Liderança feminina no cenário empreendedor vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Principalmente no século XXI com o crescimento da luta feminista ao redor do mundo e a quebra de esteriótipos sobre a figura da mulher, inclusive diante do empreendedorismo. Veja mais sobre o empreendedorismo feminino nesse artigo!

O artigo evidenciará a importância da mulher no meio corporativo, os impactos positivos causados na economia e na sociedade brasileira. Além das dificuldades enfrentadas pelas mesmas ao empreender.

Abordaremos os seguintes tópicos neste texto:

  • O que é e qual é o papel do empreendedorismo feminino?
  • Desafios para mulheres empreendedoras
  • A importância da liderança feminina.

Liderança feminina no cenário empreendedor vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Principalmente no século XXI com o crescimento da luta feminista ao redor do mundo e a quebra de esteriótipos sobre a figura da mulher, inclusive diante do empreendedorismo. Veja mais sobre o empreendedorismo feminino nesse artigo!

O artigo evidenciará a importância da mulher no meio corporativo, os impactos positivos causados na economia e na sociedade brasileira. Além das dificuldades enfrentadas pelas mesmas ao empreender.

 O que é e qual é o papel do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino não é simplesmente o fato de mulheres estarem criando e gerenciando negócios. Tal conceito engloba também a manifestação das mesmas em cargos de liderança. Assim, aumentando sua visibilidade na estrutura social e ajudando a romper com diversas barreiras da sociedade.

Uma dessas barreiras está presente no mercado corporativo que, ainda hoje, é composto majoritariamente por homens e apresentam disparidades salariais em funções idênticas.

Há, em média, uma diferença de 30% entre os salários de pessoas do sexo masculino e feminino ocupantes de cargos de liderança que desempenham a mesma tarefa dentro da empresa. Fato que representa um grave problema estrutural, fruto de pensamentos patriarcais muito antigos na sociedade.

É justamente por meio do empreendedorismo que algumas mulheres estão conseguindo reverter tal quadro. Mostrar sua força e superando essas dificuldades do mercado de trabalho. Atualmente, empreendimentos que possuem entre três e cinco anos, já pertencem majoritariamente a mulheres e 35% de todos os empreendimentos no Brasil estão na mão de mulheres. Segundo dados da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2017.

Entretanto, ainda que haja tamanha influência dentro do mercado nacional o reconhecimento ideal ainda não foi atingido e são diversas as necessidades e obstáculos encontrados no cenário corporativo. Veja quais são os 3 principais desafios para as mulheres empreendedoras!

 Desafios para mulheres empreendedoras:

Podemos citar três exemplos principais que impedem o pleno desenvolvimento de um ambiente empreendedor saudável para as mulheres:

– O primeiro. Diz respeito ao preconceito sofrido por conta da criação de estereótipos estabelecidos sobre as competências do sexo feminino. Ações que diminuem e fazem com que não haja espaço para o real desenvolvimento de certas habilidades.

– Segundo. A falta de apoio que as mesmas recebem ao tomar a iniciativa de iniciar um empreendimento é desestimulante. Seja por parte familiar e de amigos, ou até mesmo na hora de buscar apoio financeiro com instituições bancárias.

– O terceiro ponto. É a realização de duplas jornadas de trabalho, sendo a primeira delas o cuidado com a casa e com a família. Afinal, esse pensamento arcaico infeliz mente ainda é visto por muitos como uma responsabilidade da mulher. A segunda jornada é referente a vida profissional e ao mercado de trabalho.

Esses e outros problemas freiam o avanço feminino nos cargos de liderança, não contribuindo para um ambiente plural e diverso, extremamente benéfico para a evolução empresarial. Como veremos a seguir no tópico sobre a importância da liderança feminina.

A importância da liderança feminina.

Rocío Lorenzo realizou uma pesquisa em conjunto com a Universidade Técnica de Munique buscando entender a relação entre inovação e diversidade dentro de uma empresa.

Os resultados mostraram que empreendimentos nos quais o número de mulheres em cargos de liderança representa, pelo menos, 20% do total de indivíduos. São de fato mais inovadores.

Além disso, Margaret Hefferman, empresária e ex-CEO de diversas empresas, afirma que um ambiente de trabalho com mais mulheres possui maior capacidade de resolução de problemas. Já que as mesmas apresentam habilidades, tais quais:
– Comunicação fluida;
– Percepção de ambiente;
– Resiliência;
– Inteligência para lidar com situações de conflito.

Entre outras inúmeras habilidades e competências que tornam as mulheres grandes profissionais.

Portanto, a presença da feminina no mercado de trabalho, em cargos de liderança e na gestão de empresarial se mostra tão necessária. Pois a partir disso ocorre uma diversificação do ambiente de trabalho. Ou seja, aumentando a pluralidade de opiniões e consequentemente fomentando o rompimento de barreiras sociais estabelecidas na sociedade até os dias de hoje.

AUTORA: MARCELLA GARCIA – Assessora da Interna

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