É da natureza humana cometer erros, principalmente quando é feito algo novo. A falta de experiência nos faz tomar atitudes precipitadas, as quais nem sempre entendemos as consequências. Entretanto, continuar a cometer os mesmos erros é questão de escolha. Nesse artigo você aprenderá um dos meios de evitá-los, através do feedback.
No dicionário, sua definição é encontrada como “informação ou opinião sobre o quão bem alguém fez algo”. Basicamente, é a opinião de uma pessoa sobre o que foi executado por outra. Essa opinião é baseada em informações coletadas durante as realizações de tarefas (como performance dos funcionários). Ou seja, é uma opinião direcionada. Ao contrário de que muitas pessoas acreditam, o feedback não é um puxão de orelha, mas uma ferramenta para melhorar o desempenho dos profissionais. Sendo que existem quatro tipos: Insignificante, Corretivo, Ofensivo e Positivo.
O feedback precisa ser impessoal, claro e objetivo. Dessa forma, ao dá-lo, é recomendado que a pessoa acrescente as informações detalhadamente, assim, é possível justificar o que for levantado. Quando isso não ocorre, ele é denominado de Insignificante, pois ele fica vago e por muitas vezes, sem propósito. O linguajar a ser utilizado merece atenção, no Corretivo o funcionário que está recebendo-o não pode se sentir punido. Ele precisa entender que é uma crítica construtiva, que está recebendo a opinião de uma terceira pessoa que está disposta a ajudá-la a desenvolver melhor a tarefa dada. O objetivo é apontar o que está sendo executado de maneira errada ou o que está abaixo do esperado para que seja corrigido e talvez até melhorá-lo.
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Caso o linguajar não seja adequado e o funcionário seja desvalorizado, nós chamamos de Feedback Ofensivo. Não é recomendado dar este tipo de retorno, pois há a possibilidade do receptor se sentir ofendido, podendo provocar o rompimento de uma relação amigável do ambiente de trabalho. O mais esperado é o Positivo, pois é quando o gestor valoriza a ação dos envolvidos por terem desempenhado as tarefas excepcionalmente. O foco é informá-los sobre o desempenho positivo, assim, tendem a continuar engajados a se desenvolver dentro da empresa, é importante ressaltar que este é o único feedback que é recomendado a ser dado na frente de todos.
Não é necessário que o feedback seja dado apenas pelo gestor. É interessante se os funcionários possuírem a liberdade de trocar entre eles (Corretivos e Positivos). Além disso, não precisa ser dado somente no final de um projeto, ele pode ser dado em partes, nominado de feedback imediato. Entretanto, o feedback final é indispensável. Como ele é uma ferramenta essencial para manter os funcionários motivados a melhorar suas performances, consequentemente, dar um feedback bem elaborado só trará vantagens para a sua empresa.
AUTORA: Letícia Uehara
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