O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma forma de planejamento utilizado em diversas empresas, sendo que seu objetivo central é o desenvolvimento de competências que trarão melhoras no desempenho em diversas atividades. Além disso, o PDI pode ser usado para desenvolver competências no âmbito pessoal.
Traçar o PDI em equipe potencializa e desenvolve o talento de cada um, auxiliando na formação de uma equipe de alta performance. Dessa forma, é notável a importância de planejá-lo com todos os funcionários de uma área específica ou da empresa inteira.
A partir disso, o PDI será explicado em etapas por questões didáticas, como podemos ver a seguir:
Investigação.
Deve ser feita uma análise da atual situação da pessoa e quais são as suas metas pessoais e profissionais. Entretanto, é importante que ambas as aspirações estejam alinhadas, para que o PDI contemple todas as partes, sendo mais eficaz.
Quais são suas competências?
Nessa etapa deve ser mapeada as competências a serem desenvolvidas para chegar no objetivo elencado anteriormente. É importante salientar que o ponto a ser desenvolvido não necessariamente é um ponto fraco que impede o crescimento, mas também podem ser potencializados os pontos fortes.
Leia também: “O SEGREDO DOS RESULTADOS”
Desafios.
“Como desenvolver as competências mapeadas?” é a pergunta que deve ser feita nessa etapa do PDI. O desenvolvimento exige situações que tirem o profissional da zona de conforto para que ele se sinta desafiado à realizar no dia a dia. A partir dessa quebra de rotina as pessoas aprendem a lidar com as situações mais adversas.
Indicadores.
Após definir os objetivos a serem alcançados, é hora de elencar as metas ou métricas que indicarão se o objetivo foi cumprido. Por isso, é importante o uso de indicadores que se ajustem da melhor maneira à realidade que serão aplicados.
Prazos e acompanhamento.
Por fim é necessário definir um prazo para o objetivo ser alcançado. Os prazos não devem ser muito curtos já que a ideia do PDI é instaurar uma nova rotina profissional, mas também não deve ser muito longo a ponto de não criar um senso de urgência. Outro ponto importante é a escolha de um mentor, que é um suporte para o desenvolvimento ou apenas alguém que irá acompanhar o cumprimento das metas.
O Plano de Desenvolvimento Individual espera ter profissionais mais completos que caminham para um objetivo em comum com seu crescimento. Ele pode ser realizado em qualquer momento profissional, mas deve ser levado à risca pelo funcionário e seu mentor.
AUTORA: GIOVANNA MAZZOLIM – Diretora de Mercado
Visite nossas redes sociais: