A diversidade nas empresas seja de gênero, etnia, orientação sexual e até mesmo de gerações deixou de ser vista como uma ação politicamente correta e vem sendo analisada sob uma perspectiva estratégica. Isto é, estudos apontam uma relação entre diversidade e inovação. Trazendo uma performance financeira melhor, através de soluções mais criativas e funcionários mais engajados.
DIVERSIDADE DE GÊNERO, ÉTNICA E RACIAL
De acordo com o estudo “A diversidade como alavanca de performance” realizado pela McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, as empresas no quartil superior em diversidade racial e étnica tem 33% mais chances de ter lucratividade acima da média nacional de seu setor, enquanto em diversidade de gênero tem 21%.
DIVERSIDADE NAS LIDERANÇAS
Segundo a pesquisa realizada pela The Boston Consulting Group, How Diverse Leadership Teams Boost Innovation, em empresas com diversidade acima da média, quase metade de sua receita era proveniente de produtos e serviços lançados nos últimos 3 anos (indicador utilizado para mensurar a inovação). Enquanto as que possuíam diversidade inferior, a inovação representava apenas 26%, aproximadamente metade em comparação com as outras. Afinal é importante que a diversidade esteja presente na equipe executiva, onde ocorrem a maior parte, senão todas, decisões estratégicas da empresa.
Leia também: “MULHERES NO MUNDO EMPRESARIAL”
CONVIVER COM PESSOAS DIFERENTES
Além dos dados expostos acima. É bastante válido destacar que ao lidar com pessoas que possuem vivências diferentes das suas, você desenvolve habilidades interpessoais e aprende a lidar com pensamentos divergentes dos seus. Ademais, possui um próprio espaço amostral dentro da sua empresa, onde é possível extrair ideias, testá-las e aprimorá-las.
COMO MEDIR E APLICAR A DIVERSIDADE
Por ser algo relativamente subjetivo, muitos gestores começam a se questionar sobre como analisar a diversidade, segundo os estudos citados no texto. Pode ser analisado : gênero, etnia, religião, país de origem, idade, orientação sexual, escolaridade, etc. Um conteúdo bem interessante disponibilizado pela Amcham Brasil que fala sobre KPI’s de diversidade.
Visando trazer perfis diversos para sua empresa, a Votorantim Cimentos adotou um processo seletivo totalmente voltado à valorização da diversidade. Vale a pena conferir! Votorantim diversidade
Como pode ser observado, a diversidade só trará recursos positivos para o ambiente. Relações com pessoas sempre foi algo complexo, entretanto, a convivência respeitosa e saudável só fará com que a empresa cresça. Não só em resultados, mas também para o amadurecimento pessoal de cada ente envolvido.
AUTORA: BRUNA BRUMATTI – Assessora de Mercado