Provavelmente, você ou a sua empresa/ empresa para qual trabalha já sabe o que é o marketing digital e já aplicou alguma estratégia no ambiente online visando gerar resultado para o negócio. Entretanto, será que você tem uma estratégia eficiente, que te traz resultados reais e constantes? Se você se interessou pelo tema, continue lendo e entenda como construir uma Estratégia de Marketing Digital para o seu negócio.
Neste texto sobre estratégias de marketing digital iremos abordar os seguintes tópicos:
- O que é Marketing Digital
- Premissas para construir uma estratégia eficiente
- Conclusão e como construir sua estratégia de marketing digital
1 – O que é Marketing Digital
Certamente você já deve ter tido contato com estratégias do Marketing tradicional, aquelas que promovem uma marca, serviço e/ ou produto através de anúncios no rádio, televisão, jornal, entre outras, e que tem como objetivo formar opinião e levar o consumidor a uma ação, geralmente a compra ou consumo de um serviço/bem.
O Marketing digital, assim como Marketing tradicional, visa o mesmo objetivo. Entretanto, suas ações são tomadas 100% no ambiente online, por exemplo, através das redes sociais, dos buscadores de pesquisa, podcasts, sites e blogs, entre outros.
2 – Premissas para construir uma estratégia eficiente
Sabendo o que é o Marketing Digital, já podemos partir para as 2 premissas necessárias para construir a estratégia para o seu negócio.
2.1 – Premissa 1
Em primeiro lugar, o primeiro passo e mais importante, é conhecer e ter bem definido o público-alvo que quer atingir. De maneira geral, podemos definir o público-alvo como a parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona os produtos e/ou serviços.
Por exemplo, imagine que você é dono de uma loja de produtos naturais localizada na região sul da cidade de São Paulo e a maior parte de seus consumidores têm características semelhantes. Sendo elas, faixa etária: 25-35 anos, sexo: preferencialmente mulheres, classe social: A B1 B2, região: sul de São Paulo. Logo, podemos definir seu público-alvo como mulheres, de 25-35 anos, classe A – B1 – B2 e que moram na região de Sul da cidade de São Paulo.
Para te ajudar a definir seu público-alvo tente responder às seguintes perguntas:
- Quem é seu cliente?
Nível de renda, sexo, estado civil, condição familiar (filhos ou não), faixa etária, profissão.
- Quais as necessidades do seu cliente?
Principais dores e problemas que você resolve com o seu produto/serviço, quais são os desejos e vontades dela(e).
- Onde ela(e) está?
Está usando o celular, vendo televisão, pesquisando termos nos principais buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc.), onde mora.
- Qual mensagem para atrair essa(e) cliente?
Como você vai conseguir chamar atenção dessa(e) cliente, o que atrai ela(e) e como fazer com que te conheça.
Para mais informações sobre, visite nosso conteúdo PÚBLICO-ALVO, CLIENTE IDEAL E BUYER PERSONA O QUE É E COMO DEFINIR
2.2 – Premissa 2
Em segundo lugar, após conhecer bem o seu público-alvo, o próximo passo é entender qual é o funil de conversão que mais se enquadra na jornada de compra do cliente. Mas, primeiro vamos entender o que é a jornada de compra e um funil de conversão.
Jornada de compra do cliente
A jornada ou processo de compra da(o) cliente é um modelo que define os estágios pelos quais o cliente passa antes de decidir comprar uma solução, serviço ou produto. Essa jornada baseia-se nos 4 estágios de necessidades:
- Aprendizado, estágio em que a(o) cliente está entendendo sobre o problema ou necessidade que possui. Geralmente fase em que faz pesquisa na internet/com amigos para entender mais sobre.
- Reconhecimento do problema, etapa em que já reconhece que possui um problema, assim começa a pesquisar soluções para resolvê-lo.
- Consideração da solução, neste estágio, o consumidor já pesquisou algumas soluções e começa a considerá-las como opções de compra.
- Decisão de compra, finalmente, o consumidor analisa as opções consideradas e toma sua decisão, comprando o produto ou serviço.
