Storytelling é uma derivação da palavra “storyteller”, que em tradução para o português significa contador de história, técnica usada para transmitir uma narrativa de forma estratégica.
Mas como o storytelling pode te ajudar?
Ao mesmo tempo que você já conversava com um amigo, cliente ou fazia uma apresentação percebeu que as pessoas não estavam mantendo total concentração ou que faziam outra coisa no momento?
Atualmente o tempo é um recurso escasso. Portanto dividimos cada vez mais nossa atenção com os recursos digitais e tecnológicos. Dessa forma, torna-se cada vez mais difícil despertar a curiosidade e a atenção nas pessoas.
Ao passo que o storytelling se mostra uma alternativa para atrair esse interesse, com técnicas que causam imersão, deslumbram o ouvinte e fazem com que se sintam parte da apresentação. Assim como aquele filme que você tanto gosta.
Por exemplo, veja alguns casos de como o Storytelling pode funcionar.
Campanha promovida pela Dove “Real Beleza”, a história trata de assuntos sensíveis de universo feminino, acabando por comover e atrair a atenção dos telespectadores.
Dove
Além disso, outro sucesso do storytelling é o clipe promovido por uma empresa de comunicação em parceria com o Legião Urbana e a música “Eduardo e Mônica”. Entretanto, mesmo tendo se passado tantos anos da publicação da campanha, as pessoas se lembram.
Eduardo e Mônica
Dessa maneira, cabem como bons exemplos de storytelling e sua eficiência para manter o interesse e a lembrança nas pessoas. Ou seja, ele também é uma importante estratégia no mundo corporativo.
Storytelling no mundo corporativo
Inevitavelmente a comunicação é um dos principais fundamentos de qualquer corporação e por isso deve ser realizada de forma eficiente. Entretanto, diversas empresas, de pequeno a grande porte, encontram dificuldades em criar e manter um canal de comunicação eficiente.
Leia também: “COMUNICAÇÃO ASSERTIVA, A CHAVE PARA O SUCESSO”
Uma comunicação não eficiente, muitas vezes é gerada pela falta de interesse dos membros ou pelo grande volume de dados transmitidos, acabando por dificultando a memorização de informações. Consequentemente, prejudicando o repasse de informações com qualidade.
Ou seja, storytelling acaba se mostrando um aliado na hora de melhorar o intercâmbio de informações. Assim como os autores do livro Made to Stick: why some ideas survive and others die, 63% das pessoas se lembra de histórias, enquanto 5% se lembra de estatísticas individuais.
Mas como fazer um storytelling ?
1. Seja simples, verdadeiro e autêntico
Para fazer um bom storytelling você pode usar histórias vividas, não é preciso inventar coisas mirabolantes para impressionar. É melhor ser simples, usar algo que tenha ocorrido no seu cotidiano e o principal, seja verdadeiro evite cair em contradições.
2. Não se prenda a um formato
Uma apresentação não deve necessariamente seguir moldes, formatações. Use elementos visuais, animados, divertidos, que atraiam a atenção do espectador.
3. Crie um enredo
Exponha o ambiente onde as coisas irão ocorrer, use personagens para levar a mensagem final e evidenciar o conflito vivido.
Veja um exemplo de Storytelling
AUTOR: GUILHERME ANDRÉ – Assessor de Mercado
Visite nossas redes sociais:
Facebook | Instagram| Linkedin