Ao mesmo passo que o mercado avança sobre o mundo, existe cada vez mais uma demanda para que os agentes se tornem mais criativos. Dessa forma é necessário uma melhor organização para que o processo criativo seja executado de uma maneira fácil.

A criatividade pode significar tanto a criação quanto a mudança de algo que já existe. Dessa forma, o período de maior demanda para um processo criativo eficiente costuma ser um período de grande dificuldade na gestão de uma atividade, por exemplo. A partir disso, para que o processo criativo fique mais claro, devemos separá-lo em etapas.

Análise

A primeira etapa de um processo criativo requer uma compreensão maior sobre o momento da equipe ou momento individual. Dessa forma, conseguindo dimensionar da melhor maneira um possível problema, o processo criativo fica mais “limpo”.

Incubação

Com a análise concluída, é importante um distanciamento do problema. A partir disso são necessários insights que direcionem à criação de algo novo.

Testes

Um circuito de testes é necessário para verificar a validade de tudo que foi pensado. A partir disso, também é importante a existência de um olhar crítico sobre a performance das novas ideias no circuito de teste.

As grandes ideias surgem a partir de problemas e da maneira com a qual os mesmos estão sendo encarados. Com isso é importante um olhar crítico sobre os ambientes que são frequentados, para que assim os processos criativos sejam constantemente estimulados.

Veja também: “COMO IMPACTAR POSITIVAMENTE SEU NEGÓCIO”

Soluções UFABC jr empresa junior de consultoria empresarial

Com isso, existem alguns conceitos importantes que devem existir previamente a um processo criativo. A partir dessa ideia serão elencados x características importantes:

  1. Valorização de ideias: é muito importante que os insights que ocorrem ao longo de uma semana por exemplo. Com essa valorização, as ideias são priorizadas e podem ser resgatadas para melhores aplicação a qualquer momento.
  2. Questionamentos constantes: fazer perguntas estruturais para que problemas sejam mais facilmente detectados. Além disso, responder perguntas é uma maneira muito boa de estimular insights que ajudam na solução de problemas.
  3. Repertório: o desenvolvimento de algo novo depende muito da combinação de ideias antigas. A partir disso, manter-se constantemente atualizado para ter um repertório que possa alimentar os insights.

As soluções criativas são amplamente valorizadas na UFABC Júnior. Para um maior entendimento sobre a importância da criatividade nos nossos projetos, contrate a nossa Empresa.

AUTOR: CESAR SANDRE – Assessor de Mercado

cesar sandre ufabc jr consultoria empresarial

Visite nossas redes sociais:

Facebook | Instagram

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat