Copywriting: alcance seus objetivos pelo poder da escrita

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Nos últimos anos, o termo Copywriting tem ganhado cada vez mais relevância dentro das empresas, e o seu entendimento é de extrema importância para o profissional que atua na área Marketing Digital. Grandes corporações como Apple, Netflix e Nike, têm contratado redatores para fortalecerem o seu Copywriting.

Mas então, o que é Copywriting?

Copywriting é uma técnica de escrita que visa levar o público-alvo a realizar algum tipo de ação, como por exemplo, comprar certo produto. Desse modo, Copywriting se trata de um tipo de escrita persuasiva, que utiliza de vários gatilhos mentais para influenciar o seu leitor.

Diferentemente do que pode-se pensar, o Copywriter – profissional que elabora esses textos – atua na área de Inbound Marketing, e não na área de publicidade, e é essencial para atingir os objetivos das empresas. Com ele, as corporações conseguem influenciar seus possíveis clientes a fecharem a compra, além de baixar arquivos desejados, inscrever-se em newsletters, e realizar diversas outras ações.

De onde surgiu essa técnica? Onde ela pode ser usada?

Apesar de estar muito em voga nos dias atuais, a técnica surgiu no século 19, por volta de 1870, com o publicitário John Emory Powers, que se tornou o primeiro copywriter da história. Tudo começou com alguns textos que eram escritos em linguagem coloquial para serem usados por anunciantes.

O Copywriting pode ser usado em qualquer conteúdo de vendas ou marketing, como posts para blogs, redes sociais, anúncios, roteiros, peças publicitárias, artigos e até mesmo e-mails. Confira abaixo as 6 técnicas essenciais do Copywriting.

6 técnicas para você aplicar o Copywriting e vender mais

Falar apenas a verdade

Essa foi uma das primeiras técnicas de Copywriting. Com ela aprendemos a seguinte lição: Copywriting não se trata de enganar o cliente para aumentar as vendas. 

Muito pelo contrário, o copywriter usa a verdade e os argumentos para convencer o seu interlocutor.

Ter cuidado com o uso das palavras

Para conseguir convencer alguém de sua ideia, você precisa selecionar meticulosamente as melhores palavras possíveis e se comunicar de uma forma que a outra pessoa compreenda. Uma boa dica é utilizar a mesma linguagem que seu público-alvo utiliza.

Ser claro e objetivo

Escrever de forma clara e objetiva também é algo essencial. Você deve sempre se certificar de que o receptor irá compreender a sua mensagem. Dessa forma, podemos evitar mal entendidos e criar uma via de mão dupla positiva no diálogo. 

Ter domínio do assunto

É importante ter conhecimento do assunto que está tratando, porque dessa forma você conseguirá destrinchar todos os detalhes e tirar eventuais dúvidas. Além disso, ter domínio do assunto possibilita que você argumente com mais confiança, o que é muito importante para o Copywriting. 

Usar números e fontes de credibilidade

Quando se usa dados para complementar a argumentação, a mensagem fica com ainda mais credibilidade. Isso é muito importante para fazer com que o leitor entenda que você sabe o que está dizendo.

Sempre traga embasamento para as coisas que você pretende dizer. 

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são mecanismos que fazem com que o leitor realize ações de forma automática. Eles são muito utilizados pelos copywriters, e garantem maior sucesso nas mensagens. 

Alguns tipos de gatilhos mentais são os gatilhos da reciprocidade, autoridade, urgência, escassez, exclusividade, razão e segurança.

Todos esses gatilhos criam um senso de necessidade de realizar uma ação, como por exemplo, fechar um negócio. E é justamente isso que estamos procurando.

 

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Autor: Gabriel de Moraes

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