Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem por objetivo agregar valor e criar conexões por meio de publicações, artigos, materiais e e-books. Sendo assim, essa tem sido amplamente utilizada como parte do processo de geração de clientes. Então, vem comigo que eu te mostro algumas dicas para melhorar esse processo.
1. Funil de Conteúdo
Para que essa estratégia do marketing de conteúdo funcione é necessário desenvolver um funil de conteúdo, dividindo o seu conteúdo em etapas, como demonstrada na imagem:
Dessa forma, as publicações realizadas criam mais conexões e agregam mais valor para seus visitantes. Assim, torna-se mais provável que este visitante passe mais tempo no site e se transforme num possível consumidor.
2. Invista em SEO
Você já ouviu aquela frase: “Quem não é visto não é lembrado!”?
Então, é por um motivo semelhante ao dessa frase que é interessante investir em SEO (Search Engine Optimization). Simplificando, o SEO é o responsável pela visibilidade do seu site nos principais mecanismos de pesquisa.
Um trabalho eficiente nessa otimização melhora a visibilidade da marca, aumenta o número de visitantes e também o seu número de vendas!
→ Para entender mais sobre o SEO do seu site você pode utilizar a ferramenta PageSpeed Insights
3. Conheça seu público e gere conteúdos que agreguem valor
Para produzir o conteúdo perfeito, você deve conhecer o seu público a fundo. Assim, o seu conteúdo irá gerar cada vez mais conexão com os seus visitantes, melhorando o engajamento com os seus artigos.
Uma forma interessante de entender mais sobre o seu público ou o público que você deseja atingir é realizar um estudo de palavras-chave para entender melhor as demandas existentes no seu nicho de mercado.
Existem ferramentas que podem auxiliar nessa pesquisa, como o Google Trends e o AnswerThePublic, que fornecem muitos dados sobre diversos segmentos.
É válido ressaltar que quanto mais conhecimento sobre o seu público, mais assertivas se tornarão as suas estratégias.
4. Metrifique o processo
Os indicadores dentro do marketing de conteúdo são de extrema importância para mensurar os resultados das suas campanhas e estratégias. Verificando os principais indicadores, você pode entender mais sobre o número de visitantes e, até mesmo, o número de conversões dentro do seu site.
Para entender a melhor forma de se conectar com seu público, é recomendado metrificar cada processo do marketing de conteúdo da sua empresa. Já para entender mais sobre o seu público, é recomendado a utilização de ferramentas como o Google Analytics, que possibilita entender a fundo vários aspectos do seu site.
Ainda, existem alguns indicadores que são de extrema importância durante esse processo
- Número de visitantes
- Taxas de conversão por etapa do funil
- Número de leads
- Custo por lead
Conclusão
Contudo, para impulsionar a sua marca utilizando marketing de conteúdo é necessário entender a fundo cada etapa e elaborar estratégias visando impactar o cliente a todo momento.
Espero que tenha gostado e aproveitado o conteúdo. A UFABC Jr. é uma empresa especializada em soluções de marketing digital sendo, há mais de 9 anos, apaixonados por resolver os problemas de nossos clientes. Entre em contato conosco!
Autor: João Marcelo de Andrade Brito – Diretor de Marketing Digital