Um recurso muito utilizado hoje para suprir essas demandas é o delivery.
Delivery é uma palavra em inglês que significa entregar, transmitir ou distribuir. De uns anos pra cá, o termo se espalhou, primordialmente entre restaurantes, fazendo com que fosse fortemente ligado à pedir comida online.
Entretanto, além de comida, há a entrega de outras diversos estabelecimentos, como farmácias, supermercados e encomendas de empresas que também utilizam o termo delivery ao sinalizar seu serviço de entrega de um produto para onde o seu cliente está, seja em casa, no trabalho ou algum outro lugar.
O mercado de delivery, juntamente ao seu leque de serviços oferecidos, vem crescendo expressivamente. O porquê disso ocorrer é que ter uma rotina exaustiva e pesada é cada vez mais comum e acaba deixando as pessoas mais estressadas e sem tempo. Assim, atos como dirigir, cozinhar, ir ao supermercado ou farmácia, acabam se tornando “perdas de tempo”.
O delivery, portanto, veio como uma solução para satisfazer os clientes que necessitavam de mais praticidade no dia-a-dia. Agora, que tal implantar essa ferramenta na sua empresa?
Para ajudar, separei alguns pontos que são essenciais para que você possa implantar um delivery de sucesso no seu negócio.
10 passos para implementar um delivery de SUCESSO no seu negócio:
Primeiramente, deve-se verificar se o serviço de delivery é indicado para seu negócio. O ideal é realmente pesquisar se seus clientes querem essa ferramenta ou se não serão adeptos a ela. É interessante analisar, também, se o delivery será um diferencial dentre seus concorrentes.
Mas como fazer isso? É possível entender esses fatores ao analisar o perfil do negócio, fazendo possivelmente uma pesquisa de mercado e uma validação da ideia com os clientes atuais.
Não sabe como de fato fazer uma pesquisa de mercado? Confira: Pesquisa de Mercado: O que é e quais são os benefícios?
Deve-se pesquisar a região em que sua empresa se encontra, visto que assim saberá a viabilidade de abrir o delivery no local. Se a empresa é numa região já saturada de certo produto, pensar no diferencial é fundamental.
Conhecer seus concorrentes descobrir seus pontos fracos (que devem ser evitados) e fortes (que devem ser analisados), conhecer o público e o que há de delivery na região também são fatores essenciais.
Algumas coisas devem ser pensadas nessa etapa. Primeiramente, se você colocar no delivery um cardápio muito grande, você deverá ter um estoque muito grande também. Então o aconselhável é fazer um cardápio com os seus principais produtos.
Veja também: Marketing digital: estratégias e dicas para bares e restaurantes
Deve-se pensar em produtos mais ideais para colocar no cardápio, ou seja, os que não perderão muito a qualidade no transporte até o consumidor.
A implementação do delivery trará um aumento nas vendas da sua empresa, ou seja, a demanda dos produtos será maior. Uma maior organização interna é fundamental nesse momento, portanto um planejamento de quantas entregas pretende realizar, para analisar se será necessário aumentar a equipe que faz o produto ou até mesmo trocar os instrumentos de realização por outros mais eficazes.
Outra organização interna que é aconselhável é separar os responsáveis, por exemplo, dentro da cozinha, para que tenham responsáveis diferentes para os pedidos do salão (caso haja) e responsáveis pelos de delivery.
Em todo sistema de delivery é necessário ter um operador que será responsável por atender os clientes do delivery e anotar os pedidos, colocar no sistema e fazer toda a logística de entrega. Dependendo do volume de entregas, deverá haver mais pessoas para executar essa função. É fundamental que quem exerça essa função seja organizada e atenta a detalhes.
A apresentação da embalagem pode se tornar um forte diferencial seu perante seus concorrentes. Ter embalagens adequadas, visando que eles não sofram avarias (rasgos, amassos, quebras) durante o transporte. Pensando nos alimentos entregues em delivery é preciso que as embalagens mantenham a temperatura do alimento e sua integridade.
A entrega tem que surpreender o cliente para que ele seja impactado e para que ele desfrute melhor ainda da experiência com sua empresa.
A empresa deve contar com uma excelente equipe de entregas, visto que um profissional bem treinado fará um serviço de excelência e ajudará diretamente na satisfação do cliente.
Os motoboys podem ser próprios da empresa ou contratados por uma terceirizada e isso irá depender da sua região e de sua demanda. Em áreas menores vale a pena investir em frotas próprias e contratar entregadores exclusivos.
Entretanto se a área e a demanda forem grandes o indicado é que sejam entregadores terceirizados, para que o preço do serviço seja reduzido.
O preço da taxa de entrega deve cobrir todas as despesas relacionadas somente à entrega, ou seja, manutenção dos veículos, embalagens e gastos com os entregadores. Vale ressaltar que essa taxa de entrega não deve ser embutida no preço dos alimentos e sim informado o valor do serviço no momento de realização do pedido. Os preços da taxa de entrega devem seguir esses parâmetros para serem de fato justos.
A empresa deve divulgar o novo serviço para que os clientes saibam e comecem a utilizar o delivery. Conheça a região e faça um plano de marketing voltado ao público ideal, visto que assim será mais assertivo e trará mais resultado a empresa, trazendo uma maior quantidade de clientes.
Não sabe como de fato fazer um plano de Marketing? Confira: Soluções em Plano de Marketing
O preço da taxa do novo serviço para que os clientes saibam e comecem a utilizar o delivery. Conheça a região e faça um plano de marketing voltado ao público ideal, visto que assim será mais assertivo e trará mais resultado a empresa, trazendo uma maior quantidade de clientes.
Não sabe como de torna tão fundamental quanto o Marketing ou até mesmo mais importante, visto que quando a empresa fideliza seu cliente, além dele possivelmente voltar a consumir seu produto, ele irá indicar sua empresa para família e amigos. O marketing via indicações de pessoas a sua volta é extremamente eficaz.
Não sabe como de fato fazer essa fidelização? Confira: Técnicas e aprimoramentos para fidelizar clientes
Após entender e analisar todos esses passo que te disse, vem a hora de começarmos a colocar em prática a implementação do delivery de sucesso. Seguindo o passo à passo garanto que alcançará seus objetivos e para ultrapassá-los indico entrar em contato com UFABC Jr e agendar uma reunião diagnóstica gratuita.
E aí, bora começar? Entre em Contato, nós podemos te ajudar!
AUTORA: THÁIS GOMES – Assessora de projetos
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