Com o advento da tecnologia, as redes sociais dominam cada vez mais o dia a dia do ser humano, com isso se tornaram um espaço indispensável para quem deseja atrair clientes e aumentar suas vendas. Nesse texto iremos mostrar 9 maneiras de atração de clientes através das redes sociais.
O relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite é um ótimo documento para entender melhor como estão a interação da população mundial com a internet, e principalmente com as redes sociais. A pesquisa apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais.
O Brasil também é, segundo o Comscore, o país que mais utiliza as redes na América Latina, sendo Youtube, Facebook e Instagram o top 3 mais acessados pelos brasileiros, que, sendo o segundo no ranking mundial de mais tempo de uso nas redes, o país elenca em média mais de 3h39m horas por dia gastas nas redes sociais, ficando atrás somente dos filipinos.
Segundo o Internet Lives Stats atualmente já são mais de 4 milhões de usuários presentes na internet, tornando-se assim um dos melhores lugares para construir estratégias de captação de clientes pelas redes sociais. A primeira coisa a se fazer antes de pensar em estratégias é saber o seu público alvo.
1- Saiba distinguir o público e o objetivo de cada rede
A cada dia que passa o número de novas redes sociais só aumenta, por esse motivo é super importante saber distinguir o público alvo de cada uma bem como seu objetivo, os tipos de publicação, o que faz sucesso em cada, e assim por diante, para que depois da decisão de quais participar você possa traçar estratégias mais assertivas para cada uma.
Um exemplo é por exemplo o Pinterest. Ele é uma rede de compartilhamento de fotos e assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas. Mais do que no Instagram, uma boa imagem é algo indispensável no Pinterest. Ele reúne a maioria do público feminino, lá você pode montar catálogos de produtos, adicione preços, compartilhar imagens e criar boards da sua marca.
2-defina as que deseja participar
Depois de analisar todas as redes sociais mais atrativas e seus determinados públicos e objetivos, chegou o momento de, com base nas suas pesquisas anteriores, definir quais serão as redes que mais combina com o seu objetivo e sua persona. Sendo assim, se você deseja vender produtos, o instagram, facebook e pinterest sejam algumas das melhores plataformas para investir tempo e dinheiro.
Algumas perguntas podem te ajudar a decidir as melhores escolhas, como:
Em quais plataformas tem a melhor concentração da faixa etária que eu almejo?
Em quais o meu público alvo mais frequenta?
Quais redes tem os melhores recursos para divulgar os meus conteúdos/soluções/negócio e ser um canal de comunicação com meus potenciais e atuais clientes?
3- defina estratégias para cada rede social
Como cada rede social tem um público e um objetivo diferente não teria sentido fazer o mesmo conteúdo e estratégias para todas certo? por isso devemos elaborar uma estratégia diferente para cada uma, levando em consideração suas particularidades.
Por exemplo, você decide começar uma loja de roupa, e escolhendo as redes sociais baseadas nas características você optou pelo Instagram e Pinterest.
No instagram você mostra a sua marca, gera reconhecimento, pode postar fotos dos modelitos em um espaço bonito e em um manequim ou modelo e colocar descrição com preços, manter relacionamento com o cliente, colocar destaques de feedbacks e fotos.
No Pinterest, uma rede já mais voltada para inspiração, você pode postar conjuntos de looks com link para o insta da sua loja, gerando ainda mais visualização, além de poder montar boards com cada estilo de peça e estação por exemplo.
4- Interaja e mantenha um bom relacionamento
Todas as redes sociais tem um ponto de interação com outras pessoas, e é isso que as torna muito acessadas. Manter uma interação com seus usuários e clientes é fundamental para construir um engajamento e fidelidade dos seus seguidores. Um exemplo disso são grandes empresas como a Netflix, que recebeu ainda mais credibilidade pela interação nas redes. Sempre responda dúvidas, sugestões, críticas, opiniões, comentários e dm’s. Mostre que você se importa com o que seus seguidores pensam sobre a sua marca/negócio/solução
5- invista em imagens e vídeos
Para uma estratégia de marketing de qualidade sempre é bom apostar em imagens de qualidade. Redes sociais como o Instagram e o Pinterest são as mais focadas nesse tipo de conteúdo, mas ainda nas outras é extremamente necessário fazer algo criativo e chamativo para atrair mais interação.
