Para o CEO Wan Ming Chung da WCA Estratégias Corporativas, o empresário tem vontade de crescer, mas falta entendimento sobre a importância do planejamento. “O planejamento é essencial para dar o norte para a empresa. É o momento em que o empresário decide o que a empresa é e o que ela quer”. Leia Pesquisa de Mercado, o que é
Para auxiliar nesse e em outros muitos processos de tomada de decisões, existe a Pesquisa de Mercado. Neste artigo iremos tratar sobre os seguintes tópicos da Pesquisa de Mercado.
- O que é uma Pesquisa de Mercado
- Por que fazer uma Pesquisa de Mercado
- Qual a importância de fazer uma Pesquisa de Mercado para o seu negócio
- Benefícios de realizar uma Pesquisa de Mercado
- Principais tipos de Pesquisa de Mercado
- Como fazer uma Pesquisa de Mercado (Método qualitativo ou quantitativo)
- Empresa que realiza Pesquisas de Mercado
- Cases e resultados de Pesquisas de Mercado
O que é uma Pesquisa de Mercado
Pesquisa de mercado é a coleta e interpretação de dados para solucionar problemas relacionados a área de atuação da empresa. A partir do problema identificado, é traçada a melhor forma de coletar essas informações, por exemplo, junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor.
Quando realizada de forma correta, são gerados diversos benefícios ao seu empreendimento. Um deles é oferecendo informações consistentes, que somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.
Além disso, as pesquisas de mercado podem ser Qualitativas ou Quantitativas, envolvendo questionários simples ou projetos mais complexos, que envolvem opiniões de diferentes nacionalidades, classes sociais e grau de profundidade. A seguir, veja por que fazer uma Pesquisa de Mercado.
Por que fazer uma Pesquisa de Mercado
Qualquer empresa, seja micro, pequena, média ou grande, enfrenta processos de tomada de decisões diariamente, que são responsáveis por definir o rumo da organização.
Entretanto, nesse processo de tomada de decisão é preciso tomar muito cuidado com as escolhas que serão feitas. O mercado está repleto de concorrentes e uma escolha errada pode arruinar seu negócio. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existiam cerca de 8,5 milhões de microempresas no Brasil em 2018. Porém, apenas 30% desses negócios se mantiveram por apenas dois anos.
Por isso, é fundamental conhecer bem o mercado em que está envolvido, saber quem são e como seus concorrentes trabalham, ter claramente definido quem é seu público alvo, o que eles querem e como atendê-los da melhor forma.
Ou seja, a informação é de extrema importância e a Pesquisa de Mercado é o melhor caminho para obtê-la. Tome decisões baseadas em estudos, dados e não em achismo!
Qual a Importância da Pesquisa de Mercado para o seu negócio?
Imagine que você tem a chance de abrir uma filial da sua empresa, começar uma rede de franquias, investir no lançamento de um novo produto. Ou no pior dos casos, que as vendas de um mês para outro despencaram, os clientes não chegam mais até a sua loja, empresa. O que você faria?
Antes de investir, pensar em estratégias mirabolantes para contornar a situação é preciso parar, analisar e entender a situação.
- Pense se é realmente válido abrir um novo ponto físico, ou se seria melhor um e-commerce?
- Qual é a viabilidade de lançar um novo produto?
- O mercado irá aceitar e consumi-lo?
- Quais são os concorrentes desse novo produto?Para o caso das vendas que despencaram,
- Existem novos concorrentes no mercado?
- Se sim, como eles trabalham?
- Os seus clientes estão insatisfeitos com seu serviço/produto?
A pesquisa de mercado irá oferecer os dados que junto a análise estratégica irá traçar qual é o caminho correto, quais as ações são necessárias para que o seu negócio atinja o objetivo. Seja ele, lançar novos produtos, abrir uma filial, aumentar o número de vendas.
Benefícios de realizar uma Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado possui muitos benefícios, além de auxiliar o processo de tomada de decisões, como visto anteriormente, ela permite extrair uma série de informações e benefícios.
- Entender e dimensionar o mercado
É possível entender o mercado, identificar novas tendências, pontos de oportunidade, definir o mercado mais lucrativo para você atuar, avaliar a performance do seu produto/serviço e até estimar o ROI (Return over Investment) ou em português retorno sobre investimento. - Determinar e conhecer o seu público
Um passo importante que irá determinar o sucesso do seu empreendimento, é conhecer o seu público-alvo. A partir desse conhecimento é possível construir a persona, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Estratégia que facilita a tomada de decisões e as tornam mais assertivas. - Analisar a concorrência
É fundamental conhecer e saber como os players que disputam o mesmo mercado com você estão posicionados e se comportam. Além disso, analisar a concorrência é um processo fundamental para gerar insights e pontos de melhoria que podem ser aplicadas ao seu negócio. - Identificar oportunidades com antecedência
Além de conhecer os pontos fortes, de melhoria e negativos do mercado em que está. A pesquisa de mercado oferece a oportunidade de detectar novas tendências com antecedência. Informações estratégicas e que podem mudar por completo o rumo da sua organização.
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Principais tipos de Pesquisa de Mercado
O tipo de Pesquisa de Mercado varia de acordo com o objetivo que você procura. Por exemplo, se você quer entender o que seu cliente acha do seu produto, serviço, é possível realizar uma pesquisa de satisfação do cliente. Já se busca entender a viabilidade de lançar um novo produto, pode-se optar pela pesquisa de viabilidade.
A seguir, vamos destacar os principais tipos de Pesquisa de Mercado.
