Mesmo que pareça abstrato, a gestão de funcionários se tornou uma variável com um peso cada vez maior para o sucesso da empresa. Sendo assim, a UFABC jr. apresenta os 3 pilares para uma boa gestão de pessoas.

 

  • Capacitação
  • Engajamento
  • Comunicação

Com isso levantado, devemos voltar para o início do século XX para entender melhor como o conceito de gestão de pessoas foi criado.


Início da Gestão de Pessoas

No período, as relações entre empregador e empregado passavam por grandes mudanças, dada o cenário de inserção de máquinas nas empresas. Sendo assim, surgiu, em estado embrionário é claro, algo que posteriormente originou a área de recursos humanos.

A partir desse desenvolvimento, percebeu-se que a gestão de pessoas se tornou fundamental para a prosperidade das firmas. Além disso, conciliando os diversos funcionários com o trabalho e com os valores envolvidos, formou-se um novo conceito de ambiente de trabalho.

Tal ambiente veio na contramão da origem de trabalho, que se referia a um instrumento de tortura. Dessa forma, o conceito de um bom ambiente de trabalho se integrou com diversos estilos de vida que apareceram ao longo do século XX. Um exemplo disso é o próprio American way of life, que dava um peso grande à satisfação de seu funcionário.

Ao mesmo passo que a satisfação de funcionários se tornou importante, os ambientes de trabalho se tornaram cada vez mais tecnológicos. Sendo assim, houve uma redefinição das atividades, sendo que a conciliação delas para que sejam realizadas da melhor maneira também é uma tarefa dos recursos humanos.

Sendo assim, percebemos que a gestão de pessoas se complexificou, e hoje se sustenta em 3 pilares que serão vistos a seguir.


Capacitação

A plena capacitação dos funcionários é a pauta que mais influencia a entrega de resultados dentro de uma empresa. Sendo assim, sua importância é notável. Sendo que a gerência deve garantir que todo conhecimento que é buscado pelos funcionários seja usado da maneira correta.

Com isso, entende-se que a gestão desse conhecimento para que o mesmo possa ser perpetuado para os outros funcionários pode ser organizada de diversas formas. Um exemplo disso é a possibilidade de organizar o conhecimento dos colaboradores em planilhas.

Tais planilhas devem conter o nível de conhecimento para realizar determinada atividade, por exemplo. Para dessa forma informar como a pessoa adquiriu tal conhecimento, de maneira que a fonte possa perpetuar o conhecimento para toda uma equipe.

  # Motivação

O tema da gestão de conhecimento influencia outro tema que influencia muito a capacitação dos colaboradores, que é a motivação. Um exemplo disso é o fato de que os membros de uma equipe que conseguem realizar plenamente todas as suas atividades fica mais motivada, e assim rende mais. Dessa forma, podemos desenvolver ideias que consigam motivar a equipe, sendo que um caminho é o apelo através da paixão pelo aprender.

O desenvolvimento da equipe através da capacitação precisa também de uma cobrança que seja justa e eficiente. Sendo que ela pode ser realizada por chefes da equipe em questão ou até mesmo que os membros cobrem uns aos outros. Como podemos ver, a supervisão de uma equipe de RH é fundamental, para que as cobranças e feedbacks sejam feitos de maneira correta.

Outra maneira incentivar os membros a se capacitar é a implantação de desafios relacionados à área. Assim, o colaborador que apresentar a melhor solução pode ganhar alguma recompensa (financeira ou apenas simbólica). Direcionando a equipe a dar um maior valor para o aprendizado dentro e fora do ambiente de trabalho.

Com base nisso, a equipe tende a se aproximar. Além disso, ao saber qual assunto é de maior conhecimento de determinado membro as atividades tendem a ser melhor delegadas, e assim mais produtivas.


Engajamento

O engajamento da equipe está muito relacionado à capacitação, pelo menos mais do que parece. Um exemplo disso é que a motivação para estar capacitado parte do engajamento que a pessoa tem junto com sua empresa.

Sendo assim, o primeiro passo para gerar uma equipe engajada é deixar quais são as metas da empresa para todos os colaboradores. Além disso, o planejamento estratégico para que todas as metas sejam alcançadas deve ser citado no dia-a-dia da empresa, bem como os seus valores. Tudo isso no intuito de gerar um ambiente que os funcionários se alinhem e tenham claro o que precisam fazer para o cumprimento de metas.

Com todos esses fatores dados, percebe-se que a ideia de membro ideal é a de membros que se auto motivem, assim como motivem seus colegas de trabalho. Dessa forma, os esforços para o crescimento da empresa, bem como auto-crescimento pessoal e profissional ficam quase que garantidos.

Essa auto motivação é fundamental no desempenho de atividades em equipe. Mesmo que pareça repetitivo, é importante ressaltar que o desenvolvimento dessas soft skills tem ganhado cada vez mais relevância no mercado de trabalho. Isso se deve muito à questões levantadas acima, de colaboradores que realmente sejam agentes transformadores.


Comunicação

Partindo dos outros pilares que sustentam uma boa gestão de pessoas, percebe-se que a comunicação interna tem alguns pontos que devem ser levantados. Sendo que apresentaremos ainda algumas ferramentas para isso.

Sendo assim, percebemos que a comunicação, para que seja eficiente, deve ser feita da maneira mais simples possível. Evitando ao máximo burocracias que possam atrapalhar seu fluxo ideal.

Dessa maneira, atenta-se ao fato de que as equipes que se comunicam de maneira mais eficiente são mais produtivas. Isso se deve ao fato de o tempo entre o comunicado e a tomada de decisão ser menor do que em empresas com uma comunicação mais burocrática.

Dessa forma, se os avisos puderem ser colocados em um canal que consiga apresentá-los de maneira sucinta, excelente. Um exemplo de ferramenta que pode ser usado (e é o canal de comunicação interna oficial da UFABC jr) é o Slack.

Dadas tais condições de comunicação, percebe-se que hoje em dia muitas empresas têm adotado canais oficiais de comunicação interna oficiais. Indo justamente na direção de uma comunicação eficiente que evita o uso de formalidades excessivas. A partir disso, as atividades em equipe “rodam” melhor também, o que resulta em uma equipe que entrega mais resultados de uma maneira mais leve. 


Conclusão

A partir de todos os pontos apresentados, percebe-se que a gestão de funcionários é um tema relativamente novo. Entretanto, apresenta uma relevância crescente, além de ser tangível a diversas áreas de uma empresa. Dessa forma, com seus pilares estruturados, podemos avaliar a gestão de pessoas como algo que deve dar o suporte para toda a empresa nos casos apresentados.

AUTOR : CESAR SANDRE – Assessor de Mercado

cesar sandre membro da ufabc jr

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