Os vídeos também são uma ótima opção, já que além de poderem ser criativos e chamativos, também podem trazer mais conteúdo do que as imagens e atingem mais pessoas.
6- apresente conteúdo de qualidade com calendário de postagem
Como abordamos anteriormente, cada rede social é única, e isso deve ser levado em consideração na hora de produzir conteúdo para cada uma delas.
Nas redes sociais a constância é uma das coisas que mais conta para aumentar a visibilidade da sua marca e fazer com que os algoritmos sempre mostrem os seus conteúdos novos a todos os seguidores. Por isso, e como uma estratégia, faça um calendário de postagem. Nele você poderá definir a periodicidade de cada uma das redes e o que postar em cada dia da semana. A frequência de cada rede social varia, e também vai depender muito do seu público alvo, por isso faça testes para perceber o momento de maior engajamento de interação.
7- estabeleça métricas de acompanhamento
Não adianta você dispor tempo e dinheiro nas suas redes sociais se depois disso tudo não monitorar as métricas e ações que foram realizadas.
Métricas são um conjunto de dados convertidos que podem te ajudar a ter uma visão ampla do desenvolvimento das suas estratégias de marketing, por exemplo, se juntarmos o alcance e as interações vamos ver o engajamento dos usuários.
Atualmente várias redes sociais possuem seu analytics, o que facilita o acompanhamento dos dados. Exemplos de métricas que são importantes para analisar:
- Alcance: ele é definido pelo tanto de pessoas que foram atingidas pela sua publicação.
- Engajamento: não adianta ter uma alcance satisfatório se as interações com sua página são poucas, por isso é importante estar sempre atento à compartilhamentos, curtidas, comentários e citações.
- Conversão: elas servem para qualquer ação que sua empresa deseja, como formulários, ligações, e etc. Você pode acompanhar tais dados de forma mais assertiva no Google Analytics
- Crescimento de cada rede: é sempre bom estar atento ao crescimento de cada rede social e quais estratégias estão dando certo, para que assim você possa potencializar as que estão indo bem e alterar as que estão indo abaixo do esperado.
8- invista em anúncios pagos
Essa alternativa é para quem quer alavancar ainda mais a sua visibilidade nas redes sociais.
A maioria das redes sociais já tem uma parte da plataforma dedicada a anúncios pagos, como o instagram, facebook e twitter. Os anúncios pagos são mais uma forma de impulsionar suas publicações, te dando a opção de segmentar sua persona e público-alvo, bem como região, renda, assuntos de interesse, localização , e assim você destina uma determinada quantia para alavancar a publicação e fazer com que ela atinja mais pessoas, podendo aumentar o número de vendas e de leads. Mesmo que para isso se tenha um custo, o retorno é bem satisfatório dependendo das suas estratégias em cima da publicação a ser impulsionada.
9- faça promoções e sorteios
Uma das ações que pode chamar mais a atenção das pessoas para o seu produto/serviço/marca é com certeza a criação de promoções e sorteios. Ter uma taxa de desconto em algo com uma imagem bem chamativa, uma estratégia de marketing assertiva que crie um engajamento do público são uma das armas mais poderosas para alcançar o aumento dos lucros.
Um exemplo é segmentar o público através do tipo de publicação, fazer uma hashtag única da promoção ou sorteio, ou daquelas “retweet para ganhar”, “marque 3 amigos”, e as famosas enquetes.
Em ocasiões assim é sempre necessário a criação de termos e condições legais, para que tudo ocorra de forma correta.
Conclusão
As redes sociai se tornaram grandes plataformas para impulsionar negócios, porém, não adianta apenas criar perfis nelas se não separar conteúdos específicos para cada público, bem como tipo de postagem, estratégias de marketing e tudo que te auxilie a ter controle sobre cada rede. Ter estratégias e acompanhar as métricas de crescimento de cada rede social que você está inserido pode ter um impacto bastante positivo para a sua empresa, podendo aumentar o número de clientes, vendas, e leads.
Se você deseja além de tudo isso, impulsionar ainda mais as suas redes com estratégias assertivas pode contratar uma agência que aplique um plano de marketing digital especialmente baseado nos seus objetivos.
A UFABC jr. .é uma consultoria em gestão empresarial que dispõe do serviço de plano de marketing digital, bem como o desenvolvimento de sites, que unidos vão trazer grandes resultados para a sua empresa.
AUTORA: Camila