Imagine milhões de pessoas desconhecidas se unindo a favor de uma mesma causa, com um único objetivo: solucionar problemas em comum! Surge assim o CrowdSourcing, palavra que veio do inglês através da união de multidão (“crowd”) e terceirização (“outsourcing”) para criar um conceito que tem como base a cooperação. O CrowdSourcing nada mais é do que uma maneira colaborativa de entender e solucionar problemas. “É como se fosse um brainstorm de uma multidão”. O crowdsourcing, tem como característica unir inteligência e conhecimentos diversos através da internet.

Não é novidade que o trabalho em equipe se apresenta muito mais eficaz do que o individual. Por isso, a partir da necessidade de unir forças, o CrowdSourcingvem  vem se destacando nos últimos anos. Nós estamos vivendo uma revolução colaborativa em diversas frentes, principalmente nas relações de consumo e de trabalho.

Como dito pela antiga executiva da Coca-Cola, Tatiana Leite nesta palestra TED, a cultura do compartilhamento passa a ser a estrutura de uma nova economia. A economia compartilhada, em que compartilhar assume o lugar do possuir. Assim, a nossa relação com a propriedade passa a ser questionada. “Eu quero possuir um bem ou eu quero ter acesso aos benefícios que ele pode me oferecer?”.

Devido as possibilidades oferecidas para solucionar projetos, o CrowdSourcing tem chamado cada vez mais a atenção de startups e grandes multinacionais. Exemplos ao redor do mundo mostram a força que há quando pessoas com interesses e valores em comum são unidas para solucionar problemas.

Veja abaixo alguns dos cases mais simbólicos do que é CrowdSourcing e de empresas que já utilizaram:

  1. IBM : entre as maiores empresas de TI do mundo, em 2008 utilizou o CrowdSourcing para encontrar pessoas pela internet que pudessem resolver problemas de acessibilidade em qualquer página de sua WEB.
  2. LEGO: a LEGO oferece uma plataforma chamada Cuusoo em que qualquer pessoa pode mandar ideias de novos projetos, e aquele que alcançar mais de 10 mil votos populares é avaliado pelos diretores da empresa, podendo ser de fato produzido.
  3.  Coca-Cola: uma das maiores investidoras em marketing e publicidade no mundo atual, frequentemente lança desafios na internet para criação de slogans e design de seus produtos, oferecendo prêmios as soluções mais criativas.
  4.  MCDONALD’S: Em 2011, na Alemanha, a rede de fast-foods lançou a campanha “My burger”. Nessa campanha, qualquer pessoa poderia montar um lanche com seu nome. Aquele que obtivesse o maior número de votos seria incluído temporariamente no cardápio local.
  5.  Azul: provavelmente o case mais emblemático do Brasil. A ação de CrowdSourcing da empresa aérea foi um pouco mais ousada. Em 2008, a companhia aérea lançou uma competição na internet para criar um nome para a empresa. O nome “Azul” foi o mais votado, definindo assim, o seu nome oficial. A “Azul” foi além, e como recompensa, os criadores receberam tickets vitalícios para viajar pela companhia.

     

    Agora, veja o caso da Coca-Cola!

Você ainda pode se perguntar: “Mas a Coca-Cola, provavelmente é uma das empresas com identidade visual mais forte do mercado. Mesmo assim ela está ‘precisando’ recorrer a desconhecidos na internet para solucionar problemas de design de produto?”, e a resposta é SIM! E não há nenhum problema nisso!!! O fato de você recorrer a pessoas de fora da empresa não significa que o seu negócio esteja passando por maus bocados. Apenas nos mostra que o CrowdSourcing é uma excelente. Além de  ser uma gratuita alternativa para você reunir pessoas de inteligências e visões diferentes, a fim de agregar conhecimento e resolver projetos de uma maneira inovadora e não enviesada.

Plataformas de crowdsourcing para a sua empresa:

Kaxola: você agencia sua ideia no site, e o site faz buscas por compradores de seu projeto.

Crowdtest: é uma plataforma de crowdsourcing voltada para o mundo tecnológico. Em especial para empresas que queiram testar seu aplicativo. Cadastrando seu app no site, usuário reais o testarão com o objetivo de encontrar falhas.

Redes sociais: sim, as redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta para buscar novas ideias que poderão contribuir para o seu projeto. Nesse caso, o LinkedIn, talvez, seja a melhor ferramenta para unir diferentes conhecimentos.

Normalmente temos dificuldades em aceitar algo novo, ainda mais quando estamos falando de pessoas estranhas tomando decisões em nossa empresa. Contudo, é preciso sermos sensatos para observarmos que a era do individualismo já tem se mostrado ineficiente. Pensar de maneira colaborativa é se preparar para o futuro. Como costumava dizer Michael Jordan: “Talento vence jogo, mas somente trabalho em equipe ganha campeonato”.

E aí? Está preparado para compartilhar ideias e buscar soluções inovadoras para seus projetos? Não perca tempo e faça parte da era da criação social, era das multidões: a era do CrowdSourcing!


AUTOR(A): VICTOR LIMA – Assessor de Mercado

Crowdsourcing

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