O que é KPI?

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Os indicadores de desempenho são utilizados para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

Desse modo, tais indicadores estão focados em como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice (normalmente representado por um número) que retrate o andamento do processo como um todo ou em parte.

Trata-se de uma técnica muito utilizada por executivos e chefes em suas gestões, pois possibilita que comuniquem o desenvolvimento da empresa aos demais colaboradores que estão abaixo deles em um nível hierárquico.

Embora seja de grande importância a utilização desses indicadores, há algumas recomendações e curiosidades, como:

  •  Um gestor deve ter poucos indicadores para monitorar;
  •  Quanto menor o número de indicadores, mais focada será a atividade do gestor;
  • Um gestor não deve monitorar mais que 7 indicadores, mesmo que seja o presidente de uma grande empresa;
  •  Os indicadores devem ser priorizados (Key = chave = mais importantes).

Esse texto está dividido de forma que seja facilitada a leitura, os principais tópicos são:

    • O que é KPI?; (citado acima).
    • Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?;
      • 1- Indicadores de produtividade;
      • 2- Indicadores de qualidade;
      • 3- Indicadores estratégicos;
    • Qual a importância de se utilizar os indicadores de desempenho?;
    • Diferencie KPI’s de indicadores genéricos;
    • Como formar um KPI?;
    • Como escolher um bom KPI?;
    • Bônus: Quais são as características para ter bons indicadores de desempenho?;
    • Análise de KPI’s.

Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?

Entre as categorias existentes, algumas bastante utilizadas são:

1- Indicadores de produtividade

Esse KPI se refere ao esforço dos funcionários x resultados entregues. Ou seja, quanto foi produzido pelo funcionário e quais recursos foram necessários para alcançar este resultado.
Indicadores de capacidade

Indica qual a capacidade de produção e em quanto tempo. Ex: Quantas peças uma fábrica consegue produzir em um determinado período.

2- Indicadores de qualidade

Está ligado a satisfação e aceitação dos clientes com um produto ou serviço entregue. Se o produto ou serviço foi entregue dentro de todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pela empresa.

3- Indicadores estratégicos

Aponta a situação da empresa em relação ao planejamento feito. Possibilita comparar resultados, controlar objetivos e repensar formas para melhoria contínua de processos.

Qual a importância de se utilizar os indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho de processos são usados para o monitoramento das atividades da empresa.

Isto é: rastrear e seguir o andamento do processo, coletando informações relevantes e disponibilizando-as de forma acessível para que os gestores estudem e tomem as decisões corretas, trazendo eficiência e eficácia aos processos e, consequentemente, resultados positivos para a empresa.

Portanto, indicadores de desempenho de processos são extremamente importantes para a gestão de um processo BPM, por exemplo. Eles trazem à tona as informações necessárias para que se possa analisar os processos com o objetivo de melhorá-los continuamente para o atingimento dos objetivos corporativos estratégicos.

Diferencie KPI’s de indicadores genéricos

Métrica e KPI são indicadores de gestão, mas basicamente a diferença entre eles é que um é a base do outro, um dá continuidade ao outro.

As métricas são informações sobre o negócio, os KPIs são resultados de alguma ação que foi tomada com base nas métricas.

Como formar um KPI?

Antes de montar um kpi, é interessante levar em consideração alguns pontos importantes, são eles:

  • Ter claro quais são as expectativas ou objetivos do gestor;
  • Focar nas variáveis mais importantes que mostram o objetivo;
  • Elaborar os indicadores de desempenho que meçam as variáveis;
  • Levar uma análise comparativa.

Após seguir os pontos citados, há uma estruturação básica para a formação de KPI’s

indicadores de desempenho kpi ufabc jr consultoria empresarial

Como escolher um bom KPI?

Os KPIs são intrinsecamente relacionados aos objetivos por um motivo: são eles que medem a performance de cada um dos objetivos.
Saiba que indicadores errados mostram performances erradas. Assim, você pode ter a impressão de que está indo muito bem, mas na verdade não está — e vice-versa.

Bônus: Quais são as características para ter bons indicadores de desempenho?

