Alguma vez já passou pela sua cabeça o porquê de alguns líderes e organizações serem capazes de inspirar e gerar lealdade e engajamento entre seus consumidores e colaboradores? Por que apenas alguns, dentre tantos, se destacam? De que maneira eles conseguem alcançar o sucesso e mantê-lo tanto tempo? Apresentamos aqui o Golden Circle.

Todos os líderes mais inspiradores e as organizações mais relevantes planejam, pensam, agem e sabem se comunicar da mesma forma, e esta forma é o completo oposto de todos os outros.

O Golden Circle, uma ferramenta apresentada por Simon Sinek, analisa estes três níveis. Podemos considerá-lo uma “estrutura de comunicação”. No meio, temos o “porquê”. A segunda esfera é o “como” e a terceira esfera é “o quê”.

A metodologia não é nova: este formato de comunicação existe há muito tempo. Sinek apresentou o conceito em seu livro de 2009, “Comece pelo porquê” e também em um TED no mesmo ano, que hoje já tem mais de 41 milhões de views. Sinek diz que apenas “codificou” esta ferramenta a partir dos seus estudos sobre a comunicação de líderes e sobre como uma mensagem pode alcançar uma grande quantidade de pessoas.

Qualquer estrutura organizacional divide-se em níveis que abrangem o que fazem; como fazem e por que fazem. Porém, adotando uma metodologia distinta para comunicar-se que a organização consegue desenvolver todo o seu potencial e sair na frente da concorrência.

Veja também: “Como vender mais e ganhar espaço em mercados competitivos”

A estrutura do Golden Circle

Todas as organizações sabem dizer o que fazem. É, normalmente, o que classifica as organizações. E também o nível que pode ser identificado mais claramente. Quando pensamos em um modelo ou ideia de negócio, ou até um projeto, frequentemente pensamos o que vamos fazer.

Algumas organizações sabem falar como fazem. Ao destrinchar ideia do negócio ou projeto, passa-se a pensar no como. Esta parte envolve o método utilizado, suas forças, seus valores e seus princípios, ou a proposta de valor, comunicando a maneira pela qual será distinto dos concorrentes. Algumas organizações conseguem estruturar seus processos e responder claramente como fazem o que fazem, tornando simples explicar o método ou processo que utilizam.

Poucas organizações sabem comunicar o por quê. O por quê se caracteriza como um propósito, uma causa ou algo que a organização acredita de verdade. Faz com que exista uma resposta intuitiva e clara para “por que a sua organização existe?” e “o que o mundo ganha com a existência dela?”.

Quando estes três níveis estão em equilíbrio, é possível dizer com autonomia e autoconhecimento:  sabemos quem somos e sabemos pelo que lutamos. Estando os três níveis alinhados, tem-se um filtro pelo qual pode-se tomar decisões, criando uma base para promover a inovação e para construir confiança.

Buscando modelos semelhantes ao Golden Circle

Buscando entender a chave para o sucesso, Simon Sinek – escritor e palestrante inglês – resolveu pesquisar empresas e líderes como a Apple, e Martin Luther King – tendo o fator comum de mobilizar um grande número de pessoas a favor de seus produtos e ideias. O que ele averiguou foi que todos eles têm ou tiveram um propósito ou ideal muito forte que fez com que persistissem e não desistissem, mesmo diante das dificuldades.

 Além disso, Sinek também pode concluir que as pessoas não se inspiram pelo o quê se faz mas sim no porquê de se fazer algo. Além disso, esses líderes e empreendedores  não trabalham com o único objetivo de ganhar dinheiro.

A motivação é pessoal, pois trabalham e se engajam naquilo que acreditam. Dinheiro e lucros são apenas uma consequência positiva de um bom trabalho.

A linha de comunicação de líderes e organizações de alto impacto não seguem a sequência O que> Como> Por quê. É uma linha previsível e lógica, porém, não resultam em uma maior aderência do receptor.

Além disso, não criam o vínculo que os diferenciaria de todo o restante. O Golden Circle, usado de maneira estratégica, segue o sentido de dentro para fora, ou seja: Por quê> Como> O que

Por que usar o Golden Circle?

Comece sempre pelo por quê. Essa é a principal lição do Golden Circle. O por quê é o propósito, aquilo que justifica a existência da organização. Depois que for definido o propósito, todas as ações, estratégias e comunicação devem se basear nele. Iniciar pelo por quê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios, para ideias, startups, para as entidades sem fins lucrativos ou para a política.

Esta linha de raciocínio empreendedor faz com que o foco esteja naquilo que se acredita. Assim, definem-se os objetivos com clareza e percebem-se quais são as atitudes necessárias para se alcançar o que almeja.

Isso permite que o líder se comunique com colaboradores, fornecedores e clientes de forma mais clara, o que motiva e inspira as pessoas, aumentando a sua identificação com a empresa e elevando o valor de sua marca.

Além disso, as organizações que adotam esse modelo buscam pessoas com os mesmos valores, o que contribui para que ela cresça. Quem começa pelo por quê jamais manipula, muito pelo contrário: inspira. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque o querem. 

Como?

O segundo nível do golden circle é o como. O que será mobilizado para atingir seu propósito? Quais estratégias e ações estão sendo feitas para atingí-lo? O como está relacionado diretamente à proposta única de valor, ou seja, o diferencial. Nesta categoria estão os processos e métodos que serão utilizados para atingir o porquê.

O que?

A terceira esfera diz exatamente aquilo que é feito. Mesmo sendo a etapa mais simples do Golden Circle, é primordial. Refere-se à atividade ou produto final. E é de imensurável importância conseguir comunicar de forma concisa de simples o que

Aplicando o conceito de Golden Circle

Após ter definido o Golden Circle da sua organização, é necessário que ele faça parte da filosofia da sua empresa. Assim como sua missão e valores, não pode ser apenas uma ideia no papel.

Todos os colaboradores precisam conhecer e vivenciar o mesmo propósito que a empresa. E mais: o propósito precisa estar presente na interação B2C, ou seja: os clientes precisam sentir, ainda que de forma intuitiva, que aquela empresa está seguindo um propósito.

De que maneira? Através de cultura organizacional forte, é possível disseminar o propósito por todo o time. Por isso, investir em cultura é fundamental. Da mesma forma que os líderes da empresa precisam seguir o mesmo propósito, para que todos estejam caminhando na mesma direção.

Ele pode ser focado na comunicação interna, voltado para ações e estratégias de marketing, comunicação e vendas (campanhas, promoções, relacionamento com o cliente,) ou até interativo (permitindo que o destinatário possa responder para adquirir alguma oferta, confirmar alguma presença ou mesmo participar de pesquisas de opinião e satisfação).

Portanto, ter conhecimento de público alvo e se posicionar corretamente diante de clientes e colaboradores é essencial para o sucesso do negócio.

 As organizações que trabalham com propósito focam em sua missão e valores, inspirando tanto colaboradores quanto clientes, ao invés de unicamente preocupar-se com os resultados das suas ações, vendas e lucros. Esse é o segredo do Golden Circle.

Defina suas motivações, entenda a razão que faz com que você se levante da cama todos os dias e transmita adiante.

Gostou da ideia do golden circle e quer saber mais sobre como aplicar no seu negócio. Entre em contato, nossos consultores irão te ajudar.

maria luísa golden circle ufabc jr consultoria

Oi, meu nome é Maria Luísa, mas você pode me chamar de Malu, tenho 20 anos e sou estudante de Economia da UFABC. Trabalho com a equipe de vendas na UFABC jr. Gosto de pilates, chocolate e cachorros, não necessariamente nessa ordem.

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