Primeiramente, o market share é uma porcentagem que mostra o grau de relevância (participação de mercado) da sua empresa.
Independente do setor em que sua empresa está, certamente há uma porção de outras empresa que diariamente estão competindo para aumentar sua relevância no mercado em que atua.
Nesse texto vamos explorar mais afundo esse conceito que pode ser uma boa métrica para entender a parcela de mercado que a sua empresa tem. Continue lendo para entender mais a fundo, descobrir formas de calcular e o que pode ser feito para melhorá-lo.
O artigo está subdividido nos seguintes itens sobre o tema:
De maneira simples, o market share representa a participação da sua empresa no setor em que atua. Ele muitas vezes pode ser uma boa métrica para entender como tem sido o comportamento e o posicionamento dos seus concorrentes no mercado.
Contudo, o market share merece um olhar com certa cautela. Como mostraremos adiante, ele em alguns casos é calculado com base em algumas estimativas e por isso não deve ser tido como uma verdade absoluta.
Segundo dados de Agosto de 2019 divulgado pela Gartner, a Samsung teve nesse segundo quadrimestre de 2019, uma participação de 20.4% no volume de vendas dos smartphones. Desse modo, o market share da Samsung foi de 20.4%, fazendo com que ela seja a número um em vendas de smartphones no mundo.
Há diversas formas de se cacular o tamanho do mercado que sua empresa tem, a seguir apresentamos três maneiras:
Aparentemente esse se mostra a maneira mais simples de se cacular, basta dividir o volume de vendas da sua empresa pelo volume de vendas dos principais concorrentes
Market share = volume de vendas no período X/ volume de vendas das principais empresas no período X
Desse modo, a menos que todos os seus concorrentes tenham capital aberto (o que tende a ser muito difícil), há uma grande dificuldade em conseguir os dados de faturamento e volume de vendas das empresas que atuam no seu setor.
Nesse caso, pode ser feito uma estimativa com base em dados mais macros, que podem ser buscados em associações ou sindicatos do setor de atuação para que se tenha um cálculo o minimamente preciso.
Com as mesmas dificuldades do item anterior, o market share pode ser calculado a partir do valor de mercado da sua empresa:
Market share = valor de mercado da sua empresa/ valor total do mercado em que atua
Caso você tenha uma base de dados com os seus clientes, basta cruzar essas informações com dados demográficos, divulgados por exemplo por IBGE para identificar o seu domínio de mercado.
Suponha que você tem 1000 clientes cadastrados no seu banco de dados e na sua região existem 10.000 potenciais clientes, o seu market share é de 10%.
Market share = número de clientes (1000)/ número de potenciais clientes (10.000) = 0,10.
De maneira pragmática você tem que aumentar o seu número de vendas e garantir que seus clientes fiquem com você. A principal maneira de aumentar seu market share é expandir seu mercado de atuação e conquistar novos clientes.
Tão importante quanto aumentar seu share é mantê-lo e por isso garantir que você não perca cliente é super importante. Algumas formas de buscar isso:
Para que você possa criar campanhas de marketing mais efetivas e mais assertivas você precisa buscar entender quais são os meios de comunicação que seu cliente mais usa, isso irá garantir que você chegue a ele de uma maneira mais rápida.
É fundamental que esteja em constante contato com seu cliente para identificar quais tem sido suas maiores dificuldades. Ter uma bom relacionamento em todo o processo de interação com seu cliente, da venda até o pós venda são formas de mostrar o valor que esses têm para sua empresa.
Além de garantir uma menor taxa de cancelamentos isso fará com que você tenha clientes satisfeitos. Cliente satisfeitos e fiéis são uma excelente forma de propagar sua marca. Garantindo um bom atendimento, terá dado talvez o principal passo para fidelizá-lo.
O market share é uma boa métrica para saber como tem sido seu posicionamento frente aos seus concorrentes.
Portanto, estar constantemente atualizado com seu mercado, manter frequentes contatos com seus clientes e entender quais são as principais dores enfrentadas pelo seu público alvo são atitudes que certamente ajudarão a manter um bom diferencial frente aos seus concorrentes.
Para entender de maneira mais rápida e assertiva o posicionamento da sua empresa no mercado, é de grande importância que considere o apoio de uma consultoria estratégica para evitar erros e garantir excelência.
A UFABC jr. realiza diversos serviços voltados à gestão gestão empresarial.
Somos uma empresa júnior formada por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), temos acesso a conhecimento, parcerias e apoio de professores.
Por fim, entre em contato, nossos consultores irão preparar uma solução personalizada para você!
AUTOR(A): VICTOR SOUZA – Presidente
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