5 passos para transformar Instagram do seu negócio

5 Passos para transformar o Instagram do seu Negócio

A digitalização da comunicação através das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp, já não é mais novidade. Embora esses aplicativos já estejam inseridos no dia a dia com finalidade principalmente voltada para entretenimento, atualmente as redes sociais também estão ganhando espaço voltada para os negócios, isto é, marcas estão cada vez mais investindo seus recursos para aumentar sua visibilidade, e consequentemente, as suas vendas também.

Mas para que de fato a sua marca ganhe visibilidade e atenção do público através do Instagram, é preciso estar no caminho certo e conquistar os seguidores ideais para que a conversão de fato ocorra através dessa mágica rede social para o seu negócio.

Para transformar a sua marca e suas vendas através do Instagram, trouxemos 5 importantes passos:


1 – Entenda o Instagram

Entender, antes de tudo, como a plataforma do Instagram funciona é imprescindível para direcionar e elaborar o seu marketing e estratégias, isso pois o Instagram é uma rede automatizada e que segue comandos, e a partir das condutas “corretas” o algoritmo identifica e torna os perfis cada vez mais relevantes.

Ter uma rotina e constância nas suas publicações, utilizar de ferramentas como stories, enquetes, votações, lives, IGTV, reels, elaborar posts que chamem atenção do seu público, responder mensagens, usar hashtags, entre muitas outras, são atitudes que quando síncronas e constantes aumentam a visibilidade do perfil da sua empresa.


2 – Atraia

Para o sucesso do seu negócio no Instagram, é necessário atrair o público certo, os seguidores certos. Nada adianta ter muitos seguidores se estes não se interessam pelo seu conteúdo, pela marca, produto e/ou serviço e não interagem com o seu perfil e publicações.

Conhecer o nicho no qual está inserido, criar uma persona ideal, analisar perfis concorrentes (apenas uma análise, não copie ou plagie nada! Autenticidade é imprescindível), utilizar de uma linguagem específica e semelhante ao do seu público, demonstrar empatia e reconhecer as dores dos cliente são atitudes que podem ajudar a estabelecer estratégias assertivas e conduzir e atrair os melhores seguidores para o seu Instagram.


3 – Produza

Produzir é uma das etapas mais fundamentais na trajetória do seu Instagram para alavancar os resultados. É o momento onde você deve chamar a atenção do seu público, gerar autoridade, mostrar que identifica e é capaz de sanar a dor do seu cliente, e se conectar ao mesmo gerando empatia.

É importante que o conteúdo produzido deva fazer sentido para quem o consome, que seja interessante e também agregue – entregar o que o público quer e necessita. Não faça do perfil do Instagram do seu negócio um portfólio ou catálogo, onde a única finalidade é vender sem agregar nada a quem segue e acompanha a marca, usar a rede social dessa forma gera uma grande abertura para as pessoas deixarem de seguir o seu perfil.

Algumas das formas de gerar uma relação com seus seguidores (dentre muitas outras) são: responder perguntas e fazer enquetes com o público, mostrar uma personalidade por trás do seu produto ou serviço (conversando nos stories, fazendo lives), mostrar o “background” da empresa e como funcionam as vendas, e mostrar também comentários e avaliações de clientes.

Todas essas formas de produção de conteúdo geram autoridade e prova social daquilo que você oferece, além de gerar engajamento entre você e o público.


4 – Engaje

Como mencionado no passo três, criar uma relação e conexão com seu público gera abertura e desperta interesse por partes dos seguidores, uma vez que se sentem compreendidos e próximos da marca.

O engajamento além de abrir espaço para essa proximidade entre marca e seguidor, também mostra ao Algoritmo do Instagram (que é a rede automatizada da rede social) que o seu perfil é interessante e as pessoas participam e interagem com o perfil. Uma vez que o algoritmo identifica essa participação do público, ele distribui ainda mais os seus conteúdos (através do Explorar, Sugestões), aumenta a relevância da página e assim, conquistando mais seguidores qualificados – do seu nicho – para o seu perfil.

Engajar o seu público nem sempre é uma tarefa fácil. Depois de gerar a conexão com o seu público, a melhor maneira de gerar engajamento é fazer as chamadas para ação, conhecidas como “call to action“, isto é, dentro de suas publicações – que devem ser constantes – faça perguntas para que os seguidores comentem os stories ou nas publicações de feed, monte conteúdos que sejam compartilháveis e monte também conteúdos que os seguidores possam salvar para acessar posteriormente.

As principais formas de engajamento são: curtidas, comentários, respostas, compartilhamentos e publicações salvas.


5 – Cresça

O quinto passo requer algo muito importante e poderoso: Paciência.

Se aplicados os passos anteriores, com muita constância e dedicação, basta continuar alimentando o seu perfil com essas estratégias e autenticidade e aguardar os resultados!


Resumindo

Lembre-se sempre que o Instagram é uma rede automatizada e identifica padrões, e que o crescimento do seu perfil não vem do dia para a noite, por isso, foque sempre no seu objetivo principal e não perca as esperanças, afinal, a tendência das marcas é migrarem cada vez mais para as redes sociais, e todos passam pelo mesmo processo.

Por isso, siga os passos para transformar o seu Instagram e use as ferramentas ao seu favor, depois disso desfrute desse novo ambiente digital para conquistar novos horizontes.

Boa sorte.

Retirado do livro “Instagram para Negócios” de Júlia Munhoz


Autora: Marcela Sena Facella

Instagram para Negócios - Marcela Sena Facella

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5 pensamentos em “5 passos para transformar Instagram do seu negócio

  1. Olá. Gostei muito do seu artigo PARABÉNS, muito
    exclarecedor, me ajudou bastante. Ganhou um seguidor.
    Não sei se meu contaúdo é tão bom quanto o seu mas se
    puder passa lá no meu canal pra me dizer o que acha.
    Abraço.

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