Diversidade como pilar para grandes resultados
Todo empreendedor, seja ele micro ou grande, quer sempre atingir melhores resultados no seu negócio. Para isso, é necessário que esse empreendedor consiga oferecer aos seus clientes um universo de oportunidades e diversidades que, de forma efetiva, resolvam suas dificuldades. Mas, para que hajam ideias diferentes dentro do ambiente corporativo, é necessário que existam pessoas diferentes.
A partir disso, temos o conceito de Diversidade, que é tudo aquilo que representa uma pluralidade, ou seja, não é homogêneo. Contudo, por que tal conceito é importante dentro do ambiente empresarial? E é, segundo dados, a meta de 97% das empresas brasileiras para 2021?
Quais os benefícios de um time diverso?
Estudos comprovam que empresas que fomentam a pluralidade em seu ambiente corporativo possuem colaboradores 17% mais dispostos e a ocorrência de conflitos chega a ser até 50% menor. Afinal, na medida em que uma instituição valoriza as diferenças, seus colaboradores se sentem mais à vontade para cooperação, se sentem mais acolhidos para aprender e compartilhar experiências.
Além disso, empresas que fomentam a diversidade abrem as portas para inovações. Segundo dados do mercado de trabalho, empresas mais diversas registram o dobro de patentes do que empresas onde esta não é uma prática recorrente.
Para mais, a diversidade é um tema que mais de 85% dos profissionais valorizam. Pois, é um tema diretamente ligado a relações de equidade, oportunidade e bem-estar.
Atualmente no mercado, é possível perceber que ela só traz benefícios para as empresas. E eles não ficam somente do ponto de vista cultural, como os citados anteriormente, mas também financeiro. Afinal, empresas onde a diversidade é prioridade alcançam resultados até 21% maiores do que empresas onde o tema não é prioridade, segundo dados da Mckinsey.
Logo, a partir disso, é possível perceber que a diversidade é um pilar não só fundamental mas também estratégico que deve estar dentro de todos os negócios. Mas como implementá-la?
Três maneiras de tornar seu negócio mais diversificado
- Envolver a sua equipe, sensibilizá-la e mostrar que a diversidade tem que ser uma prioridade. Enxergar nossos vieses inconscientes e tomarmos atitudes para efetivamente mudar o mindset;
- Adaptabilidade: Valorizar talentos além de hard-skills, como olhar não para um inglês fluente mas para inteligência emocional por exemplo. Adaptar o ambiente para entender as necessidades individuais de cada colaborador;
- Comece por você! Você segue pessoas diversas? Mudanças coletivas começam em ações individuais, para assim amplia-las ao coletivo.
E aí? Sua empresa é uma referência em diversidade? Conta aí nos comentários!
Autor: Karen Pugliessa – Líder de Vendas