- Tendências do Mercado
Este tipo de pesquisa é capaz de identificar as novas tendências do mercado, possibilitando planos de ação a curto e longo prazo. Por exemplo, identificar novas leis, taxas de impostos, concorrentes que estão crescendo no mercado. Além disso, é capaz de encontrar gaps e oportunidades que não são preenchidos pelos seus concorrentes.
- Teste de Produto
Validação ou análise de viabilidade de um produto. Descubra se já existem produtos similares no mercado, os valores e se seu produto ou serviço se encaixa nas tendências do mercado.
- Demográfica e comportamental
Para esse tipo de pesquisa, são realizados estudos em relação às informações demográficas e comportamentais do público-alvo. Essa pesquisa geralmente é direcionada para tomadores de decisões que querem entender os comportamentos do seu público alvo, gerando insights e estratégias de como atingi-los de forma eficiente.
- Satisfação do cliente
A pesquisa de satisfação do cliente é uma prática que permite grandes vantagens para o seu negócio, além de estabelecer um canal de comunicação com o seu cliente, gerando um sentimento de valorização e contemplamento em serem ouvidos.A empresa recebe feedbacks em relação a seu serviço/produto, ganhando mais assertividade no processo de tomada de decisões.
São inúmeros os tipos de pesquisa de mercado que podem ser realizados e nós da UFABC jr. somos especialistas. Se você não encontrou uma resposta para o seu problema, deixe um comentário ou entre em contato. Nossos consultores irão dizer qual é o tipo de Pesquisa de Mercado mais indicado para o seu problema.
Como fazer uma pesquisa de mercado
Como visto no tópico anterior, existem diversos tipos de Pesquisa de Mercado. O método, além de variar de uma pesquisa de mercado para outra, depende do grau de profundidade e do tipo de informação que você deseja extrair, sendo necessário aplicar técnicas específicas, usando gatilhos mentais, neurociência, psicologia e métodos estatísticos.
Além disso, a pesquisa pode se dividir em dois tipos Quantitativo e Qualitativo.
A pesquisa quantitativa direciona a pesquisa para métodos mais qualitativos visando levantar indicadores numéricos do mercado. Por exemplo, medir atitudes, opiniões, preferências, estimar potencial e ou volume de venda de uma negócio.
A pesquisa qualitativa, é utilizada para conhecer a percepção dos entrevistados sem quantificá-los. Neste caso, o interesse está nas avaliações subjetivas, visando identificar percepções sobre produtos, serviços e empresas, a fim de apontar comportamentos e tendências. É comum utilizar o método de focus group, ou discussão em grupo. Entenda mais sobre o Focus Group
Ou seja, os métodos são distintos e variam de acordo com o objetivo que se deseja atingir. Entretanto, para pesquisas mais simples é possível seguir um padrão e o melhor de tudo, pode ser criado por qualquer pessoa. O nosso guia contendo os 8 passos da Pesquisa de Mercado irá te ajudar.
Quem pode te ajudar a realizar uma Pesquisa de Mercado
Caso a pesquisa que você necessita seja algo mais simples e rotineiro. Por exemplo, avaliar o que os consumidores acharam do seu produto ou serviço, você por conta própria pode enviar questionários via e-mail. Uma dica é usar formulários onlines que já trazem a uma análise prévia dos dados colhidos. O google forms é uma boa opção, além de ser oferecido de forma gratuita, permite diversas funcionalidades interessantes. Saiba mais sobre o google forms. Veja mais.
Entretanto, caso você esteja buscando respostas mais complexas como definição de público-alvo, estudos de mercado, análises de satisfação mais profundas, análise de viabilidade e qualquer outro tipo de Pesquisa de Mercado. É aconselhado que você busque ajuda de uma empresa especializada, para que atingir o resultado esperado.
A UFABC jr. é uma empresa de consultoria especializada em Pesquisa de Mercado.
Acreditamos em um Brasil mais empreendedor e buscamos transformar e impactar positivamente a realidade de empresas através de soluções personalizadas.
Estamos há mais de 7 anos no mercado, temos apoio de uma das instituições mais empreendedoras do país, a Universidade Federal do ABC e Em parceria com professores Doutores, alinhamos conhecimento acadêmico com práticas e vivências do mundo empresarial.
Confira a nossa Apresentação Institucional (Conferir).
Cases e resultados de Pesquisas de Mercado
Aqui na UFABC jr. já realizamos diversos projetos de Pesquisa de Mercado. Você pode conferir os nossos cases na página de “cases de sucesso”. Sendo os objetivos de cada pesquisa diferentes uma das outras os resultados são distintos, mas todos seguem o objetivo de resolver o problema inicial do cliente.
Para exemplificar, confira a seguir o case da start up Filho Sem Fila.
A Filho Sem Fila é uma empresa que desenvolve aplicativos que proporcionam solucionar problemas voltados ao transporte escolar de crianças e adolescentes.
Nós da UFABC jr. trabalhamos no case analisando a viabilidade de um novo modelo de aplicativo e para isso foi necessário uma Pesquisa de Mercado quantitativa. capaz de abranger quatro regiões do país.
Após a coleta dos dados quantitativos, conseguimos identificar e definir os interesses e necessidades do público alvo em cada região de interesse, isso possibilitou ao cliente ter uma visão mais ampla do panorama de seu público alvo, também adicionamos à análise, um conteúdo extra, de modo que houvesse uma melhor implementação da mesma.
Por fim, foi facilitada as estratégias a serem tomadas e o cliente teve um norte bem definido quanto aos passos que deveria seguir. Como resultado, após a entrega do projeto com as devidas análises traçadas, o cliente conseguiu quintuplicar os resultados.
AUTOR: Guilherme Andre – Assessor de Mercado