), why (porque fazer?), when (quando?), who (quem fará parte do projeto?), how (como o projeto será feito?), how much (quanto vai custar?).

Se baseando em tais perguntas, consegue-se desenvolver uma estratégia e um planejamento para o projeto. Com isso, o método deve contar com respostas objetivas e condizentes com a realidade.

Além de projetos no âmbito profissional, temos também a aplicação do método em um cenário pessoal. Um exemplo disso pode ser até mesmo em planos de desenvolvimento pessoal, que buscam objetivos mais subjetivos.

Projetos

Os projetos da UFABC jr. são um exemplo que muitas vezes se baseiam no 5W2H. Sendo que a partir das reuniões de diagnóstico são desenvolvidas as dores do cliente e como elas podem ser sanadas.

Isso vai de encontro com a ideia de encontrar uma dor real para a qual o seu produto ou serviço possa sanar. Dessa forma, na realização de projetos é importante validar a real necessidade do projeto que será executado. Com isso, o modelo usado pela UFABC jr. usa de três etapas para alinhamento entre a equipe que irá executar o projeto e o cliente que receberá o projeto.

As etapas podem ser definidas como:

  • Pré-projeto: consiste na apresentação da empresa ao cliente em uma reunião de diagnóstico. Caso sejam encontradas algumas dores, é elaborada uma proposta de projetos que possam sanar esse problemas. Após a apresentação da proposta ocorre a negociação para alinhar os valores e a maneira com a qual o projeto será conduzido.
  • Projeto: o projeto é organizado seguindo o que já foi apresentado. Seguindo as métricas de metodologias como SCRUM ou o 5W2H.
  • Pós-projeto: atualmente o pós-projeto consiste na garantia de satisfação do cliente. Nessa etapa devem ser dimensionados os impactos gerados na empresa, por exemplo. Sendo assim, é garantido que o projeto foi executado com excelência e que as expectativas foram cumpridas ou superadas.

Gerenciamento de Pessoas

Quando tratamos da gestão de pessoas devem ser levados em consideração fatores como alinhamento e capacitação. Dessa forma, a equipe que é selecionada previamente para a execução de um projeto precisa saber resolver o problema proposto. Dessa forma o projeto pode fluir de maneira adequada, sendo o mais produtivo possível.

Para que isso ocorra, é preciso que todos os membros estejam alinhados com o objetivo. Isso irá garantir que a equipe esteja sempre capacitada.

AUTOR: CESAR SANDRE – Assessor de Mercado

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