Você já ouviu falar em empreendedorismo? Já entendeu o real significado da palavra empreender? Sabe quais são os principais desafios que o empreendedor enfrenta?  Por mais difundido que o termo “empreendedorismo” seja, ele é comumente interpretado de forma equivocada.

A primeira impressão que vem em mente quando questionado sobre esse termo, é de um empresário que gere seu próprio negócio. Entretanto, é apenas um recorte da vida de um empreendedor.

O EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Com foco em bons resultados o empreendedor precisa visar sempre os melhores e mais favoráveis cenários. Para os movimentos serem eficientes, necessitam de um conhecimento e habilidade por parte do empreendedor para os desafios serem contornados.

Além disso, enxergar a longo prazo e ter uma visão estratégica também são pré requisitos. Ter um objetivo, ideia de mercado e produtos e serviços é fundamental para criar uma base sólida para o empreendimento.

O EMPREENDEDOR BRASILEIRO

O Brasil possui uma grande vocação para o empreendedorismo. Por volta de 600 mil novos empreendimentos são abertos todo o ano no Brasil, os números são referentes a pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comumente empreendedores são vistos como empresários bem sucedidos, que nadam no dinheiro e tem uma vida fácil. Entretanto, essa não é a realidade da maioria dos empreendedores no Brasil. Muitos são os desafios e dores no processo do empreendedor até o sucesso.

Quando o planejamento estratégico da empresa parece caminhar para o sucesso, uma crise financeira afeta o mercado, quando as finanças estão controladas, uma nova lei surge e remodela o setor. Mudanças repentinas que tornam a vida do empreendedor uma corrida de obstáculos. E hoje queremos ajudar a vencer essa corrida.

TENHA UM OBJETIVO

Você apenas terá sucesso quando estiver bem claro em sua cabeça o que está de fato tentando conquistar. E para ter esse objetivo definido, você pode seguir as seguintes premissas:

Planejamento estratégico: Tenha em mente qual é a sua noção de sucesso, decida o que quer atingir no futuro.Torne-se uma pessoa objetiva, evite mergulhar em águas da incerteza.

Estabeleça prazos: Crie datas para suas metas, os prazos nos ajudam e motivam a realizar ações que levarão ao cumprimento da meta. Se sua meta for algo muito grande, busque definir prazos intermediários.

Plano de ação: Defina quais são suas prioridades em ordem de importância e urgência. Organize em lista qual é sua primeira tarefa e o que deverá fazer em sequência.

Ação e disciplina: Aliado à disciplina, coloque em prática seu planejamento estratégico.

Agora sim, após definir quais são seus objetivos, veja quais são os principais desafios do empreendedor.

BUROCRACIA E SUAS BARREIRAS

Abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa das mais fáceis, exige tempo, dinheiro, planejamento, alvarás, licenças, taxas, impostos e muitas outras exigências.

Segundo fontes do Banco Mundial, o processo jurídico para se abrir uma empresa gira em torno de mais de 100 dias, enquanto em outros países como a Nova Zelândia esse número pode chegar a incrível 0,5 dia.

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GESTÃO FINANCEIRA

Avaliações, análise de dados, estudos, estratégias direcionadas à organização e controle de recursos econômicos representam a gestão financeira.

Para obter sucesso na administração dos recursos de sua empresa, você deve saber responder às seguintes perguntas: como andam as finanças do seu negócio? Em valores exatos, quais são as áreas de maior investimento, onde estão concentrados? Quais são as maiores despesas? Qual é o fluxo de caixa do seu negócio, ou seja, quanto entra e quanto sai de dinheiro?

Portanto, para se preparar, garantir a segurança financeira e alavancar seu empreendimento, é preciso realizar um acompanhamento intenso das finanças.

PRESENÇA E ENTENDIMENTO DO MERCADO

Um passo primordial para o seu negócio é entender o mercado no qual estará inserido. Conhecimentos que abrangem um estudo de concorrência, analisando quais empresas dominam e estão inseridas no mercado em que irá disputar. Identificação e análise do público alvo que consumirá seu serviço, produto.

Além disso, o mercado é uma organização dinâmica que está em constante movimento de expansão, contração. Novas ideias e produtos surgem a todo momento. Ou seja, riscos e oportunidades batem à porta do seu empreendimento sempre.

Por isso, é necessário ficar atento e acompanhar os movimentos e tendências do mercado, evitando ficar para trás da concorrência, aproveitar oportunidades e se prevenir contra imprevistos.

GESTÃO DE PESSOAS

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que uma organização é formada por pessoas e elas são responsáveis pelo andamento da empresa. Pessoas que precisam liderar e serem lideradas.

Uma das maiores dores dos empreendedores se mostra quanto a formação de liderança e o exercício desse papel de forma eficiente. Sem bons líderes, a empresa não consegue vencer os desafios e acaba andando em círculos.

Por isso, invista na sua capacitação e na dos seus funcionários, afinal, o liderado é reflexo de seu líder. Formando assim uma cultura de liderança que ajudará o seu empreendimento a ter sucesso.

INOVAÇÃO

O ponto principal da inovação é buscar inovar em relação ao tradicional. Não adianta querer propor um novo modelo no ano de 2019 com uma mentalidade da década passada.

A inovação precisa estar alinhada às novas tendências do mercado, desenvolver um novo produto ou oferecer um novo serviço precisa acompanhar as demandas e expectativas do mercado.

Além disso, busque incentivar a inovação. Invista na capacitação de seus membros, transformando-os em pessoas que pensam diferente, que incentivam e apoiam a criação de novos produtos e serviços. Uma empresa composta por membros que pensam fora da caixa tende a ter seus resultados potencializados.

AUTOR: GUILHERME ANDRE – Assessor de Mercado 
Guilherme_Andre membro da UFABC jr empresa junior de consultoria empresarial

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