AS TENDÊNCIAS E O MERCADO DAS CERVEJARIAS

Mercado das cervejarias UFABC jr empresa junior de consultoria empresarial

O Mercado de cervejarias

Que o setor de bebidas é um sucesso, todos nós sabemos. As cervejarias artesanais vem seguindo a mesma tendência do mercado e sendo responsável por um crescimento significativo. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) o país atingiu 835 fábricas de cerveja, um ritmo acelerado correspondente a abertura de 4 novas cervejarias por semana.

Além do crescimento das cervejarias, o público consumidor da bebida vem experimentando cada vez mais variações do produto e se aventurando a combiná- la com diversos alimentos. Por exemplo, pizzas, queijos, hambúrgueres, comidas japonesas, entre outros.

Segundo o site Gazeta do Povo essas podem ser algumas das tendências do consumo de cerveja.

O império das IPAs

O estilo IPA, de alto amargor e muito aroma de lúpulo, cresceu muito em popularidade nos últimos anos. Nos Estados Unidos é o mais popular (28% do mercado de cervejas artesanais), de acordo com dados da Brewers Association (BA), a associação dos cervejeiros artesanais dos EUA, e também um dos que mais tem inovações.

O estilo New England IPA, menos amargo e mais aromático, apareceu por aqui nos últimos dois anos e faz muito sucesso. Por lá, com um pouco mais de tempo no mercado, já ocupa 1,2% do mercado de cervejas artesanais.

Algo impressionante para um tipo de cerveja tão novo.

A mais recente onda é da chamada Brut IPA – com baixo amargor, intenso aroma e sabor de lúpulo, super leve e refrescante – que já está chegando por aqui e é uma das apostas para o verão.

IPA com frutas também deve despontar em breve no Brasil como já está acontecendo em terras norte-americanas.

– Leves e refrescantes

Há também um grande espaço para cervejas leves e refrescantes. Apesar das cervejas de trigo alemãs, as Weizenbiers, estarem meio em baixa, os estilos ácidos, chamados de Sour Beers, estão crescendo muito.

No Festival Brasileiro da Cerveja, o maior evento de cerveja artesanal do país atualmente, a grande maioria dos 130 estandes de cervejarias tinha opções desse tipo.

É também um estilo de cerveja muito criativo, marcado pela acidez, mas que pode ser adicionado de frutas, madeiras, ser mais simples ou complexo.

Leia mais em: Gazeta do Povo

O mercado de cervejaria se mostra uma grande oportunidade para empreender. Entre em contato com a UFABC jr e saiba como iremos te ajudar a explorar todas essas oportunidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *