Uma das maneiras de escalar um negócio já estruturado, com inovação, é através do marketing. O marketing, ao longo das últimas décadas vem mudando bastante, passando por revoluções cada vez mais rápidas, como a Revolução do Marketing 4.0 e 5.0. Assim, uma das maneiras atuais para conseguir crescer e se inovar, é através do “Growth Marketing”. Tenha um negócio escalável Growth Marketing
Growth Marketing é um processo de design que conduz através de experimentos, a otimização e melhorias na experiência do cliente.
Para o processo, a criatividade não é o principal fator para a inovação, (por mais que não seja dispensável), a análise de dados, nesse caso, é fundamental. Os experimentos segue uma linha de métodos científicos, ou seja, não é garantia que os resultados serão os melhores possíveis, entretanto, é importante ter dados empíricos.
Por conta disso, ressaltamos que é essencial que as pessoas envolvidas na área de Growth Marketing tenham a cultura do erro em seu cotidiano, pois haverá muitas falhas, por precisar ser feito vários testes antes de validar um modelo a ser utilizado.
Além dessa cultura, precisa também criar alternativas para caso uma etapa dê errado, como diz o lema “Errar rápido e para corrigir rápido”.
Um método a ser implementado é através do acrônimo AAARRR em inglês, Awareness, Acquisition, Activation, Revenue, Retention and Referral. Na tradução livre temos: Consciência, Aquisição, Ativação, Rendimento, Fidelização e Referência. A seguir há uma explicação de cada etapa:
(o texto continua após a imagem)
Consciência
O primeiro passo do marketing, de modo geral,é fazer com que as tenham consciência do que se trata o produto ou serviço que a empresa realiza, a solução que a empresa proporcionará e a marca da empresa.
Por exemplo, aqui na UFABC jr. é corriqueiro ouvirmos, “É através do marketing que muitas pessoas, incluindo atuais clientes, conhecem a nossa empresa.”
Nessa etapa, as estratégias de Marketing Digital são utilizadas, como a utilização das redes sociais, propagandas online, SEO, entre outros. Assim, é possível observar o percurso da pessoa que está conhecendo a marca, a frequência das páginas mais visitadas e entender o nível de engajamento no site através de plataformas, por exemplo.
Agora que o público-alvo já conhece um pouco sobre a empresa, é hora de chamar a atenção dele. Há várias estratégias a ser utilizada, como chatbots, conteúdo para download ou até mesmo versões gratuitas do produto ou serviço com algumas restrições para a experimentação antes da aquisição. O foco principal é envolver a pessoa a querer adquirir o produto.
Como exemplo, na nossa página do blog, após alguns segundos em que as pessoas permanecem na página, aparece um “pop up” para chamar a atenção do usuário informando que nós produzimos materiais que possam ser relevantes para quem busca aprimorar o seu empreendimento.
Essa etapa, a empresa precisa estar aberta para mudanças. Através das análises, é possível começar a propor melhorias para chamar mais atenção do cliente, como mudar a cor e/ou orientação do botão, se é necessário mudar o formulário para contato, entre outros fatores.
O objetivo agora, depois que a pessoa já conhece a marca e já foi despertado o desejo de aquisição, a meta é fazer com que ela utilize o produto ou serviço o mais rápido possível.
Por exemplo, o Facebook descobriu que os usuários que adicionam 7 amigos nos primeiros 10 dias de utilização, é muito provável que eles voltem a utilizar a plataforma e se engajem com ela. Deste modo, o Facebook conseguiu entender o que o usuário precisava para conseguir engajá-lo com a plataforma.
Assim, é preciso descobrir o que faz com que a pessoa queira utilizar o seu produto. Será que é por meio interações interpessoais? Por envio de conteúdo? Por isso, voltamos a ressaltar a importância da experimentação, pois só com ela para ser obtida a resposta do que é mais vantajoso.
O rendimento envolve todas as ações monetárias da empresa, como o fechamento de contrato pela aquisição de um produto ou serviço por um cliente. A análise nessa etapa é proveniente dos dados obtidos das estratégias de preços já utilizadas ou uma análise de como está a disposição dos preços na página.
Uma maneira de fazer isso é através do estudo da trajetória do cliente dentro do site, o quanto de informação é preciso que o cliente veja antes de chegar à página de preço?
Para que haja retenção do cliente, ele precisa ficar encantado. Assim, é preciso oferecer serviços personalizados, tanto de suporte, quanto os valores agregados ao produto com a sua utilização dos produtos principalmente se a empresa possui um ideal ou um propósito maior.
O Slack, por exemplo, possui a opção de mudar a cor do aplicativo de acordo com as cores da empresa, criar emojis, canais de comunicação, deixando-o personalizado para as necessidades do cliente, agregando, assim, valor ao produto.
Assim, o cliente provavelmente, voltará a fechar um outro negócio, seja um update no sistema, outra compra de produto ou fechar outro contrato de projeto.
Idealmente o usuário precisa continuar satisfeito com a sua aquisição. Caso isso seja atingido, ele recomendará, de maneira natural o seu produto para outras pessoas que estão precisando.
A Uber troca descontos por recomendações para os novos usuários. E desse modo, conquistou vários mercados pelo mundo. Se você recomendou para algum amigo ou familiar, pergunte-se “Você recomendaria se não tivesse gostado da experiência?”
O objetivo dessa etapa é tornar-se a empresa que seja lembrada, de maneira espontânea pelos seus usuários quando há um pedido de recomendação ou ocorre algo que os fazem lembrar de sua solução.
Essas são apenas um escopo de algumas etapas do Growth Marketing. Não recomendamos a sua utilização sem uma estratégia estruturada previamente. Foi citado alguns exemplos para deixar o texto mais explicativo.
Entretanto, cabe a empresa decidir onde e como testar cada etapa do processo. Além da estratégia, ressaltamos que é imprescindível ter uma equipe “entre de cabeça” no projeto e não tenha medo de errar.
Essas foram as dicas para que você torne seu negócio escalável Growth Marketing, espero que tenha gostado.
Fonte:
Estratégias de Marketing e Growth Hacking, Gilmar de Oliveira Filho, Coordenador de Labs na Burger King do Brasil, EPEJ, 02/08/2019
https://www.newbreedmarketing.com/blog/what-is-growth-marketing
AUTORA: Letícia Uehara – Assessora da Interna
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