O QUE É E COMO FAZER UMA ANÁLISE PEST

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A Análise PEST é fundamental no ambiente empresarial, pois oportunidades podem vir de todos os lados. Por exemplo, novas tecnologias podem estar despontando nesse exato momento e o uso delas pode ajudar sua empresa a atingir novos clientes.

Podem surgir novas formas de investimento que darão uma ajuda no seu fluxo de caixa e que o permitirão investir em melhores equipamentos.

Como no mundo corporativo tomadas de decisão são feitas baseadas em dados e em informações, quanto mais você estudar as ameaças externas que podem afetar a competitividade do seu negócio, mais preparado você estará para apoiar gestores a tomarem decisões mais acertadas.

Contudo, assim como indicadores são utilizados para análise de viabilidade de investimentos, existem ferramentas gerenciais usadas para avaliar fatores externos. Uma delas é a Análise PEST.

O que é análise PEST?

A princípio, PEST é acrônimo para Política (P), Economia (E), Social (S) e Tecnologia (T). Sendo assim, a Análise PEST é utilizada para analisar mudanças políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas no ambiente de negócios. Ela ajuda a trazer uma visão mais macro das ameaças e oportunidades externas a que empresas estão expostas.

Para que serve a Análise PEST?

Primordialmente, a Análise PEST é amplamente utilizada tanto para auxiliar o planejamento estratégico quanto no processo de estruturação de um novo negócio.

Trabalhando com cada um de seus pontos-chave (Política, Economia, Social e Tecnologia), dá-se um direcionamento na avaliação de estratégias e dos melhores caminhos a serem seguidos. Além disso:

  • Ajuda a detectar oportunidades;
  • Detecta ameaças significativas que poderão interferir no rumo planejado;
  • E também a desenvolver uma visão mais objetiva do ambiente em que a organização está inserida.

O seu objetivo é apoiar nas tomadas de decisão, proporcionando aos decisores uma compreensão muito mais abrangente das mudanças que estão ocorrendo dentro do seu mercado de atuação. Sabendo-se antecipadamente quando uma mudança ocorrerá fará com que a empresa consiga reagir antecipadamente, tomando decisões muito mais acertadas.

Vale e ressaltar que a Análise PEST trabalha com os fatores externos e é necessário munir-se de análises sobre fatores ambientais externos e internos a empresa para definir cada um dos pontos.

Como realizar uma Análise PEST

O primeiro passo é fazer um brainstorming de cada um dos fatores. Para melhor visualizar, veja um modelo de Matriz PEST:

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Após a realização do brainstorming de cada um dos fatores é essencial analisar cada um deles:

Fatores Políticos

Referem-se ao grau de intervenção do governo na economia. Aqui inclui-se questões referentes aos regulamentos específicos do setor impostos pelo governo.

Algumas perguntas que podem ser trabalhadas nos fatores políticos são:

  • Quando será a próxima eleição municipal, estadual ou nacional? Como isso pode afetar o governo ou a política regional?
  • Qual é a situação política do país e como isso pode afetar o setor?
  • Quem são os candidatos mais prováveis ​​para o poder? Quais são os pontos de vista sobre a política comercial e sobre outras políticas que afetam sua organização?
  • Como o governo aborda a política corporativa, responsabilidade social corporativa, questões ambientais e legislação de proteção ao cliente? Qual o impacto disso, e é provável que mude?
  • Existem outros fatores políticos que provavelmente mudarão? Como afetarão o negócio?

Fatores Econômicos

Incluem taxa de inflação, taxa de câmbio, taxa de juros, taxa de emprego/desemprego e outros indicadores de crescimento econômico.

