Segundo o IBGE (2019), 94% das residências brasileiras já possuem pelo menos um aparelho celular, e 98,6% das pessoas entrevistadas utilizam seus celulares para acessar a internet.
Com a ampliação do acesso à web nos dias atuais, trabalhar com as redes sociais tem se tornado de vital importância para que uma empresa esteja bem nutrida e conquiste espaço no imaginário das pessoas, e por essa razão, toda empresa deveria se preocupar com o Engajamento em suas redes.
Mas você sabe o que é Engajamento?
O que significa Engajamento no contexto das redes sociais?
Para o Marketing Digital, o engajamento representa uma ação realizada com qualquer conteúdo dentro de uma rede social, como por exemplo o Facebook, o Instagram ou até mesmo o Linkedin. Para simplificar, alguns exemplos de engajamento poderiam ser: curtidas e comentários em algum post, número de compartilhamentos de certo conteúdo, número de clicks e etc.
Com base nesse tipo de ação, costuma-se medir o interesse do usuário naquele tipo de conteúdo. Entretanto, é importante lembrar que essa ação precisa ser realizada de forma ativa, e por isso, o número de visualizações não costuma ser contabilizado como engajamento.
Ranking do Engajamento
Além disso, podemos classificar os diferentes tipos de engajamento em um ranking, do menos, para o mais importante. Veja a imagem abaixo:
Com esse ranking, podemos observar que alguns tipos de ações são mais valiosas que outras. Por exemplo, a visualização possui o menor peso, e isso ocorre porque muitas vezes passamos por uma publicação no feed sem nem ao menos observarmos a imagem ou lermos o texto, mas mesmo assim, isso acaba entrando para a contagem das visualizações, o que faz com que esse número não seja tão relevante.
As curtidas estão em um degrau acima, porque necessitam de uma interação ativa do usuário com o post, mas não necessariamente representam um grande interesse.
Por outro lado, ações como comentar, compartilhar, e salvar são muito mais importantes, e são o objetivo de toda pessoa que trabalha com Marketing Digital. Elas representam um engajamento de alta qualidade, pois requerem um maior esforço dos seguidores, e com elas podemos ter uma noção mais precisa do real interesse dos usuários por trás de cada conteúdo.
A importância do Engajamento
Mas então, qual é a importância do engajamento? De forma resumida, seguidores engajados são seguidores que se interessam pelo seu conteúdo e que se identificam com a sua persona. Portanto, seguidores com esse perfil estarão mais propensos a adquirir um produto ou serviço da sua empresa. Nesse sentido, um maior engajamento significa um maior número de vendas.
Calculando o Engajamento
Existem várias formas de medir o engajamento, e elas também variam de acordo com a plataforma utilizada. Por exemplo, o Instagram Analytics possui métricas diferentes do YouTube, e isso se dá pela própria natureza das redes, visto que elas possuem formas diferentes de apresentar seus conteúdos. Também existem ferramentas pagas que podem automaticamente fazer o cálculo com base nas suas redes.
Entretanto, podemos usar algumas fórmulas para calcular o engajamento. Seguem algumas formas de calcular suas interações em posts:
Lembre-se, os profissionais de mídias sociais geralmente consideram de 1 a 5% uma taxa saudável de engajamento
5 dicas para aumentar o engajamento
Agora que já sabemos o que é engajamento e como calculá-lo, veremos dicas para aumentá-lo. As estratégias a seguir deram certo para outras empresas que utilizam as suas redes sociais para alavancar as vendas.
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Gere conversas verdadeiras
Tendo em vista que os comentários são uma parte importante do engajamento, é necessário estimular diálogos com os seus seguidores. Para fazer isso da melhor forma, tente criar conversas humanizadas, e evite tentar vender seu produto a todo custo. Devemos lembrar que as pessoas usam as redes sociais para se entreterem, e a compreensão desse fato é essencial para criar um conteúdo contagiante.
No Instagram, uma boa ferramenta para isso são os Stories. Com eles, é possível ter um contato ainda mais próximo com os seguidores. Use a ferramenta da caixinha de perguntas e permita que seu público se expresse por meio de enquetes. Dessa forma, você engaja seu público e simultaneamente passa a conhecê-lo ainda mais.
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Crie conteúdo útil e agregador
Para conseguir criar conteúdo relevante para seus seguidores, primeiro é necessário ter bem definido qual é o seu público. Com isso em mente, você poderá fazer conteúdos que resolvam as dores e estimulem os desejos de seus clientes. Desse modo, você irá conquistar engajamento, afinal, estará gerando conteúdo direcionado que conversa diretamente com o seu público-alvo.
Apesar da criação desse tipo de conteúdo ser bem mais trabalhosa, você será recompensado com o crescimento das suas métricas de compartilhamentos e postagens salvas. Vale a pena.
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Seja criativo
Criatividade é importante para ter sucesso em todas as áreas da vida, e isso não é diferente nas redes sociais. Seja inovador e traga ideias nunca antes vistas. Tente misturar tudo aquilo que você já conhece para criar algo novo e gerar ainda mais engajamento.
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Trabalhe com assuntos que estão nos Trends
Quando trabalhamos com coisas que estão nos Trends, a chance de criar um conteúdo viral é muito maior. Não tenha medo de criar conteúdos que seguem as tendências da internet. Dialogue sempre com ideias de sucesso presentes no Tik Tok, Instagram e Twitter.
Para checar quais assuntos estão em voga, experimente analisar Trending Topics do Twitter e o Google Trends.
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Experimente diferentes formas de abordagem
Não tenha medo de errar. Tente experimentar várias maneiras de se comunicar com seu público e depois analise o que deu certo e o que deu errado. Com um grande volume de posts, você logo entenderá o que funciona para cativar seus seguidores.
Dica bônus
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Autor: Gabriel de Moraes