Muito se diz atualmente sobre a tal pesquisa de satisfação e como é importante fazê-la. Entretanto antes de se fazer, deve-se saber do que de fato se trata e melhores jeitos/metodologias a serem utilizadas. Ao longo deste texto, irei te
dizer:
A pesquisa de satisfação é utilizada para determinar como está o atendimento ao cliente oferecido pela empresa. Se tornando portanto a principal ferramenta para conhecer os clientes e também para identificarmos as falhas e oportunidades de melhoria em nos produtos ou serviços oferecidos.
Fazer uma pesquisa de satisfação fará com que a empresa não seja a última a saber dos pontos fracos do seu negócio. Visto que ao fazer a pesquisa, a empresa saberá todas as falhas apontadas pelo seu próprio público-alvo. Fazer a pesquisa de satisfação se torna tão importante por ser o melhor caminho para multiplicar os lucros atuais da empresa.
Dentre as muitas opções de metodologias para realizar uma pesquisa de satisfação de atendimento, o NPS (Net Promoter Score) é uma das mais eficientes da atualidade. Tem como objetivo medir a satisfação do cliente, já que mensura o Grau de Lealdade dos Consumidores de qualquer tipo de empresa. Sua ampla utilização se deve a simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia. A pesquisa é feita com os próprios clientes da empresa e as respostas trarão uma posição dos clientes frente a marca.
Dependendo dos resultados, a empresa recebe diferentes classificações:
Estar nessa colocação significa que a empresa gerou uma experiência muito positiva para seus clientes. Revela que houve uma alta valoração do cliente durante o processo de compra e de utilização do serviço ou produto.
Uma empresa classificada como de qualidade necessita apenas de pequenos ajustes para que venha a melhorar a experiência do seus consumidores.
Essa classificação se torna de alerta para as empresas. É um momento de rever e ajustar alguns processos e entender por que o cliente não está tão satisfeito. O mecanismo de feedback é uma forma muito inteligente que faz a empresa entender quais pontos precisam ser melhorados.
Essa zona é em um momento muito crítico, pois essa classificação retrata que existem muitos clientes falando mal da empresa e da má experiência que ela gerou. O NPS consegue retornar exatamente a empresa em qual dessas classificações ela está, já que o cliente avalia tudo, desde antes de tomar a decisão da compra do produto até mesmo quando o produto chega no destino e assim é avaliado sensorialmente. Sabendo sua classificação, a empresa já saberá no quanto deve melhorar para possivelmente chegar no nível de Excelência.
Mas como saber em qual classificação minha empresa se enquadra?
– Boa pergunta, para isso é preciso saber como calcular o NPS, veja a seguir.
Há uma fórmula para calcular o valor valor do NPS:
NPS = % de Clientes Promotores – % de Clientes Detratores
Sendo que os Clientes Promotores, notas de 9 à 10, são aqueles que tiveram uma experiência excelente que melhorou suas vidas. São leais e comprometidos com a empresa.
Os Clientes Neutros, notas entre 7 e 8, são aqueles que se entusiasmaram na compra, mas não são fieis a empresa. Pretendem voltar apenas se houver
Já os Clientes Detratores são os clientes que tiveram uma péssima experiência, o que provavelmente fará com que eles não voltem a fazer negócio.
A partir das notas do Net Promoter Score é possível classificar as empresa em 4 Zonas de Classificação. O NPS pode variar de -100 até 100 e dependendo desse valor recebe diferentes classificações. Observe na tabela abaixo:
ZONA | NPS |
Zona de Excelência | entre 76 e 100 |
Zona de Qualidade | entre 51 e 75 |
Zona de Aperfeiçoamento | entre 1 e 50 |
Zona Crítica | entre -100 e 0 |
Agora chegou o momento mais esperado, saber como de fato fazer a pesquisa. A
seguir é possível ver diversas alternativas:
Público ideal: lojas, restaurantes ou mesmo faz vendas com visitas técnicas que não querer desembolsar muito dinheiro.
Como fazer? Deve-se preparar um pequeno formulário com perguntas sobre o atendimento, qualidade e outros itens que você pode achar relevantes.
Evite: questionários muito extensos.
Dicas: Foque naqueles pontos críticos que você acha que merecem ser melhor estudados. Use umas 5 perguntas com escalas de notas de 0 a 5 e termine com uma pergunta aberta.
Vantagens: Sai bem mais barato ao cliente essa utilização de pesquisa.
Desvantagens: Quando se trata de uma empresa muito grande, esse método se torna inviável.
Público ideal: Ideal para quem vende pela internet produtos ou serviços, mas não se restringe a este tipo de atividade.
Como fazer: Em muitos casos, após a compra ou utilização de serviço, automaticamente é encaminhado ao cliente um formulário. Além dos próprios formulários de pesquisas do Google, outras empresas oferecem versões gratuitas ou por tempo limitado desse tipo de questionário online, como a Survio e a Online Pesquisa.
Evite: Contratação de plataformas que apresentem softwares de difícil visualização, visto que atrapalha seu desenvolvimento com os dados obtidos.
Dicas: Pesquisas de satisfação do cliente feitas online são ágeis e podem ser gratuitas!
Vantagens: Ferramentas ágeis e interativas, Design agradável e intuitivo,Ferramentas de apoio para análise estatística, Modelos de questionários prontos. Muito mais rápido.
Público ideal: lojas, shopping centers e até restaurante e hotéis.
Como fazer: Uma pessoa treinada compra o serviço e se faz passar por um cliente normal, sem que os empregados saibam. Ele responde a um questionário para alertar a empresa sobre o que está sendo feito corretamente e o que não está dentro dos padrões.
Evite: Se sua empresa é de pequeno porte e não pretende gastar muito com esse serviço, evite contratar consultorias especializada.
Dicas: Pesquisas de satisfação do cliente pela metodologia do cliente oculto (ou fantasma) são muito usadas atualmente.
Vantagens: Metodologia correta e científica, questionários adequados e certeiros, tratamento estatístico dos dados, apresentação de relatórios detalhados, sugestão de ações com base nos resultados da pesquisa e experiência em pesquisas de cliente oculto.
Desvantagens: Normalmente esse tipo de serviço tem um preço muito elevado.
Exemplo: Restaurante
Assinale caso:
1- não tenha gostado
2- precise melhorar, bom, ótimo ou excelente.
3- tenha achado bom
4- tenha achado ótimo
5- tenha achado excelente
● O que achou do sabor da comida?
● Sua comida foi servida em uma temperatura adequada?
● Quanto ao tempo para a entrega de seus pratos, o que lhe pareceu?
● O atendimento do garçom foi cordial e atencioso?
● A temperatura ambiente estava agradável?
● Use os espaços abaixo para fazer sugestões, críticas ou elogios.
Veja a imagem de apoio a seguir:
Já fez sua pesquisa de satisfação com o cliente e seu resultado foi abaixo do esperado? A Ufabc jr tem um conteúdo dedicado a como fidelizar o cliente. Veja agora: “Como fidelizar e atrair cliente”
AUTORA: THAÍS GOMES – Assessora de projetos
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