Muitas profissionais quando contemplados com cargos de liderança encontram dificuldades em desempenhar tal função e passam a acreditar no dilema: “Nasce líder”, supondo que apenas quem possui essa essência, pode exercer um papel de liderança. Mas, isso não é verdade, existem atributos que podem ser trabalhados e desenvolvidos para trazer aspectos de liderança a qualquer pessoa.
Nesse artigo, discutiremos sobre as principais características que um bom líder deve ter, além de quebrar alguns mitos sobre a liderança.
O que é liderança ?
Primeiramente, é preciso começar desconstruindo algumas ideias sobre liderança. Portanto, Se você acha que a atividade do líder se resume a dar ordens, estipular metas altas, você não está no caminho certo. É preciso entender que uma equipe é formada por pessoas e elas precisam desenvolver um espaço de bem estar e realização profissional para desempenhar um bom trabalho, cobranças excessivas geram estresse e desmotivam a equipe.
Mas como o lider deve agir ?
O líder, além de construir uma atmosfera positiva, como comentado acima, deve ser capaz de gerir, motivar, influenciar e delegar tarefas para cada membro. Vamos pegar o exemplo de uma Orquestra. Mesmo que haja músicos muito talentosos, será que eles irão conseguir dar o seu melhor, tocar harmonicamente e em sintonia sem o auxílio de um bom maestro ?
Essa mesma ideia pode ser usada em uma empresa. Os colaboradores precisam de um bom gestor para atingirem seu máximo desenvolvimento. Mas, como me torno um bom líder ?
Como ser um bom líder ?
Existem características que são imprescindíveis para desempenhar um bom papel de liderança. Além de aspectos individuais, é preciso saber administrar trabalhos em equipe, conciliar problemas, divergências, entre outras.
Quer saber mais sobre essas características ? então continue lendo.
Características de um bom líder
– Comunicação, é imprescindível que um líder consiga se expressar e principalmente ouvir o que os subordinados tem a dizer. Boas ideias podem surgir, além de motivar a comunicação da equipe, exercita a criatividade dos colaboradores.
– Feedback, saber reconhecer os pontos positivos da sua equipe, influencia e motiva o individual. Mas, também é importante transmitir feedbacks que orientem pontos de melhora. Um bom líder, também deve estar aberto a receber feedbacks, aceitando e admitindo seus erros.
– Delegar tarefas, é importante saber distribuir funções de acordo com as capacidades de cada um, a fim de exercitar a máxima capacidade individual e consequentemente coletiva. Conhecer, conversar com cada funcionário, saber quais são os desejos, vontades, preferências, ajuda na hora de delegar tarefas e a identificar talentos.
Leia também: “SUPERAR E AGIR NO MUNDO DOS NEGÓCIOS”
– Traçar metas, essa é um ponto delicado, um líder deve ser virtuoso nessa tarefa. Não deve definir metas que não façam sentido para sua equipe, ou que sejam inalcançáveis, além de desmotivar a equipe, as metas não serão batidas. Converse, trace metas junto ao seu time e que façam sentido para todos.
– Motivação, por exemplo, delegue tarefas que podem ser cumpridas pelos seus funcionários, reconheça os esforços e entregas dos colaboradores.
Continue lendo e saiba quais são as 9 características de um líder!
– Autoconfiança, ou seja, demonstre segurança a sua equipe, isso fará com que se sintam mais seguros.
– Equilíbrio, mantenha sempre um inteligência emocional. Separe seu lado profissional do pessoal, os problemas particulares não podem interferir na relação com a equipe. Um gestor desequilibrado afeta o desempenho, motivação e faz com que resultados se percam.
– Capacitação, um líder deve estar sempre buscando por inovações na arte de gerir pessoas. Seja fazendo cursos, lendo livros, participando de palestras.
– Organização, cultura organizacional e disciplina. O liderado é o reflexo do líder.
AUTOR: GUILHERME ANDRE – Assessor de Mercado
Visite nossas redes sociais:
Facebook | Instagram| Linkedin
4 pensamentos em “LIDERANÇA, COMO SER UM LÍDER”