Uma visão muito famosa entre os brasileiros é a de que o sonho do brasileiro é empreender. Mesmo assim, nos últimos anos, o empresário brasileiro não tem tido uma noção de sucesso tão boa, visto as estatísticas trazidas. 25% das empresas fecham antes de completar 2 anos no mercado, segundo o SEBRAE, enquanto 6 em cada 10 fecham antes de seu quinto ano. Esses dados são sintomas de diversos problemas para as empresas no Brasil, sendo que a falta de maturidade das mesmas é um deles. Por isso, leia mais e entenda os 3 erros de empresas que vão à falência.
Gestão do estoque
Levando em consideração que o estoque é um dos ativos que mais agregam valor na empresa, os problemas são ainda mais preocupantes. O número de empresas que não administram seu estoque de maneira apropriada têm crescido muito, conforme as atividades ficaram mais complexas.
Essa má gestão do estoque tem as mais variadas consequências administrativas. É fundamental para a gestão de um negócio ter noções sobre o giro, preços e afins. Dessa maneira, é possível administrar as entradas mais vantajosas para a empresa, de maneira que tais possam ser maximizadas. Listando os principais sintomas dessa má gestão, podemos chegar em alguns erros em estoque de empresas que vão à falência.
- Itens que sobram:
Talvez o sintoma que seja mais fácil de se detectar, o erro na compra é o mais visível. Os itens que não são vendidos e ficam mais tempo no estoque depreciam, e isso interfere diretamente no caixa da empresa. Além disso, as peças remanescentes interferem diretamente no giro do estoque, o que pode criar uma bola de neve, com um estoque que a cada dia perde uma parte de seu valor. - Falta de informações:
As informações sobre os itens que sobram são muito comuns, sendo que elas podem variar desde as características dos produtos até as quantidades. Essa falta de informação pode comprometer as vendas e a imagem da empresa, já que o cliente não vai receber o que pediu.
Esse problema acontece graças aos hábitos de deixar para “atualizar depois” no controle do estoque, isso funciona como embrião para que diversos outros erros ocorram. - Falta de um sistema:
É comum que empresas mais antigas detenham métodos manuais para controle de estoque. O problema é quando isso é erroneamente replicado em empresas cujas atividades cresceram muito, e que é impossível manter uma boa gestão de estoque através de controle manual.
Sendo assim, acompanhar as tecnologias de gestão é atividade fundamental para alguns.
Divisão de atividades entre as áreas
Um diferenciação entre áreas é fundamental para delegar as atividades de uma empresa de maneira correta. Mesmo assim, isso é um problema para muitas outras. Levando em consideração que a jornada de trabalho no Brasil tem sido muito discutida, é fundamental que a jornada vigente consiga ser minimamente produtiva. Dessa forma, falar sobre a delegação de tarefas é assunto extremamente relevante. Vamos agora a alguns exemplo sobre como essa não consolidação entre as áreas pode se manifestar e levar à falência de empresas:
- Falta de planejamento:
De uma maneira geral, essa má divisão afeta diretamente na tomada de decisão e planejamento de estratégias nas empresas. Isso ocorre porque passa a existir um grande distanciamento entre a pessoa que faz a atividade e a expectativa que o gestor que pediu que a mesma fosse feita. Sendo assim, o momento de entrega não agrega o valor esperado para a tarefa. Além disso, a dinâmica dos negócios é afetada, dado o distanciamento entre as atividades e o tomador de decisões. - Falha de comunicação:
Um ponto que parece ser muito subjetivo, mas é muito concreto. A falta de comunicação é o ponto inicial para problemas como retrabalho e stress no ambiente corporativo. Além disso, ela é o ponto inicial para que as expectativas do cliente sejam comprometidas durante o desenvolvimento do produto. Além disso, outros problemas como desengajamento, comprometimento e satisfação com o próprio trabalho. - Inconsistência dos resultados:
Mesmo que os resultados cheguem, eles não parecem ser tão sólidos. Esse é o sentimento gerado após uma entrega em uma empresa cujas áreas não estão estruturadas. Isso acontece porque a expectativa para os resultados não está previamente alinhada. Esse sentimento vem junto com uma percepção de que os resultados não são replicáveis, e não geram uma noção de sucesso para a empresa e para os funcionários.
Outro ponto que é contemplado pela inconsistência dos resultados é o fato de que a empresa segue desestruturada para subir de patamar. Deixando-a estagnada e sem perspectiva para um crescimento estruturado e sustentável (sem que tenha exaustão dos colaboradores).
Gestão de gastos
Um ponto final que aparece mais como as consequências de todos os erros listados acima, aparece a má gestão dos gastos. A falta de conhecimento do produto da empresa, uma má integração entre as áreas, além do desconhecimento sobre as possíveis melhoras que direcionam para um gasto (investimento) certeiro geram gastos desnecessários que comprometem o patrimônio da empresa.
Conclusão
Mesmo que tenhamos listado os principais erros que levam empresas à falência, é muito importante ficar sempre atento. Como já foi dito no início, o número de insucessos entre os empreendedores cresce cada vez mais, tornando tais atividades cada vez mais delicadas. Mesmo assim, é fundamental focar em solucionar problemas internos, que estão ao alcance do gestor, enquanto problemas externos não tem uma solução tão simples assim.
AUTOR: CESAR SANDRE – Assessor de Marketing
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