Funil de conversão
É uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Geralmente o funil de conversão é dividido em 4 etapas:
- Visitantes: momento conhecido como topo de funil em que os visitantes descobrem uma necessidade ou um problema a ser resolvido, o principal papel dessa etapa é educá-lo. Uma boa estratégia é oferecer conteúdos mais aprofundados como e-books, infográficos em troca de um e-mail de contato, assim os visitantes se tornam leads.
- Leads: estágio em que o consumidor está tentando lidar com um problema e entender as possíveis soluções, o ideal é continuar nutrindo o contato e não tentar realizar uma venda.
- Oportunidades: uma das últimas etapas, também conhecida como fundo de funil, é quando os leads já conhecem o problemas e estão buscando soluções, etapa ideal para entrar em contato.
- Vendas: quando a venda acontece.
Já entendemos sobre a jornada de compra e funil de conversão e, além disso, vamos entender como eles se conectam e os motivos de serem fundamentais para a construção da sua estratégia de Marketing Digital.
Conhecer a fundo a jornada de compra do cliente e quais são os principais marcos dela permite planejar as etapas do funil de conversão, construindo gatilhos que facilitam o entendimento do ponto ideal de passagem entre as etapas do funil.
Etapas de um Funil
Vamos pensar em um exemplo, levando em conta a mesma loja de produtos de produtos naturais comentada no começo, imagine que um determinado produto oferecido tenha a seguinte jornada de compra:
– Aprendizado, consumidor está com o cabelo ressecado e busca na internet conteúdos em formato de textos de blog e vídeo para entender mais sobre o problema.
– Reconhecimento do problema, após realizar pesquisas e entender sobre o problema que tem, o consumidor busca entender quais são as possíveis soluções.
– Consideração da solução, após conhecer as possíveis soluções o consumidor
passa a pesquisar preços e opiniões sobre o produto para formar opinião.
– Decisão de compra, efetua a compra do produto.
Jornada de Compra
Conhecendo bem a jornada de compra, como no exemplo, podemos definir um funil de conversão com etapas e pontos de transição bem definidas, do tipo:
– Visitantes, conteúdos em formato de artigo e vídeos, divulgados no Google e nas redes sociais para atrair visitantes e para transformar o visitante em um lead. Oferecemos conteúdos mais aprofundados para ele entender mais sobre como tratar do cabelo ressecado em troca do e-mail.
– Lead, com o contato de e-mail enviamos mais conteúdos através de e-mail marketing e mensuramos o engajamento do contato através das taxas de abertura e clique dos e-mails.
– Oportunidade, após enviar conteúdos via e-mail, enviamos um email com possíveis produtos capazes de resolver o problema, junto com o depoimento de consumidores.
– Venda, consumidor realiza a compra do produto.
Como construir sua estratégia de marketing digital
Os passos fundamentais para construir uma estratégia de marketing digital eficiente é conhecer bem o público-alvo e a jornada de compra que ele possui, uma dica para levantar essas informações é realizar pesquisas de satisfação com seus clientes e conversar com seus clientes/consumidores buscando entender aqueles questionamentos citado no começo do texto.
Além disso, ter essas informações, você irá entender muito mais sobre quem é o seu cliente, quais conteúdos ele consome, quais são seus gostos, como ele gosta de ser tratado, etc. E, a partir dessas informações, construir as estratégias de marketing digital alinhadas ao funil de conversão para realizar vendas.
Por exemplo, após conversar e aplicar pesquisas com seus clientes da sua loja de carros, você levantou as seguintes informações. Em sua maioria são homens de 50-65 anos, usam a internet com frequência para assistir vídeos de análise de carros no youtube, tem uma comunicação mais formal, gostam de realizar test drive em carros e preferem veículos com baixa quilometragem.
Conclusão
Por fim, sabendo dessas informações você pode construir uma série de estratégias de Marketing Digital, para atrair a atenção de possíveis clientes. Como, usar anúncios pagos e geolocalizados no youtube mostrando a marca da sua loja, oferecer infográficos de análise de desempenho de veículos, entre outras.
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Autora: Guilherme Stabile