Toda organização tem dúvidas que geram alguma incerteza em relação às estratégias voltadas ao mercado que ela atua, ou que pretende atuar. A pesquisa de mercado fornece informações com o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas. Entretanto, tais informações serão mal aproveitadas caso seja feita uma análise incorreta, ou pouco proveitosa. Em nosso blog, possuímos um texto dedicado à explicação da pesquisa de mercado.


A Empresa

É uma empresa que desenvolve aplicativos que solucionam problemas voltados ao transporte escolar de crianças e adolescentes. 

Durante reuniões entre a startup e a UFABC jr., foi compartilhado o interesse de criar um novo modelo de aplicativo e para analisar a viabilidade dessa ideia, seria necessária uma pesquisa de mercado a nível nacional.


O Projeto 

A princípio foi realizada uma pesquisa de mercado quantitativa acerca de transportadoras escolares por todo o Brasil, buscando definir seus interesses e necessidades. 

O maior desafio encontrado esteve relacionado à distância entre nós e os fornecedores das informações, pois a busca por dados em diferentes regiões é complexa e lenta (devido à disponibilidade dos contatos). Visto essa situação, buscamos ameniza-la, tentamos gerar o máximo de valor para quem respondia nossa pesquisa, tornando-a mais agradável de ser respondida.


O Resultado 

Após a coleta dos dados quantitativos, conseguimos identificar e definir os interesses e necessidades do público alvo em cada região de interesse, isso possibilitou ao cliente ter uma visão mais ampla do panorama de seu público alvo, também adicionamos à análise, um conteúdo extra, de modo que houvesse uma melhor implementação da mesmaPor fim, foi facilitada as estratégias a serem tomadas pelo cliente em relação à sua empresa. 

A experiência proporcionada por esse projeto foi excelente, pois aprimoramos nossos métodos de análise e aplicação (devido a quantidade de dados), tornando-os mais efetivos e menos propícios a erros. 

Além da análise da pesquisa, conseguimos levar algo a mais relacionado às notícias que circulam sobre os transportadores escolares no Brasil, para que o dia a dia deles fosse reconhecido pelo nosso cliente. Dando assim uma melhor direção e planejamento para a criação de um aplicativo. 

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat