Marketing de conteúdo: saiba como definir estratégias

Marketing de conteúdo: saiba como definir estratégias eficientes

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O Marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de realizar a prospecção passiva. Para o Marketing Digital essa estratégias é uma das primordiais, pois possibilita que você atraia clientes pelo que divulga, no repasse de conhecimento a eles, gerando confiança e fidelidade a sua marca.

Nesse artigo vamos ensinar a definir cinco estratégias para a produção de um marketing de conteúdo eficiente, além de duas dicas extras que juntas iram gerir muitos resultados.

  • Determine qual conteúdo você quer postar
  • Defina para quem vai produzir
  • Como definir a frequência
  • Como mensurar resultado
  • Gerando vendas e engajamento
  • Dicas extras

Porque investir no marketing de conteúdo?

Uma das principais maneiras de você atrair clientes é produzindo conteúdo que seja interessante para ele. Cerca de 62% das pessoas fazem pesquisa utilizando sites de busca (Google, Yahoo) e apenas 29% quer conversar com um vendedor. Ou seja, se você somente focar no vendedor em ir atrás de clientes, certamente não vai conseguir atingir um grande público. 

Quando você cria um conteúdo de qualidade e passa esse conhecimento para as pessoas, elas começam a reconhecer sua marca e você gera autoridade com isso. Além de conseguir aumentar as chances das pessoas se engajarem com sua marca e como um processo natural, irão confiar em você.

Seguindo esse caminho, você consegue auxiliar nas vendas e gerar leads (contato gerado por um cadastro realizado em um site ou formulário), além de ajudar na fidelização do cliente. 

Fonte: Rock Content


#1 – Determine qual conteúdo você quer postar

Aqui você precisa pensar assuntos que você vai começar a produzir e quais ferramentas irá utilizar para isso. É importante produzir conteúdos diferentes para cada ferramenta e assim aumentar as chances do seu cliente te seguir em todas e alcançar um maior engajamento.

Marketing de conteúdo: saiba como definir estratégias eficientes

Para ajudar você a definir um caminho e estruturar os conteúdos que deseja postar, separei alguns tópicos:

  1. Pense em qual assunto você quer se tornar um Expert e que se relacione com o serviço ou produto oferecido por sua empresa.
  2. Separe as principais dores dos seus clientes
  3. Leve em conta o cenário atual
  4. Quem vai escrever ou produzir o conteúdo?
  5. Calendário Editorial

 

#Exemplo na prática

Para facilitar a visualização e ajudar você na construção deste processo, elaboramos um exemplo da UFABC Jr., veja abaixo:

Na UFABC jr. realizamos o serviço de Plano de Marketing Digital, então nos especializamos nesse assunto e agora produzimos conteúdos voltados para isso, como esse texto de Marketing de conteúdo. Sabemos que nossos clientes não possuem um Marketing Digital muito estruturado, geralmente tem problemas com sites e engajamento nas redes sociais.

Além disso, temos em nosso portfólio diversos tipos de serviço, como Mapeamento de Processos e Plano de negócios, mas levando em conta o cenário atual que estamos (pandemia) entendemos que a demanda no mercado é mais voltada para vendas e empreendedorismo no quesito virtual. Por isso, decidimos dar mais atenção aos nossos serviços como Plano de Marketing Digital, desenvolvimento de Site etc.

Aqui na nossa empresa, todos os membros produzem conteúdos para o nosso blog, a fim de termos uma visão estratégica de diversas áreas. Porém quem organiza os posts e produz para nossas redes sociais são os membros nosso time de Marketing Digital.

Isso é importante é necessário manter uma frequência nas suas postagens para continuar gerando engajamento. Por isso, no seu time você tem que definir quais serão as pessoas que iram escrever ou produzir esses conteúdos.

Porque fazer: Nada mais é que criar um calendário com postagens pré-definidas. Isso é importante pois te ajuda na organização e você garante que nunca vai faltar conteúdo.


#2 – Como definir para quem vou produzir?

Bom, você deve se perguntar se não é para seu público alvo? Sim, é para ele mesmo. Mas, isso ele pode ser abrangente demais e dificultar ser assertivo de fato. Para isso, separei algumas perguntas que vão te guiar:

  • Quem compra o seu serviço?
  • Quais são suas principais dificuldades?
  • Onde você consegue atuar?
  • Quem segue? O que lê?
  • Onde essas pessoas estão?
  • Quais são seus principais objetivos?

Além disso, é muito legal você ter uma persona definida. Uma persona diferente do público alvo é  a criação de um personagem representativo do seu cliente, com características fictícias e generalizada. Esse perfil traz características específicas que definem o seu cliente perfeito. Está dentro do seu público, precisa do seu produto e você entende o motivo pelo qual ele precisa. 

Com a persona definida, você pode pensar cada vez que for postar um conteúdo se ela se agradaria com ele. 

Temos uma planilha que monta a persona! Baixe agora, Clicando aqui.


#3 – Como definir a frequência?

O Marketing Digital não funciona se você não for insistente e não manter uma frequência! 

tempo de conteúdo

Como vemos na imagem, o conteúdo na web é muito dinâmico, principalmente nas redes sociais, por isso você sempre precisa estar atualizando para não perder o engajamento. 

Só não se engane com o blog… Apesar do seu conteúdo lá durar bastante tempo (o que é muito bom) se você não manter uma frequência seus textos tornam-se desatualizados e você dificilmente vai conseguir fidelizar pessoas nele. Além de que um blog com diversos conteúdos de qualidade ajuda no rankeamento dele no Google, ou seja, aumenta as chances das pessoas encontrarem ele facilmente. 

Esse ponto de rankeamento no Google se chama SEO, que é um conjunto de estratégias que juntas posicionar seu site nas primeiras páginas de busca. É uma métrica extremamente importante no Marketing Digital!

Quer saber mais sobre SEO? Recomendamos a leitura do seguinte artigo:

E não existe uma frequência exata para cada ferramenta que você vai produzir, o importante é conseguir manter uma rotina e produzir conteúdos de qualidade que geram de fato valor para as pessoas.


#4 – Como mensurar resultado?

Agora que já estruturamos o nosso Marketing de Conteúdo, então legal vai tudo dar certo e amanhã terei muitos leads

Bom, não é bem assim… As estratégias para Marketing Digital levam um certo tempo até trazerem resultados, pois precisamos conseguir seguidores, atraí-los, gerar engajamento e produzir muito. 

Mas, calma aí que tem um jeito de saber se tudo está dando certo. É através da mensuração de resultados, que é muito importante estarmos sempre atento. E como mensurar?

  • Reconhecimento da marca: Analise se seus seguidores ou leitores estão aumentando.Esse ponto pode ser feito pela observação no número de visitantes no site, compartilhamentos, menções à marca nas redes sociais, entre outros.
  • Conexão com vendas: O objetivo final de insistir no Marketing de Conteúdo é gerar leads, pessoas que entraram em contato com a sua empresa de alguma forma, como preenchendo de formulário ou chamando no Whatsapp. Dessa forma, esteja alinhado com o seu time de vendas, pergunte quantos leads vieram pelas redes sociais ou site e acompanhe os números.
  • Criar relatório: Crie um relatório semanal ou mensal (de acordo com seu objetivo) para acompanhar se você está evoluindo. Aqui é legal pensar, que o importante não é se você está com muitos seguidores, mas se os que têm de fato estão engajados com a sua marca.

#5 – Gerando engajamento

Legal, agora que você já sabe como estruturar seu Marketing de Conteúdo, mas como de fato gerar engajamento?

Se você quer se tornar relevante no mercado precisa criar conteúdo relevante. Use as dicas acima para decidir qual conteúdo vai ser postado e para quem.

Para ser visto como autoridade em seus conteúdos, procure trazer provas sociais, cases de sucesso da sua empresa e gere proximidade com seu público. É importante, pensar em diferentes tipos de conteúdos para cada etapa do funil.

Funil

  • O topo de funil são as pessoas que ainda não conhecem sua marca, ou então que não tenham interesse em comprar algo, por isso é essencial fazer um conteúdo mais geral, dando dicas, explicando algo, com o intuito de realmente ajudar e gerar valor ao seguidor ou leitor.
  • O meio de funil é voltado para as pessoas que já conhecem um pouco da sua empresa, mas de fato ainda não se convenceram de comprar algo com você.
  • O fundo do funil, é quando você pode ser mais “agressivo” e mostrar seus serviços/produtos, mostrar soluções que já fizeram e até entrar em contato com a pessoa rola aqui.

Por fim, sempre seja simpático com as pessoas, responda no inbox, Direct e comentário. Seja empático com as dores dela, mostre atenção e interesse por isso. Tenha certeza, que esses gestos irão fazer toda a diferença! 


# Dicas extras

Uma dica para conseguir alcançar mais pessoas e conseguir mais engajamento é procurar grupos voltados a área que sua empresa atua. Por exemplo, nós da UFABC jr. somos uma Consultoria Empresarial, então procuramos grupos em redes sociais como linkedIn e Facebook sobre o assunto e compartilhamos nossos conteúdos lá. Outra dica é fazer guestpost, ou seja, trocar posts com outras empresas ou parcerias.

Bom, agora você já sabe como estruturar seu Marketing de Conteúdo, o próximo passo é colocar em prática! Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar! Qualquer dúvida estamos a disposição. 🙂


AUTORA: Mariane Malouf – Líder e assessora de Marketing Digital.

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