Como definir metas: conheça 3 metodologias!

definir metas

Final do ano chegando e é o momento ideal onde as empresas analisam tanto os seus erros, acertos, como é o momento dos gestores olharem para suas respectivas metas para 2022.

O que é meta, afinal?

Meta normalmente é onde a empresa quer chegar, aquilo que norteia qual vai ser o esforço e dedicação para se chegar no objetivo final. Metas devem ser engajadoras, desafiadoras e realistas ao mesmo tempo, respondendo a pergunta: “Como medimos se realmente chegamos ao objetivo?

Como definir metas?

Para definir suas metas para o ano de 2022, você pode se usar de diversas metodologias. Por isso, separamos 3 métodos para que você consiga traçar metas que realmente façam sentido para a realidade do seu negócio:

  1. Smart: A metodologia Smart é uma das mais famosas entre as empresas, a sigla do inglês resumem características que uma meta deve contemplar; ela deve ser Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (Relevante) e time-based (com prazo). É utilizada principalmente para metas de longo prazo.
  2. Objective Key Result (OKR): O método de OKR foi uma metodologia criada pela Intel, na qual a estratégia é alcançar os objetivos, medidos por resultados chaves, para traçar OKRs é necessário que as metas contenham números para que sejam o mais mensurável possível.
  3. Growth Hacking: Essa metodologia é utilizada principalmente por startups, onde você traz uma justificativa para cada hipótese usando o modelo: Se (Variável), Então (Resultado), Porque (Análise Racional).

Dicas para definir metas

  • Defina metas mensuráveis;
  • Tenha disciplina para acompanhá-las; 
  • Torne elas transparentes para todos os colaboradores da empresa;
  • Destrinche metas longas em objetivos de curto prazo.

E aí? Você já conhecia ou utilizava alguns desses métodos? Conhece outros diferentes? Conta pra gente aqui nos comentários. 

Quer saber mais como alcançar as metas da sua empresa? Marque um diagnóstico gratuitamente com a UFABC Jr.

 

Autor: Karen Pugliessa – Diretora de Marketing Digital

Visite nossas redes sociais:
Facebook | InstagramLinkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *