O que é engajamento, como calcular e 5 dicas para aumentá-lo

Segundo o IBGE (2019), 94% das residências brasileiras já possuem pelo menos um aparelho celular, e 98,6% das pessoas entrevistadas utilizam seus celulares para acessar a internet.

Com a ampliação do acesso à web nos dias atuais, trabalhar com as redes sociais tem se tornado de vital importância para que uma empresa esteja bem nutrida e conquiste espaço no imaginário das pessoas, e por essa razão, toda empresa deveria se preocupar com o Engajamento em suas redes. 

Mas você sabe o que é Engajamento?

O que significa Engajamento no contexto das redes sociais?

Para o Marketing Digital, o engajamento representa uma ação realizada com qualquer conteúdo dentro de uma rede social, como por exemplo o Facebook, o Instagram ou até mesmo o Linkedin. Para simplificar, alguns exemplos de engajamento poderiam ser: curtidas e comentários em algum post, número de compartilhamentos de certo conteúdo, número de clicks e etc.

Com base nesse tipo de ação, costuma-se medir o interesse do usuário naquele tipo de conteúdo. Entretanto, é importante lembrar que essa ação precisa ser realizada de forma ativa, e por isso, o número de visualizações não costuma ser contabilizado como engajamento.

Ranking do Engajamento

Além disso, podemos classificar os diferentes tipos de engajamento em um ranking, do menos, para o mais importante. Veja a imagem abaixo:

#PraCegoVer: A imagem mostra diversos símbolos em forma de escadinha. Ao lado do primeiro degrau temos uma seta para baixo, com a legenda “Menor Peso”, e ao lado do último degrau temos uma seta para cima, com a legenda “Maior Peso”. No primeiro degrau temos o símbolo de um olho, com a legenda “Visualizar”. No segundo degrau, temos o símbolo de um coração, com a legenda “Curtir”. No terceiro degrau, temos o símbolo de um balãozinho de conversa, com a legenda “Comentar”. No penúltimo degrau, temos o símbolo de uma seta, com a legenda “Compartilhar”. Por fim, no último degrau temos o símbolo de uma bandeira, com a legenda “Salvar.”

Com esse ranking, podemos observar que alguns tipos de ações são mais valiosas que outras. Por exemplo, a visualização possui o menor peso, e isso ocorre porque muitas vezes passamos por uma publicação no feed sem nem ao menos observarmos a imagem ou lermos o texto, mas mesmo assim, isso acaba entrando para a contagem das visualizações, o que faz com que esse número não seja tão relevante.

As curtidas estão em um degrau acima, porque necessitam de uma interação ativa do usuário com o post, mas não necessariamente representam um grande interesse.

Por outro lado, ações como comentar, compartilhar, e salvar são muito mais importantes, e são o objetivo de toda pessoa que trabalha com Marketing Digital. Elas representam um engajamento de alta qualidade, pois requerem um maior esforço dos seguidores, e com elas podemos ter uma noção mais precisa do real interesse dos usuários por trás de cada conteúdo.

A importância do Engajamento

Mas então, qual é a importância do engajamento? De forma resumida, seguidores engajados são seguidores que se interessam pelo seu conteúdo e que se identificam com a sua persona. Portanto, seguidores com esse perfil estarão mais propensos a adquirir um produto ou serviço da sua empresa. Nesse sentido, um maior engajamento significa um maior número de vendas.

Calculando o Engajamento

Existem várias formas de medir o engajamento, e elas também variam de acordo com a plataforma utilizada. Por exemplo, o Instagram Analytics possui métricas diferentes do YouTube, e isso se dá pela própria natureza das redes, visto que elas possuem formas diferentes de apresentar seus conteúdos. Também existem ferramentas pagas que podem automaticamente fazer o cálculo com base nas suas redes. 

Entretanto, podemos usar algumas fórmulas para calcular o engajamento. Seguem algumas formas de calcular suas interações em posts:

Lembre-se, os profissionais de mídias sociais geralmente consideram de 1 a 5% uma taxa saudável de engajamento

5 dicas para aumentar o engajamento

Agora que já sabemos o que é engajamento e como calculá-lo, veremos dicas para aumentá-lo. As estratégias a seguir deram certo para outras empresas que utilizam as suas redes sociais para alavancar as vendas.

  1. Gere conversas verdadeiras  

Tendo em vista que os comentários são uma parte importante do engajamento, é necessário estimular diálogos com os seus seguidores. Para fazer isso da melhor forma, tente criar conversas humanizadas, e evite tentar vender seu produto a todo custo. Devemos lembrar que as pessoas usam as redes sociais para se entreterem, e a compreensão desse fato é essencial para criar um conteúdo contagiante.

No Instagram, uma boa ferramenta para isso são os Stories. Com eles, é possível ter um contato ainda mais próximo com os seguidores. Use a ferramenta da caixinha de perguntas e permita que seu público se expresse por meio de enquetes. Dessa forma, você engaja seu público e simultaneamente passa a conhecê-lo ainda mais.

  1. Crie conteúdo útil e agregador

Para conseguir criar conteúdo relevante para seus seguidores, primeiro é necessário ter bem definido qual é o seu público. Com isso em mente, você poderá fazer conteúdos que resolvam as dores e estimulem os desejos de seus clientes. Desse modo, você irá conquistar engajamento, afinal, estará gerando conteúdo direcionado que conversa diretamente com o seu público-alvo.

Apesar da criação desse tipo de conteúdo ser bem mais trabalhosa, você será recompensado com o crescimento das suas métricas de compartilhamentos e postagens salvas. Vale a pena.

  1. Seja criativo

Criatividade é importante para ter sucesso em todas as áreas da vida, e isso não é diferente nas redes sociais. Seja inovador e traga ideias nunca antes vistas. Tente misturar tudo aquilo que você já conhece para criar algo novo e gerar ainda mais engajamento.

  1. Trabalhe com assuntos que estão nos Trends

Quando trabalhamos com coisas que estão nos Trends, a chance de criar um conteúdo viral é muito maior. Não tenha medo de criar conteúdos que seguem as tendências da internet. Dialogue sempre com ideias de sucesso presentes no Tik Tok, Instagram e Twitter. 

Para checar quais assuntos estão em voga, experimente analisar Trending Topics do Twitter e o Google Trends.

  1. Experimente diferentes formas de abordagem

Não tenha medo de errar. Tente experimentar várias maneiras de se comunicar com seu público e depois analise o que deu certo e o que deu errado. Com um grande volume de posts, você logo entenderá o que funciona para cativar seus seguidores.

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Autor: Gabriel de Moraes

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