Toda organização tem dúvidas que geram alguma incerteza em relação às estratégias voltadas ao mercado que ela atua, ou que pretende atuar. A pesquisa de mercado fornece informações com o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas. Entretanto, tais informações serão mal aproveitadas caso seja feita uma análise incorreta, ou pouco proveitosa. Em nosso blog, possuímos um texto dedicado à explicação da pesquisa de mercado.


A Empresa

É uma empresa de financiamento imobiliário. Está presente em 60 cidades e atende mais de 900 parceiros espalhados pelo país. Durante seus 10 anos de história, a empresa já realizou aproximadamente 14 bilhões em financiamento imobiliário. Para alavancar ainda mais seus resultados, a empresa necessitava identificar regiões potenciais para posicionamento de campanhas e de seus consultores.

Com base nisso, a UFABC jr. realizou um projeto de Análise de Mercado. O objetivo do projeto foi fazer um amplo estudo de mercado, para identificar quais regiões apresentavam novas oportunidades de negócio baseado no perfil de consumidor da empresa. A análise visava trazer uma segmentação com base na renda média da população de cada local.


O Projeto

O projeto foi dividido em 3 principais etapas: análise nacional, estadual e microrregional. Para a execução foi utilizada a PeopleScope, uma ferramenta do IBOPE que reúne informações sociodemográficas e a compreensão de hábitos e atitudes do consumidor em todo o país. 

Na primeira etapa, foram identificados os 3 principais estados brasileiros que, com base nos critérios fornecidos pela empresa, atendiam a sua expectativa de faturamento. 

Na segunda etapa, foi feita uma segmentação dentro dos estados selecionados, para que assim fosse possível identificar e refinar os estudos em cada um deles. Com base nos primeiros resultados das análises, foi feito um aprofundamento nas regiões que, novamente, mais atendam aos requisitos da empresa. 

E, na última etapa, a partir dos resultados prévios, realizou-se análises dentro da melhor região de cada estado selecionado, trazendo os 5 melhores bairros de cada um para que pudessem ser utilizado no posicionamento dos consultores e das campanhas de divulgação da marca.


O Resultado 

O projeto foi realizado nos meses de Dezembro/2019 e Janeiro/2020 e o retorno do investimento foi imediato.

Hoje a empresa está crescendo 38% mesmo com a pandemia.

Antes mesmo da conclusão a empresa já aplicou os estudos para direcionarem campanhas de marketing e mudarem as áreas de atuação. Antes da pesquisa eles geravam 600 oportunidades no funil, agora eles geram de 800 a 1000. A conversão saltou de 1% para 6%. De 8 campanhas deles no Google Ads 6 são com as nossas segmentações. Em 2019 faturaram 1.6 bilhões e esse ano já chegaram em 1 bilhão, projetando crescimento de 50% no ano.

Tivemos NPS 10 na execução, o que garante a satisfação do cliente com o que foi entregue.

Nas palavras do cliente: “A UFABC jr. colaborou com o projeto de segmentação de público. O projeto foi entregue superando as expectativas. Todos os envolvidos demonstraram 100% de empenho e dedicação. Já conseguimos implementar o projeto e tivemos um aumento em nossa conversão em vendas”.

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