Relevância

Um dos maiores equívocos na escolha dos KPIs é optar por indicadores de vaidade, ou seja, números que não mostram nenhum resultado, mas que fazem a equipe de Marketing ficar feliz.

Por exemplo, indicadores primários como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais não mostram resultados concretos; eles apenas parecem importantes. Tenha foco no que realmente importa.

Deve ser mensurável

Para escolher um KPI principal, ele precisa estar disponível, para que possa ser mensurado e analisado corretamente (numericamente). Por exemplo: você só pode quantificar leads após começar a gerá-los.

Possuir periodicidade

O KPI precisa ser medido constantemente, pois é esse acompanhamento que permite entender o que funciona, o que não funciona e se o ROI é interessante.
Escolha KPIs que possam ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decisões periódicas.

Análise de KPI’s

O processo de mensuração de ações e resultados deve ser uma prática frequente, possibilitando a comparação de resultados e uma melhor elaboração de planejamentos estratégicos.

É importante que as informações coletadas para essa mensuração sejam confiáveis e seguras, e para isso nada melhor do que observar os indicadores de gestão em tempo real.

Existem no mercado, soluções de Business Intelligence que viabilizam muito esse processo tornando a leitura e análise dos indicadores mais fáceis e rápidas.

Para saber mais sobre Businesse Intelligence (BI), nós vamos te ajudar! Confira aqui!

As soluções BI são grandes aliadas no momento de cruzar informações e gerar indicadores de gestão conclusivos e de fácil compreensão, permitindo ações fundamentadas na real situação da empresa.

Um bom exemplo de solução inteligente é o Power BI, produto da Microsoft que reúne um conjunto de ferramentas para análise de informações corporativas que permite o desenvolvimento de dashboards e indicadores de gestão de forma fácil, rápida e intuitiva.

O Power BI conecta com inúmeras fontes de dados, bem como, Páginas Web, Planilhas de Excel e qualquer Banco de dados, além de ser uma ferramenta que segue o conceito Self-Service BI, de fácil utilização, permitindo que usuários de negócio consigam desenvolver seus próprios dashboards sem o auxílio da equipe de TI.

Não resta dúvidas de que para garantir a saúde do seu negócio você precisará constantemente planejar ações e medir resultados.

Utilizar métricas e KPIs como forma de monitorar suas metas e agir de acordo com as informações que eles apontam é a melhor maneira de garantir o sucesso do seu negócio.


AUTOR: Leonardo Tronco

Confira nossas redes sociais!

Facebook 

Instagram

Essa é a aba de cookies que utilizamos para maximizar a sua experiência aqui dentro do site. Você pode editar suas preferências de cookies, clicando em "Preferências", ou clicar em "Aceitar todos" para aceitar todos os cookies.
PreferênciasAceitar todos
Política de Cookies

Política de Privacidade

Esse website usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo nosso website. Os cookies que são categorizados como necessários são guardados no seu navegador como essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do website. Nós também utilizamos cookies de terceiros para nos ajudar a analisar e entender como você usa o nosso website. Esses cookies serão guardados no seu navegador apenas com seu consentimento. Você também tem a opção de não optar por eles, mas isso pode afetar sua experiência.
Necessary
Sempre activado
Cookies necessários são absolutamente essenciais para o website funcionar corretamente. Esses cookies asseguram as funções básicas e os recursos de segurança do website, anonimamente.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Cookies funcionais ajudam com a performance de funcionalidades específicas como compartilhar o conteúdo do website em redes sociais, coletar feedbacs e outros recursos de terceiros.
Performance
Cookies de performance são utilizados para entender e analisar os índices chave de performance do website que ajuda em entregar uma experiência de usuário melhor para os visitantes.
Analytics
Cookies de analytics são utilizados para entender como os visitantes interagem com o seu website. Esses cookies ajudam a prover informação de métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, entre outras.
Anúncios
Cookies de anúncios são usados para prover os nossos visitantes com os anúncios e as campanhas de marketing mais relevantes. Esses cookies acompanham visitantes através dos websites e coletam informação para prover anúncios customizados.
Outros
Outros cookies ainda não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e não foram classificados em uma categoria ainda.
GUARDAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo
close menu icon

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat