Imagine milhões de pessoas desconhecidas se unindo a favor de uma mesma causa, com um único objetivo: solucionar problemas em comum! Surge assim o CrowdSourcing, palavra que veio do inglês através da união de multidão (“crowd”) e terceirização (“outsourcing”) para criar um conceito que tem como base a cooperação. O CrowdSourcing nada mais é do que uma maneira colaborativa de entender e solucionar problemas. “É como se fosse um brainstorm de uma multidão”. O crowdsourcing, tem como característica unir inteligência e conhecimentos diversos através da internet.
Não é novidade que o trabalho em equipe se apresenta muito mais eficaz do que o individual. Por isso, a partir da necessidade de unir forças, o CrowdSourcingvem vem se destacando nos últimos anos. Nós estamos vivendo uma revolução colaborativa em diversas frentes, principalmente nas relações de consumo e de trabalho.
Como dito pela antiga executiva da Coca-Cola, Tatiana Leite nesta palestra TED, a cultura do compartilhamento passa a ser a estrutura de uma nova economia. A economia compartilhada, em que compartilhar assume o lugar do possuir. Assim, a nossa relação com a propriedade passa a ser questionada. “Eu quero possuir um bem ou eu quero ter acesso aos benefícios que ele pode me oferecer?”.
Devido as possibilidades oferecidas para solucionar projetos, o CrowdSourcing tem chamado cada vez mais a atenção de startups e grandes multinacionais. Exemplos ao redor do mundo mostram a força que há quando pessoas com interesses e valores em comum são unidas para solucionar problemas.
Você ainda pode se perguntar: “Mas a Coca-Cola, provavelmente é uma das empresas com identidade visual mais forte do mercado. Mesmo assim ela está ‘precisando’ recorrer a desconhecidos na internet para solucionar problemas de design de produto?”, e a resposta é SIM! E não há nenhum problema nisso!!! O fato de você recorrer a pessoas de fora da empresa não significa que o seu negócio esteja passando por maus bocados. Apenas nos mostra que o CrowdSourcing é uma excelente. Além de ser uma gratuita alternativa para você reunir pessoas de inteligências e visões diferentes, a fim de agregar conhecimento e resolver projetos de uma maneira inovadora e não enviesada.
Kaxola: você agencia sua ideia no site, e o site faz buscas por compradores de seu projeto.
Crowdtest: é uma plataforma de crowdsourcing voltada para o mundo tecnológico. Em especial para empresas que queiram testar seu aplicativo. Cadastrando seu app no site, usuário reais o testarão com o objetivo de encontrar falhas.
Redes sociais: sim, as redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta para buscar novas ideias que poderão contribuir para o seu projeto. Nesse caso, o LinkedIn, talvez, seja a melhor ferramenta para unir diferentes conhecimentos.
Normalmente temos dificuldades em aceitar algo novo, ainda mais quando estamos falando de pessoas estranhas tomando decisões em nossa empresa. Contudo, é preciso sermos sensatos para observarmos que a era do individualismo já tem se mostrado ineficiente. Pensar de maneira colaborativa é se preparar para o futuro. Como costumava dizer Michael Jordan: “Talento vence jogo, mas somente trabalho em equipe ganha campeonato”.
E aí? Está preparado para compartilhar ideias e buscar soluções inovadoras para seus projetos? Não perca tempo e faça parte da era da criação social, era das multidões: a era do CrowdSourcing!
AUTOR(A): VICTOR LIMA – Assessor de Mercado
Visite nossas redes sociais:
Facebook | Instagram| Linkedin
Gostou do Texto e Quer uma reunião Diagnóstica gratuita para a sua empresa? Clique aqui e saia ganhando.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |