Investir no marketing da empresa sempre foi uma boa estratégia de divulgação da marca e como discutido no texto anterior Marketing digital o que é por que e como fazer , caso não tenha lido eu sugiro a leitura, trabalhar a divulgação de seus produtos e/ou serviços nas redes sociais possui uma série de benefícios:
Para saber mais sobre os benefícios o que é e como começar, leia Marketing digital o que é por que e como fazer .
Já o objetivo desse material é trazer na prática estratégias de divulgação de marketing digital que você pode usar para seu bar, restaurante, loja e investir no crescimento do seu negócio. No material vamos abordar os seguintes tópicos.
As formas de se fazer negócio estão se transformando. Cada vez mais pessoas e empresas estão buscando o ambiente digital das redes sociais, redes de pesquisa para expor seus produtos e/ou serviços e garantirem uma maior parcela do mercado.
Com isso, investir em marketing digital se tornou uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Mas, vamos trabalhar um pouco mais os motivos:
Hoje o mundo e o país estão conectados, só para você ter noção o facebook já possui mais de 120 milhões de usuários só no Brasil, e o instagram quase 70 milhões de usuários no país.
Esses números representam uma grande parcela da população. Então é muito provável que seus consumidores estejam na rede. Por isso, estar conectado divulgando sobre a sua marca pode ser um grande diferencial.
Hoje com as diversas opções de produtos e empresas, a decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor.
A jornada de compra seja de ir até um restaurante ou obter um produto, envolve busca por avaliações, resenhas, opiniões de clientes e para conquistar o cliente você precisa disponibilizar essas informações. Por isso o Marketing digital é tão fundamental.
Após passarmos pelos principais benefícios de investir em marketing digital, vamos entender quais são as redes sociais que estão mais em alta para divulgar seu bar e/ou restaurante.
E como comentado anteriormente as redes sociais estão se tornando grandes ferramentas de divulgação da sua marca por isso pense com carinho nelas:
O Facebook possui um gigantesco número de usuários o que torna muito provável que seus clientes acessem a rede social com uma certa frequência.
Uma estratégia bacana para empreendedores é criar uma página para divulgar seus produtos, além de mostrar seus serviços você pode divulgar promoções, cardápios do dia, entregas de delivery.
E além de expor o dia a dia do seu negócio, expor a experiência que o cliente vai ter no seu estabelecimento, cardápio, mostrar os funcionários, você pode também trabalhar como uma estratégia de marketing de conteúdo, que significa produzir conteúdos voltados para o seu produto.
Por exemplo, se você possui uma um restaurante voltado para alimentação saudável, você pode escrever sobre a importância e os benefícios de uma alimentação saudável, dicas de alimentos práticos para levar no dia a dia e que as pessoas podem encontrar no seu restaurante.
As opções são inúmeras e se você gostou do tema e quer entender um pouco mais sobre o tal marketing de conteúdo, sugiro o texto “funil de conteúdos dicas para gerar leads.”
O instagram de longe é uma das redes sociais mais populares para a divulgação de imagem e por isso pode ser uma ótima rede para trabalhar o marketing digital do seu bar e/ou restaurante.
Algumas estratégias bacanas que você pode usar é divulgar imagens dos seus pratos com várias hashtags para impulsionar o número de pessoas atingidas pela publicação. Mas, não se limite a mostrar seus pratos pelo feed e story, traga conteúdo para seus visitantes, mostra receitas simples e práticas que eles podem usar no dia a dia.
Ao contrário do que muitos pensam, ensinar seu visitante como fazer um prato não vai fazer com que eles deixem de ir até o seu restaurante. Pelo contrário vai fazer com que eles valorize ainda mais o trabalho e qualidade do seu estabelecimento e vai torná-los verdadeiros fãns do seu restaurante e/ou bar.
Agora que já passamos por uma série de conteúdos e dicas, vamos trazer na prática como você pode divulgar o seu estabelecimento e fortalecer o marketing digital do seu bar e/ou restaurante.
A ideia da seção é trazer uma série de imagens em que você pode se inspirar para divulgar. Vamos lá.
Trabalhar com descontos, pratos do dia, sorteios pode ser uma boa forma de atrair clientes e divulgar promoções nas redes sociais e pode impulsionar significativamente o número de pessoas atingidas. Por isso coloque uma descrição clara sobre as condições da oferta e abuse das hashtags. Veja o exemplo:
“Para os dias 20, 21 e 22 deste mês nós preparamos uma condição especial para quem quer curtir o happyhour com desconto. Mostre esse cupom de desconto para o nosso garçom dás 18h – 21h e garante 10% de desconto em qualquer drink ou bebida do nosso bar. “
#querodesconto #happyour #desconto #promoção #”nomedoseuestabelciemnto” #sextou
Compartilhar receitas populares e dicas de preparo de alguns alimentos oferecidos no seu estabelecimento é uma grande estratégia de marketing e para fazer de forma assertiva, leve a histório do prato, origem, ingredientes, isso despertará o interesse de pessoas de consumirem o seu produto. Veja um exemplo:
Divulgar a imagem dos seus pratos, bem como o cardápio e as possíveis experiências que seu cliente vai ter ao visitar seu estabelecimento, com certeza é uma boa estratégia. Para ficar ainda mais completo, coloque uma descrição do produto, dos ingredientes, modo de preparo. Veja o exemplo:
“Duplo cheddar – suculentos hambúrgueres de 100g cada feito na grelha de churrasco, acompanha bacon, pão de hambúrguer e 180g de batata frita feitas na hora.
Entregamos em delivery, peça já o seu”
#hamburguer #bacon #fritas #grelhado #cheese #nome do restaurante #localizacao #burguer #cheddar
Delivery é uma grande tendência e hoje existem diversas empresas que trabalham conectando consumidores com restaurantes e bares. Mas, também é possível trabalhar por conta própria e para isso você pode usar todas as estratégias vistas antes para mostrar seus pratos e oferecer o serviço.
Após termos passado por vários tipos de estratégias e oportunidades, espero que tenha tido várias ideias bem bacanas para fortalecer o marketing digital do seu bar e/ou restaurante e deixo como dica bônus o famoso Benchmarking, que é nada menos do que analisar o que as outras empresas andam fazendo para se inspirar.
Para isso, trago algumas páginas de instagram que tem um conteúdo bem bacana para você se inspirar:
@vivano
@thepazteloficial
@brazelettrica
@underdogbar
@acasadoporcobar
Espero que o texto tenha ajudado, lembre-se sempre de fazer um plano de divulgações, ter estruturado quais serão as postagens de cada dia e quais tipos de conteúdos em cada rede social.
Para te ajudar com os planos em marketing digital temos a nossa planilha de Planejamento Estratégico de Marketing Digital. Para receber o conteúdo basta clicar na imagem.
A UFABC jr. é uma empresa de consultoria em gestão empresarial da Universidade Federal do ABC, apoiamos micro, pequenos e médios empreendedores. Caso precise tirar dúvidas ou queira ajuda para estruturar algum ponto do seu negócio estamos à disposição, entre em contato.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |