Sete soluções para a Falta de Dinheiro

As 7 Soluções para a Fala de Dinheiro

Share This Post

A Falta de Dinheiro

Para todos aqueles que buscam conhecer mais e mergulhar no setor financeiro, seja para a vida pessoal ou visando melhores resultados na empresa, já devem ter ouvido falar no livro O homem mais rico da Babilônia, de George S Clason. Ele traz ensinamentos essenciais para um controle inteligente do dinheiro e até mesmo a combater a falta de dinheiro, fazendo com que seja possível ter melhores resultados com os recursos disponíveis. O livro é um clássico e um dos mais indicados para dar os primeiros passos para quem quer começar a economizar e investir dinheiro

Todos nós já ouvimos muitos relatos de planos que não vão para frente por causa da falta de dinheiro, isso quando não é com nós mesmos. Nesse texto trazemos as sete soluções apresentadas no livro para a falta de dinheiro, acompanhe para não se tornar uma vítima da falta dele e ter seus planos concretizados.

1 – Comece a fazer seu dinheiro crescer

A primeira solução para a falta de dinheiro é fazer o dinheiro crescer. Mas como?

Primeiramente, tenha em mente a sua fonte de ganho, que é seu salário mensal. Não retire para uso próprio mais do que nove partes de seu salário, ou seja, 90%. No livro, é enfatizado que é possível viver com menos e quando feito isso, o dinheiro passa a se multiplicar ao longo dos meses

Organizando seus gastos dessa maneira, suas finanças não ficarão mais zeradas e você não será pego desprevenido. Além disso, com o passar de 10 meses, você terá o valor equivalente a um salário seu guardado.

Para isso, é necessário que você pense nos gastos diários e repense naquilo que  satisfaz seus desejos de cada dia. Geralmente, esses gastos se vão rapidamente e não trazem um grande retorno além de uma felicidade momentânea. Guardar uma das dez partes de seu salário não é impossível, só precisa de motivação e uma boa administração.

O livro traz essa ideia resumida no seguinte trecho:

Para cada dez moedas que colocarem em suas bolsas , não retirem para uso próprio mais do que nove. A bolsa começará a ficar estufada, e seu peso cada vez maior será uma fonte de prazer para as suas mão e um fonte de bem-estar para as suas almas.”

2 – Controle seus gastos

Lembre-se que existem pessoas que ganham diferentes quantidades como salário, e, ainda assim, todas elas se encontram desprevenidas financeiramente. Mas por que isso acontece? 

Mesmo as pessoas mais ricas ainda reclamam da falta de dinheiro. Isso ocorre porque as despesas que julgamos serem necessárias variam proporcionalmente aos nossos ganhos. Aumentar o nosso padrão de vida é muito fácil e muitas vezes fazemos isso inconscientemente quando não colocamos um limite para nossos gastos. Por isso, é necessário planejar bem nossos orçamentos mensais e fazer uma planilha de controle para nossos gastos com todo o dinheiro que sai e todo dinheiro que entra.

Para isso, faça um orçamento mensal em que seus gastos não ultrapassem 9 partes do seu salário, igual combinamos na solução 1. Nele, inclua todas as despesas fixas que você tem durante o mês, como contas de luz, água e internet, e seus gastos variáveis que podem incluir os desejos pessoais seus como roupas, delivery nos fins de semana e outras necessidades. 

Lembre-se também que um orçamento é uma forma de te ajudar a juntar o dinheiro e não deve ser tratado de maneira errônea como um inimigo. Com ele, o objetivo é fazer com que você tenha seus desejos e necessidades satisfeitos, mas de maneira inteligente, sempre respeitando os limites estabelecidos.

Aqui vai algumas lições que o Homem mais rico da Babilônia traz:

“Não confundam despesas necessárias com desejos.”

“Todos os homens têm mais desejos do que podem satisfazer.” 

3 – Multiplique seus rendimentos

Agora que temos um décimo do salário guardado, precisamos fazer com que ele comece a trabalhar para nós. Deixá-lo guardado debaixo do colchão não te tornará uma pessoa rica. Esse dinheiro pode se tornar uma base para que você consiga ainda mais dinheiro, como se fosse os primeiros degraus de uma escada.

Para isso, existem diversas formas de investimento no mercado, que dependem do perfil do investidor. De maneira geral, para aqueles com perfil conservador, existem os investimentos de renda fixa, como o tesouro direto e o CDB. E para aqueles com perfil mais arrojado, existem os de renda variável, como as ações e os fundos imobiliários. Para saber qual o seu perfil e qual o tipo de investimento que melhor satisfaz suas necessidades, é necessário um grande estudo e uma grande pesquisa.

Além dos investimentos no mercado, não se esqueça dos investimentos em sua formação. Investir em cursos e capacitações para melhorar seus serviços são essenciais para que você comece a multiplicar seus rendimentos a partir de seus conhecimentos e também para gerir melhor a sua renda de maneira mais direcionada, evitando a falta de dinheiro.

4 – Proteja seu tesouro contra a perda

A quarta solução trazida pelo livro é ter em vista os riscos que o seu dinheiro corre. Assim como é possível ganhá-lo ao investi-lo, também é uma possibilidade perdê-lo. Dessa forma, sempre se questione se vale a pena correr altos riscos quando as chances de retorno são baixas e não se deixe levar por grandes ganhos em pequeno intervalo de tempo, muitas vezes, os riscos para esses investimentos são extremamente grandes. Uma dica é investir de maneira em que a principal parte do dinheiro esteja a salvo, enquanto outra pequena parte esteja sujeita aos riscos maiores mas que ainda assim tenham grandes chances de um bom retorno financeiro.

Para avaliar e se proteger das perdas, são necessários muitos estudos sobre seus retornos. Para isso, esteja aberto a outras opiniões para seus investimentos. Apesar de precisarmos confiar em nossas intuições e nossos estudos, haverão momentos em que elas podem estar erradas. Para isso, é muito importante ter uma visão de pessoas corretas e que entendam mais profundamente sobre o assunto. Consulte um especialista da área.

No livro, essa ideia é retratada da seguinte maneira: 

“Protejam seus tesouros contra a perda, investindo onde o principal esteja a salvo, onde possa ser reivindicado sempre que o desejarem e onde fique claro para vocês que vão realmente conseguir uma bela renda. Consultem homens experimentados. Sigam a opinião daqueles que lidam habitualmente com dinheiro.”

5 –  Faça do lar um investimento lucrativo

Nessa solução, o livro O homem mais rico da Babilônia traz a necessidade de ter um lar próprio para livrar-se dos custos do aluguel. Ele considera esses aluguéis como uma grande despesa e que não traz nenhum tipo de benefício, então aconselha a buscar guardar dinheiro para adquirir uma casa própria. Para muitos, isso pode fazer sentido, afinal, é uma conta a menos para pagar e que consome uma grande parte do salário.  

No entanto, atualmente existem também outras opções para fazer com que pagar aluguel também seja vantajoso, tirando ele do papel de vilão das suas finanças. Muitos investidores decidem aplicar o valor que seria utilizado para adquirir o imóvel em investimentos mais rentáveis e que possuem uma liquidez maior, além de que o retorno muitas vezes pode vir a cobrir o valor do aluguel, a depender do capital investido.

Essa solução é subjetiva e depende do seu perfil. Ambos possuem seus pontos positivos e negativos, então cabe a você avaliar qual a opção que mais trará benefícios a partir de seus estudos.

6 – Assegure uma renda para o futuro

Prepare-se para o futuro. Todos nós envelhecemos e em algum momento de nossas vidas iremos parar de trabalhar e dessa forma, fazendo com que nossas entradas venham a diminuir drasticamente, como se a fonte tivesse cessado. Para isso, é importante assegurarmos uma renda para o futuro, mesmo que os negócios atuais tenham resultados extraordinários, essa é uma preocupação que precisa estar inerente a nós em qualquer momento.

Para isso, existem investimentos no mercado a longo prazo, ou seja, em que sua intenção não é resgatar o dinheiro em um curto período de tempo. Alguns exemplos são as letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA).

Preparar-se para o futuro é garantir que tudo aquilo que você realizou durante sua vida faça sentido. Envelhecer sem se preocupar com questões financeiras por você ter se planejado bem durante sua vida é gratificante. O livro traz essa ideia da seguinte forma:

Cabe a todo homem providenciar uma renda condizente para os dias futuros, quando ele não for mais jovem […] quando já não puder contar com ele para o seu conforto e sustento”

7 – Aumente sua capacidade de ganhar

Para aumentar sua capacidade de ganhar cada vez mais dinheiro, ou seja, suprimir a falta de dinheiro, é preciso ter desejos fortes e bem definidos. Desejos complexos fazem com que você se perca durante sua trajetória, podendo esquecer deles quando se sentir desmotivado. Para manter essa motivação constante, é importante traçar metas atingíveis a partir de um bom planejamento financeiro com datas e prioridades anotadas.

Outro ponto é que se sua motivação é ganhar mais e acumular mais dinheiro, aperfeiçoe-se em seu trabalho, capacite-se, busque o conhecimento e tenha autonomia sobre sua própria vida e objetivos, dessa forma, você será capaz de agregar mais valor ao seu serviço e então, poderá cobrar mais por ele. 

O mundo está em constante evolução e sempre há a capacidade de melhorar as diversas habilidades para adequar-se a ele, por isso, sempre corra atrás daquilo que realmente te motiva para não ficar defasado no mercado.

Algumas frases marcantes do livro sobre esse trecho:

“Quanto mais conhecimentos adquirimos, mais podemos ganhar. O homem que busca aprender sempre mais sobre sua profissão será ricamente recompensado.’

“Se ponha na linha de frente do progresso e não fique parado, sendo passado para trás.

Conclusão

Por fim, com essas sete soluções, vimos que o problema que muitos possuem da “falta de dinheiro” na verdade se resolve com uma boa organização e com a definição de metas para os gastos mensais. Tudo isso inclui saber organizar e saber investir da maneira correta, além de nunca ficar parado sendo deixado para trás em seu setor.

Esperamos que, dessa forma, seus negócios sejam impulsionados com uma boa gestão financeira. Caso precise de ajuda para organizar melhor financeiramente a sua empresa e combater a falta de dinheiro, Entre em contato com a UFABC Jr para podermos te ajudar.


AUTOR: Gabriela Mai Oti Aoyagui

Gabrielaa Mai Oti Aoyagui - Falta de Dinheiro

Visite nossas redes sociais:
Facebook | InstagramLinkedin

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Pesquisa de mercado

Público-alvo: importância e como definir

Quer iniciar ou expandir o seu negócio mas ainda não sabe especificamente qual é o seu público-alvo? Entenda como você pode definir, de uma vez

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat