Cansou de trabalhar para os outros e agora quer realizar seu sonho de começar sua própria empresa? Mas não sabe muito bem por onde começar; ainda se sente inseguro, perdido para empreender. Pois bem, esse texto é para você.

Nesse material você vai saber como abrir uma loja, virtual ou física. Veja os 6 dicas para abrir uma loja e se você tem dúvidas sobre qual loja montar?, qual o investimento necessário?,  converse rapidamente com nossos consultores, vamos preparar um material personalizado para responder a suas dúvidas! Conversar com um consultor. 

1°PASSO: TENHA UM PLANEJAMENTO

O planejamento é uma das etapas fundamentais para que o seu empreendimento tenha sucesso. Ter um Plano de Negócios e uma Pesquisa de Mercado são pontos importantes para te direcionar.

Entretanto, antes de qualquer planejamento do tipo você precisa ter em mente respostas para algumas perguntas chaves. Veja as 3 perguntas que você precisa responder.

1 Qual tipo de negócio eu quero abrir?

Existem inúmeras oportunidades de empreendimento, ter em mente um mercado que você tenha mais afinidade é fundamental e ajuda na hora de ser feliz ao empreender. Entretanto, apenas gostar do segmento não é suficiente para garantir sucesso, você precisa ter o mínimo de experiência no segmento. Assim, sua chance de sucesso aumenta.

2 Qual público alvo para o meu negócio?

Ter em mente o público alvo é fundamental, pois eles serão os seus clientes.

Se você for abrir uma loja de roupas é necessário saber o tipo de cliente que pretende atingir, caso queira trabalhar com classes mais baixas precisa promover campanhas de marketing, estratégias de preços que façam sentido para a realidade do seu público. Por exemplo, se for trabalhar com o público feminino de baixa renda, será necessário direcionar ações que contemplem o segmento.

3 Trate e conheça bem o seu público.

Ter uma gestão de relacionamento dos clientes, entender como eles se comportam, quais são as preferências, se preferem comprar por uma loja virtual, ou física, são passos importantes para ter um empreendimento de sucesso. Entenda mais sobre CRM e como ter uma ótima gestão de relacionamento com seu cliente.

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2°PASSO: ESTUDE A CONCORRÊNCIA

Após responder essas 3 perguntas, definir qual tipo de negócio você quer abrir, pensar sobre o público alvo e outros passos. É preciso fazer um processo chamado benchmarking.

O benchmarking nada mais é do que um processo através do qual se observa, aprende e melhora seus processos por meio da análise da concorrência. É um processo simples que pode ser feito por meio da análise das redes sociais, site, estratégias de Marketing do concorrente.

Por exemplo, se você vai abrir uma loja de roupas é importante que esteja atento no que os outros empreendedores, atuantes no mesmo segmento que pretende atuar, estão fazendo; quais redes sociais eles usam; como se posicionam etc.

Após esse processo, é aconselhável que se desenvolva uma pesquisa de mercado para se aprofundar mais nos concorrentes, público alvo, promover uma expansão do seu negócio e outros aspectos.

3°PASSO: ESCOLHA O PONTO COMERCIAL PARA MONTAR A SUA LOJA

O local onde a sua loja vai estar fala muito sobre o sucesso ou insucesso que seu empreendimento vai ter. Por isso, ele deve estar alinhado com as aquelas 3 perguntas que devemos responder antes de começar um negócio.

O tipo de loja que pretende montar, o público que pretende atingir, hábitos de consumo do clientes devem estar totalmente ligados ao local escolhido para sediar a sua loja.

Características que se aplicam também a lojas virtuais, as redes sociais devem estar alinhadas ao público que você busca atingir.

4°PASSO: TENHA O SUPORTE DE UMA EQUIPE

Montar uma loja, definir público alvo, hábitos de seus clientes são fundamentais mas não suficientes para garantir o sucesso do seu empreendimento. Qualquer que seja o empreendimento e seu segmento, negócios são formados por pessoas e envolvem relações sociais entre consumidores, vendedores e gestores.

É importante investir em treinamentos para capacitar seus colaboradores. Por exemplo, em uma loja de roupas você terá uma interação bem forte entre vendedores e clientes. Colaboradores bem treinados com certeza farão a diferença no volume de vendas que sua loja apresentará.

5°PASSO: TENHA SEMPRE O SUPORTE DE CONSULTORES

Começar um empreendimento envolve diversos desafios, gestão de pessoas, pesquisa de mercado, análises de concorrência, análise de viabilidade, planos de marketing, gestão financeira. Processos que se não forem bem construídos e estruturados, não trarão bons resultados e podem significar o fim da sua loja.

Por isso, estar respaldado por uma equipe de consultores faz total diferença na hora de tomar decisões assertivas e ter uma empreendimento saudável.

6°PASSO: INVISTA EM PROPAGANDA

Qualquer que seja o segmento, física ou online, da sua loja é necessário que você invista em propagandas. Propagandas que podem ser feitas por diversas mídias, redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin, mídias pagas do google (Adwords), Sites, blogs de moda, SMS, Whatsapp.

São diversas as opções e para saber qual a melhor para a sua loja, não hesite em entrar em contato com a sua equipe de consultores (5° passo). Assim, terá uma tomada de decisões muito mais estratégica.

Entre em contato com a nossa equipe de consultores, iremos te ajudar a abrir a sua loja. 

AUTOR: GUILHERME ANDRE – Assessor de Mercado

Guilherme Andre Membro de mercado da UFABC jr empresa junior de consultoria

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