Inovações em tempos de crise

Inovações em Tempos de Crise

Quando a pauta é sobre crise econômica, os assuntos relacionados sempre são: recessão, desemprego, dívidas, dificuldades, entre outros. Tempos de crise não são fáceis, porém, são nesses momentos que as pessoas comentam muito sobre suas necessidades e desejos. Cabe a você olhar para esse cenário repleto de oportunidades e apostar em inovações para tirar grande proveito disso.

Podemos até achar que é mentira, mas é na hora do aperto que as novas ideias aparecem. É aí que nasce a chance de muitas pessoas apostarem em melhorias, aprimorar produtos já existentes, criar um novo negócio, e sair desse ciclo vicioso de crise.

Vá atrás das inovações

É muito raro ver uma lagosta na praia, porém, quando isso acontece, é um momento muito importante na vida desses animais, as lagostas vão até a praia para se esfregarem nas pedras da costa com o objetivo de quebrar suas cascas para continuar o seu ciclo de crescimento, ou seja, é no meio de muita pressão que conseguem crescer.

E isso não se aplica exclusivamente a esses animais. Se pararmos um pouco para refletir, essas situações estão presentes em diversos momentos de nossas vidas. Cabe a nós irmos até a praia para transformar toda essa pressão em desenvolvimento.

O melhor momento para alavancar o seu negócio

Todo mundo evita o fracasso, e não é para menos, fracassar é sinônimo de derrota, incompetência e frustração, e ninguém quer se tornar alvo de críticas e rejeição para sua vida ou carreira.

Mas, e se o fracasso não for um inimigo, e se for apenas uma etapa para chegar no sucesso?

A escritora Joanne Kathleen Rowling, autora da saga Harry Potter, nem sempre esteve no topo do sucesso, e hoje, não tem medo de falar sobre seu fracasso. Joanne trabalhava como secretária quando foi demitida do seu serviço por escrever histórias em horários de trabalho e, além disso, foi diagnosticada com depressão após se separar com uma filha pequena para cuidar. A situação não tinha como piorar, e para se distrair, descontou sua frustração nas histórias infantis. Até escrever o seu primeiro livro, Harry Potter e a pedra filosofal.

Hoje, Joanne, ou melhor, “J. K. Rowling”, é a escritora mais bem-sucedida do mundo. E não enxerga o fracasso como algo ruim na sua vida, como ela diz: ”O fundo do poço se tornou a sólida fundação sobre a qual reconstruí minha vida”.

Como aproveitar os momentos difíceis, gerando inovações

Separamos algumas dicas e estratégias para mostrar como as inovações pode se tornar uma grande oportunidade para se prevenir dos efeitos negativos da crise.

1. Planejamento

Em tempos turbulentos em que sua empresa está sendo afetada tanto financeiramente quanto internamente, um planejamento é de extrema importância. Seja financeiro ou estrutural, irá direcionar seu negócio para alcançar as metas.

2. Incentive novas ideias

Todas as inovações começam de uma simples ideia, então invista em momentos como caixas de sugestão, brainstorming e reuniões. Incentive novas ideias dentro da sua empresa. Qualquer pessoa pode ter algo a acrescentar, então receba novas sugestões e valorize feedbacks. As pessoas precisam saber que não existe certo ou errado e que elas não serão julgadas.

3. Analise os riscos

Um processo inovador envolve alguns riscos. Faça testes com seu produto, viabilize-o para saber a aceitação dos clientes antes de investir mais tempo e dinheiro.

4. Ouça seu cliente

Pesquise os problemas do mercado e estude as tendências. Para pensar em melhores soluções, você precisa ouvir o que seu cliente tem a dizer para tomar decisões mais assertivas.

5. Observe o que está errado

Analise o custo de produção, desperdícios de matéria-prima, retrabalhos, processos que possam ser otimizados e mapeie os processos da sua empresa para que sejam os mais produtivos possíveis.

6. Informe-se e capacite-se

A crise pode ser um fator que te desenvolverá muito, porém, pode te derrubar do mesmo jeito. Então, por ser um cenário instável, é super importante que todas as decisões sejam tomadas da forma mais assertiva e estratégica possível. Tome decisões mais baseadas na razão do que na emoção.

7. Invista na fidelização de clientes

É muito mais fácil e barato manter um cliente já existente do que ir atrás de um novo, então trace planos de ação voltados para a fidelização dos clientes, que é uma das principais estratégias para alavancar o negócio.

Conclusão

Por fim, tempos difíceis sempre estarão presentes em nossas vidas, porém, temos o poder de decidir com qual olhar vamos enfrentar os problemas, podemos nos lamentar e esperar a oportunidade passar, ou, extrair o melhor desse cenário e revolucionar o seu negócio.

Inovações são extremamente necessárias para uma grande empresa de sucesso, e é esse o grande diferencial que todas as empresas que, mesmo em momentos de crise, permanecem no topo.

Conte com a UFABC Jr. para se manter no topo, entre em contato conosco para saber mais do nosso portfólio.

Autor: Bernardo Grisolino

Inovações em tempos de crise - Bernardo

Visite nossas redes sociais:
Facebook | InstagramLinkedin

Um pensamento em “Inovações em tempos de crise

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *