Você costuma controlar sua folha de pagamento? Pois saiba que este é um hábito importante e que faz a diferença quanto aos gastos mensais, saber sua importância e utilidade são diferenciais de grandes empreendedores.
Estamos vivendo um momento delicado e de uma luta global contra o Coronavírus. Em meio a esta pandemia, a economia do mundo inteiro desacelerou de uma forma histórica, inclusive nos países mais desenvolvidos. Muitos negócios foram obrigados a fechar as portas como medida para conter a disseminação do vírus e a recomendação é simples e clara: ficar em casa.
Diante de toda essa situação, diversas mudanças tiveram que ser feitas no nosso dia a dia, como home office, ensino a distância, lavar constantemente as mãos, comer apenas em casa e fazer exercícios físicos em casa. Outro ponto importante de atenção motivado por essa economia em baixa causada pela crise do coronavírus é o controle de gastos das empresas.
Com o avanço rápido do coronavírus, muitas negócios (principalmente micro e pequenas empresas) foram pegos de surpresa em meio às medidas mais rígidas e não tiveram tempo para se preparar e conseguir lidar com todas as responsabilidades de seus serviços e internas. Isso mostra o quanto as empresas estavam despreparadas para a pandemia e também a importância de se ter um fundo de emergência.
Fundo de emergência
Um fundo de emergência nada mais é do que destinar uma parte do lucro da companhia para uma reserva financeira.
O principal objetivo é ter capital com uma alta liquidez reservado para situações inesperadas e de emergência como, por exemplo, uma pandemia.
O fundo de emergência seria uma salvação para muitos empreendedores conseguirem lidar com a folha de pagamento durante a crise causada pelo coronavírus.
Mas e para quem não possui uma reserva de capital? Quais são as possíveis medidas a serem tomadas?
medida provisória no. 936
Uma das maneiras que o Governo federal propôs para ajudar os empreendedores do Brasil durante a fase que o mundo está passando para lutar contra o vírus foi a Medida Provisória no. 936.
-
Para que serve?
Tal medida foi baseada na ideia de redução da carga de trabalho dos funcionários e, com isso, proporcionalmente do seu salário. A ideia é fazer com que haja a possibilidade de um ajuste de caixa, que fará com que o negócio continue se mantendo de pé e siga normalmente após a pandemia.
-
Quanto poderá ser o ajuste?
As reduções de jornadas e dos salários podem variar bastante, sendo de 25%, 50% e no máximo 70% e podem durar no máximo 3 meses. Também é importante ressaltar que caso a empresa tenha interesse em implementar a medida, é necessário que seus funcionários recebam pelo menos um salário mínimo, que atualmente está em R$1100,00 (ajuste feito via medida provisória válida a partir do dia 1 de fevereiro).
Mas e para as empresas que não possuem a possibilidade de manter seus funcionários com a carga horária reduzida e precisam manter o ritmo de sempre, como fazer para manter seu funcionamento durante a época do coronavírus?
Caso a empresa também não possua sua reserva de capital, é recomendado que o empreendedor recorra ao crédito emergencial.
Crédito emergencial
-
O que é?
O crédito emergencial é outra medida tomada pelo governo federal como ajuda para as empresas se manterem de pé, são 40 bilhões de reais destinados ao pagamento de salários durante os próximos dois meses. A ideia funciona exatamente como o empréstimo de um banco, resgata-se o dinheiro necessário para o momento e depois é feita a devolução em parcelas menores por um certo período a uma determinada taxa de juros.
-
Quem terá acesso?
No caso desse crédito emergencial oferecido pelo governo, não são todas as empresas que podem ter acesso a ele. O foco está nos empreendimentos que estão mais sentindo essa crise, por isso as empresas que podem recorrer a esta ajuda são as que possuem faturamento anual entre 360 mil e 10 milhões de reais.
-
Qual o valor máximo possível para cobrir o salário?
Não é possível cobrir o salário por inteiro de todos os funcionários, a ideia é que a empresa possa financiar no máximo dois salários mínimos por funcionário, ou seja, 2045 reais para cada um.
Assim, a pessoa que recebe mais do que isso mensalmente terá uma parte paga pela própria empresa, já que não é possível obter o crédito de valor maior que esse por colaborador.
-
Condições
Como todo empréstimo feito, há condições de pagamento. No caso do crédito emergencial, será tolerado o prazo de pagamento de 36 meses, com uma taxa de juros de 3,75% ao ano, sem a possibilidade de demissões durante esse período.
Faça um Planejamento Financeiro -Desproblematize a Folha de Pagamento
As opções de recorrer ao crédito emergencial serve de salvação para quem não possui um capital reservado e sentiu a desaceleração economia. Porém, vale ressaltar que qualquer empréstimo feito não é saudável, uma vez que gera dívidas para a empresa e se não for bem administrado pode se tornar um problema no futuro. Por isso é recomendado que se faça um planejamento financeiro todos os anos a fim de evitar possíveis imprevistos e crises.
Um planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, ou seja, é uma declaração do que deve ser feito no futuro. Além disso, tal serviço pode abordar possíveis imprevistos, garantindo uma segurança maior para sua empresa e menos preocupação para a Folha de Pagamento.
A UFABC Jr é uma empresa de consultoria empresarial que trabalha com diversos recursos a fim de solucionar as dores das empresas e ajudá-las com seu desenvolvimento. Um dos projetos oferecidos no portfólio da empresa júnior é o planejamento financeiro, que visa estimar de forma mais aproximada possível uma posição econômico-financeira através de projeções. Para mais informações sobre o serviço entre em contato com um de nossos consultores.
Conclusão
Por fim, a situação das empresas em meio a crise não está fácil. A desaceleração da economia causada pelo coronavírus fez com que grande parte das companhias fossem obrigadas a fechar as portas para conter o caos. Diante disso, as soluções oferecidas pelo governo até o momento envolvem ajuda para pagar salários através da medida provisória no. 936 e do crédito emergencial. O momento mostra o quão importante é que os empreendedores façam um planejamento financeiro e mantenham uma reserva de capital.
Caso queira saber como ter uma melhor análise dos seus dados para que sua folha de pagamento não seja um problema, Entre em Contato.