À princípio, um dos principais motivos de querer aumentar a visibilidade da sua organização, é que devido à um mercado cada vez mais competitivo, é muito fácil sua empresa passar desapercebida no meio de tantas outras e com isso reter e atrair novos cliente ficará, também, cada vez mais difícil.
Este texto está dividido da seguinte forma:
Com a evolução dos meios de comunicação, também são muitas as opções que você pode recorrer para apresentar e encantar o cliente com a sua marca, mas isso deve ser feito com inteligência, para que consiga otimizar seu investimento e seu retorno em meio a tantos canais de comunicação. Saiba como aumentar a visibilidade do seu negócio
Como foi dito anteriormente, os canais de comunicação são muito diversos hoje em dia, ao mesmo tempo que são muito sobrecarregados com todos os tipos de informação.
Contudo, do que adianta todo esse poder em suas mãos (Literalmente) se você não conseguir que aquela pessoa preste atenção exatamente no seu logo, na sua proposta de valor?
Quando você conhece a pessoa que você quer atingir, consegue facilitar que isso se concretize, pois consegue tomar melhores decisões sobre onde colocar, como colocar, o que colocar e etc. para que a sua imagem brilhe aos olhos do cliente assim que ela passar por ele.
Você quer conhecer melhor seu público alvo? Nós temos um material dedicado! Confira Público-Alvo, cliente ideal e buyer persona o que é e como definir.
Inicialmente, criar a sua marca, pode parecer óbvio, mas é um pouco mais profundo do que dar o nome e cor à sua empresa, é necessário firmar a sua identidade como empresa e entender o que ela está passando para o público.
Sua marca, pode ser uma marca mais despojada, jovem ou então ser mais profissional e isso está diretamente ligado com quem irá se interessar por você. (Vale ressaltar que isso não é perda de cliente, isso deve ser chamado de foco.).
Para que consiga atingir esses objetivos é importante que não economize tempo, dinheiro e planejamento para a elaboração do seu logotipo, nome, slogan e a apresentação de sua empresa num geral.
Tudo no que se remete à empresa, tem que também refletir sua identidade visual, sites, blogs, redes sociais e os meios não digitais, todos contanto a mesma versão da história sobre sua empresa.
Dessa forma, seu público saberá te reconhecer mais facilmente e lembrará mais fácil de você também.
Por mais que seja muito importante o investimento em diversos tipos de marketing, a sua reputação com atuais clientes e o que eles falam sobre a sua empresa é fundamental para conseguir aumentar sua visibilidade.
Uma das possíveis estratégias para isso é trabalhar em programas de recomendação, quando o próprio círculo de amizade das pessoas recomenda-lhes algum estabelecimento, diversas barreiras de confianças já foram quebradas e isso aumenta sua chance de sucesso.
Assim, essa recomendação pode ser recompensada de alguma maneira, com descontos ou reconhecimentos. Assim, o importante é conseguir manter seus clientes satisfeitos e fazer com que essa satisfação transborde para outras pessoas.
Gostaria de passar por esse tópico trazendo um exemplo real que encontramos em um dos nossos projetos.
Pense que você tivesse uma loja de doces e estivesse em um ambiente cheio de concorrentes, como faria para atrair mais pessoas ao seu estabelecimento? Depois de muita pesquisa e estudo sobre o público da loja, entendemos que haveria uma estratégia que podia ajudar a empresa com isso.
Mapeamos o entorno da loja e vimos que haviam diversos restaurantes no redor, paralelo a isso, identificamos que as pessoas sentiam a vontade de comer os doces, como os da loja, após o almoço.
Portanto, sugerimos algumas parcerias estratégicas, alinhando os públicos dos estabelecimentos para conseguir converter todo o público que saia dos restaurantes em consumidores do nosso cliente.
Esse é um exemplo prático, mas que pode ser ampliado para diversos setores e certamente pode funcionar com a sua empresa, basta que você conheça o seu cliente e saiba identificar as oportunidades que te cercam no dia a dia, disso você poderá tirar algo muito proveitoso.
É muito improvável que seu público, seja ele qual for, não esteja imerso no mundo digital hoje em dia. O lado ainda mais atraente do mundo online é a possibilidade de retorno, claro que isso depende de diversos fatores, como alguns mencionados neste texto (“Entenda quem você quer que te veja.”; “Crie sua marca.”), entre outros.
Algumas ferramentas cada vez mais utilizada para a divulgação na internet é o Google Adwords, ou links patrocinados, além das redes sociais (Facebook e Instagram), esses canais eles te permitem fazer avanços graduais com o investimento e alcance das suas publicações.
Desse modo, você consegue ir melhorando cada vez mais a assertividade de suas publicações e do seu Marketing Digital, para que seus investimentos sejam cada vez mais rentáveis.
Trabalhar com a identidade visual e para que sua empresa seja cada vez mais atraente para o consumidor está bem longe de ser uma tarefa fácil, ainda mais no contexto de mercado que o empreendedor brasileiro está inserido e nem sempre contanto com grandes quantias de dinheiro para investir, muitas dessas tarefas conseguem ser feitas pouco à pouco, tenha paciência para ir acertando os detalhes da sua estratégia e revise o plano sempre que possível, de qualquer maneira espero que essas dicas possam ajudar você e a sua empresa a dar alguns passos em direção ao sucesso.
Por fim, muito obrigado por ter lido até aqui! Se ficou interessado em como a UFABC jr. e o maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo podem te ajudar, entre em contato conosco e agende sua reunião gratuita.
AUTOR : Victor Dias – Diretor de Projetos
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