Os fatores econômicos enfrentados por uma organização têm um impacto significativo na forma como uma empresa transportará suas operações no futuro.
Aqui, um exemplo de Análise PEST pode incluir as perguntas abaixo:

  • Como está a economia atual: crescendo, estagnado ou declinando?
  • As taxas de câmbio estão estáveis ou tendem a variar significativamente?
  • O nível de renda dos clientes está subindo ou diminuindo? Como isso provavelmente mudará nos próximos anos?
  • Qual é a taxa de desemprego? Será fácil construir uma força de trabalho qualificada? Ou será caro contratar mão de obra qualificada? Nesse caso, como fica o planejamento do orçamento de RH?
  • Os consumidores e as empresas têm acesso fácil ao crédito? Caso contrário, como isso afetará a organização?
  • Como a globalização afeta o ambiente econômico?
  • Existem outros fatores econômicos que devem ser considerados?

Fatores Sociais

Incluem diferentes aspectos culturais e demográficos da sociedade que formam o macroambiente da organização, como: distribuição etária, população e sua taxa de crescimento, consciência de saúde, consciência de segurança, etc.

Desse modo é interessante estudar esses fatores, uma vez que ajudarão as empresas a entenderem a dinâmica dos mercados potenciais existentes e emergentes, bem como futuras necessidades dos clientes.
Algumas das perguntas a serem analisadas são:

  • Qual é a taxa de crescimento da população e qual é perfil de idade? Como isso impactará o negócio?
  • As mudanças geracionais na atitude afetarão os serviços/produtos que sua empresa oferece?
  • As tendências do mercado de trabalho e atitudes em relação ao trabalho são diferentes para diferentes faixas etárias? Como isso afeta o negócio?
  • Que atitudes e tabus sociais podem afetar seu negócio? Houve mudanças socioculturais recentes que podem afetar isso?
  • Como as crenças religiosas e as escolhas de estilo de vida afetam a população?
  • Existem outros fatores socioculturais que possam impulsionar a mudança para a empresa?

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Fatores Tecnológicos

A tecnologia evolui a um ritmo acelerado, o que faz com que empresas precisem estar atualizadas a essas mudanças. Neste item são incluídos fatores como mudanças tecnológicas, taxa de obsolescência, automação e, claro, inovação.

Assim, podemos levar os fatores tecnológicos em consideração, pois uma organização que não se atualiza corre o sério risco de ficar para trás.
Para analisar este item, algumas das perguntas incluem:

  • Existem novas tecnologias que sua empresa poderia utilizar? Algum software para automatizar gestão orçamentária, de processos, projetos etc.?
  • Existem novas tecnologias que podem afetar radicalmente seu trabalho ou sua indústria?
  • Seus concorrentes têm acesso às novas tecnologias que podem redefinir seus produtos?
  • Existem outros fatores tecnológicos que sua empresa deve considerar?

Importante destacar que as perguntas acima são apenas modelos para facilitar o entendimento de raciocínio, mas as mesmas podem ser adaptadas de negócio para negócio

Após toda a coleta de dados, a informação deve ser avaliada. Pois, uma empresa está sujeita a diversos fatores externos, mas não são todos que afetam um determinado projeto ou a organização como um todo.

Exatamente por isso que após reunir as informações é preciso identificar os fatores PEST que representam oportunidades ou ameaças. Assim, temos os dois passos seguintes.

Faça um brainstorming das oportunidades

Portanto, a Análise PEST tem o objetivo de avaliar o ambiente externo e dele extrair ameaças e oportunidades. Após avaliar o cenário no qual seu negócio está inserido (ou para onde pretende ir, no caso de expansão), é hora de analisar cada uma das mudanças e fazer um brainstorming sobre as oportunidades que podem surgir.

Por exemplo: uma nova tecnologia pode ajudar a tornar seu processo mais produtivo, ou uma mudança no padrão de consumo pode indicar a necessidade de criação de novas ofertas de produto.
Nesta etapa, liste todas as oportunidades e as inclua na Matriz PEST.

Faça um brainstorming das ameaças

É fundamental analisar as ameaças que possam interferir no andamento do negócio. Isso será fundamental para que a empresa consiga agir para evitar problemas ou, pelo menos, minimizar o impacto.

Por fim, liste todas as ameaças e as inclua na Matriz PEST. Sendo assim, ao final a sua Matriz Peste deve conter apenas os itens que representam oportunidades ou ameaças para sua empresa.

AUTOR: LUCAS NUNES – Assessor de Projetos

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