Se você atua ou está preste a atuar em um mercado competitivo, esse artigo é para você. Temos dicas incríveis para você se dar bem, vender mais e ganhar espaço em mercados competitivos, se tornando um empreendedor de sucesso.

O ano de 2018 bateu o recorde de empresas criadas, no total foram mais de 2,5 milhões segundo dados do Serasa. Isso mostra um mercado aquecido, consequentemente mais concorrido e desafiador. Situação que abre espaço para suposições que todo empreendedor já ouviu falar.

“O mercado está saturado.”, “Em cada esquina tem um concorrente.”, “É preciso achar um mercado sem concorrentes”. Crenças que faz com que muitos empreendedores deixem de seguir os seus sonhos.

Entretanto, antes de deixar seu sonho para trás é preciso se concentrar e desenvolver habilidades que sejam capazes de te levar ao sucesso, fazendo com que suas vendas aumentem e que ganhe espaço em mercados altamente competitivos.

 Confira os 3 dicas para ganhar espaço e vender mais em mercados competitivos e se tornar um empreendedor de sucesso. 

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3 dicas para vender mais e ganhar espaço em mercados competitivos UFABC jr empresa junior de consultoria

 

3 dicas para vender mais e ganhar espaço em mercados competitivos

Encontrar um mercado sem concorrentes pode até ser uma resposta para seus problemas, entretanto não é uma das soluções mais viáveis e saudáveis para o seu empreendimento.

Por isso, ao invés de gastar energias tentando encontrar um mercado sem concorrentes, você pode tentar direcionar seus esforços para diferenciar seu modelo de negócios da concorrência, encontrando brechas e oportunidades no mercado a serem exploradas. 

Nova estratégia essa que vai fazer com que você consiga ganhar espaço no mercado e consequentemente vender mais. Se é isso que você procura, continue lendo, temos dicas indispensáveis para você atingir seus objetivos.

1 identifique brechas e oportunidades no mercado em que atua.

A onda do momento gira em torno da “Inovação”. Muitos acreditam que para ganhar espaço em mercados competitivos é necessário criar um modelo de negócios inovador, jamais visto antes.

E esse é exatamente o erro que que muitos empreendedores de primeira viagem cometem ao pensar no seu empreendimento. Uma empresa não tem a necessidade de ser revolucionária, além de correr riscos de lançar tendências que podem não ser aceitas pelo mercado é necessário grandes investimentos em capital, coisa que nem todos possuem.

Ao invés de focar em criar um ideia inovadora, você pode dar uma olhada no mercado em que está inserido e buscar entender como ele funciona, como seus concorrentes se posicionam, quem eles atendem e quem eles deixam de atender, quais são as brechas do mercado. Veja como a Pesquisa de Mercado irá te ajudar.

Em seguida, entenda a melhor maneira para atender essas demandas e oportunidades do mercado.

Um exemplo de sucesso para você entender na prática como funciona, é a da Pipoca do Valdir.

O seu Valdir, entendeu que para ter sucesso no mercado de pipoca era precisa se diferenciar da concorrência então começou a oferecer produtos diferenciados como pipoca com bacon, substituiu óleo de soja pelo de girassol e de canola, que reduzem os malefícios à saúde para quem sofre de colesterol alto. Além disso, faz um atendimento personalizado e entrega um Kit Higiênico para que seus fregueses possam se higienizar.

Ou seja, ele identificou uma brecha, que nenhum dos concorrentes atendiam, no mercado e investiu. O sucesso veio e hoje o seu Valdir da palestras para empreendedores de todo o país.

Se você quer entender o mercado e encontrar oportunidades, assim como o seu Valdir. Aqui está um material sobre “Como Fazer Uma Análise De Mercado, Descobrindo Oportunidades e Brechas”.

(O texto continua após o formulário) 

 2 Cultura voltada 100% para o cliente

Querendo ou não todo negócio precisa de clientes para sobreviver, por isso você deve criar uma cultura dentro do seu negócio que seja totalmente voltada para o cliente.

Quando o treinador Chris Stevenson quis abrir um centro fitness no sul da Califórnia em meio à recessão, com um mercado saturado e dominado por grandes empresas, muitos questionaram a sua decisão.

Entretanto, mesmo concorrendo com grandes cadeias, a Stevenson Fitness é uma rede de sucesso na atualidade.

Isso porque Chris focou na criação de uma cultura voltada 100% para o cliente, com uma personalidade amigável, acessibilidade da equipe, tratamento 1-a-1 com o cliente, levaram o centro fitness ao lugar que estão hoje.

Ter um contato próximo com o cliente é fundamental para o seu negócio e com certeza é uma das melhores formas de se destacar da concorrência. Veja como o Estudo Do Cliente irá te ajudar. 

Faça você mesmo a sua Análise de Mercado. Análise de Mercado. 

3 Preço

A maioria dos empreendedores acreditam que a única forma de atrair clientes é por meio de preços sedutores e abaixo da concorrência. Muitos caem nessa armadilha e tornam seus preços insustentáveis e perdem dinheiro a cada compra.

O motivo por isso acontecer está no mercado competitivo, pequenas empresas tentam descobrir uma maneira de vencer a concorrência e encontram como solução a diminuição dos preços.

Entretanto, na maioria das vezes o que você precisa fazer é investir em um serviço personalizado, assim como o seu Valdir com seu carrinho de pipoca. E nesse processo você pode aumentar os seus preços para manter os níveis de qualidade do serviço.

Mercados competitivos e saturados não são um problema

Um mercado competitivo e saturado indica uma alta demanda por parte dos clientes e você deve aproveitar essa oportunidade e escalonar seu lucros.

Se você pensa em entrar o já está em um mercado altamente competitivo, aproveite essas dicas e comece agora a pensar em como se diferenciar e se destacar da concorrência.

E o melhor de tudo, nós podemos te ajudar. Somos uma empresa de Consultoria especializada em pesquisa de mercado, pesquisas que ajudam a descobrir aquelas brechas no mercado. Entre em contato e tenha uma conversa sem compromisso com nosso consultor.

Contato especialistas em pesquisa de mercado UFABC jr empresa junior de consultoria

UFABC jr.
Tel: (11) 3356- 7299
E-mail: contato@ufabcjr.com.br

AUTOR: GUILHERME – Assessor de Mercado

Guilherme Andre Membro de mercado da UFABC jr empresa junior de consultoria

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