Pesquisa Quantitativa: o que é e como fazer

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Pesquisa Quantitativa é algo muito relevantes na atualidade, mas de antemão, devemos entender a importância da pesquisa de mercado, que é uma estratégia necessária a todo e qualquer tipo de empresa, organização que deseja entender melhor uma situação em específico.

É um método de identificação, coleta, análise e propagação de informações que
se divide em dois métodos, Quantitativo, que será a abordagem deste texto e Qualitativo (caso queira saber sobre a Pesquisa Qualitativa, nós temos um material dedicado!).

Para introduzir o conceito de pesquisa quantitativa, é necessário definir o significado da palavra. Quantitativo é um adjetivo relacionado a quantidade, quantia, uma magnitude ou grandeza.

A Pesquisa Quantitativa, segue a mesma origem, e se traduz como um método de pesquisa de mercado que trabalha com a quantificação de dados para responder questões específicas do seu negócio.

Neste texto vamos abordar os seguintes tópicos da Pesquisa Quantitativa.

  • O que é uma Pesquisa Quantitativa
  • Qual a diferença entre Pesquisa Quantitativa e Qualitativa
  • Quais são os tipos de Pesquisa Quantitativa
  • Por que realizar uma Pesquisa
  • Ajuda profissional

O que é uma Pesquisa Quantitativa

A pesquisa Quantitativa é um método que trabalha com indicadores numéricos e segue critérios estáticos.

Essa pesquisa é apropriada para levantar indicadores numéricos no mercado, como medir atitudes, opiniões e preferências, estimar o potencial ou o volume de vendas de um negócio e para medir o tamanho e a relevância de segmentos de mercado.

Por fazer o levantamento de indicadores numéricos é essencial seguir rigorosos critérios estáticos.

O meio de aplicação pode ser feito por meio de entrevistas pessoais, correspondência, telefone ou e-mail. Entretanto, a forma de aplicação varia de pesquisa para pesquisa. Consulte nossos consultores para entender os melhores métodos.

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É válido ressaltar que as informações colhidas pela pesquisa qualitativa devem ser transformados em indicadores numéricos e mensuráveis, sendo um exemplo desse modo de pesquisa a da metodologia de NPS (Net Promoter Score).

O NPS, é responsável por medir o nível de lealdade do cliente, realizando a seguinte pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa (serviço ou produto) para uma colega, parente ou amigo?”

O respondente, no caso da pesquisa de NPS, escolhe a nota e posteriormente é separado em três grupos, NPS detratores, neutros ou promotores. Assim, facilitando a análise estratégica dos dados.

Você quer saber como fazer uma Pesquisa de Mercado? Nós desenvolvemos um E-book que irá te ajudar!

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Qual a diferença entre Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

Primeiramente, como visto no tópico anterior, a pesquisa quantitativa tem como objetivo promover uma análise numérica, baseada em métodos estatísticos e que prevê uma visualização das informações em forma de gráficos e tabelas.

Já a pesquisa qualitativa é um método que busca explorar informações mais subjetivas e aprofundadas, comumente realizada na forma de entrevistas, conversas em grupo. Em síntese, a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, visando entender a opinião do público-alvo da sua pesquisa.

Desse modo, a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, visa entender a opinião do público-alvo em questão e promove relatórios com trechos estratégicos sobre a opinião e vontade do entrevistado.

Portanto a pesquisa quantitativa consegue mensurar numericamente, realizando entregas na forma de gráficos e tabelas.

Quais são os tipos de Pesquisa Quantitativa

Aqui na UFABC jr. realizamos diversos tipos de pesquisa de mercado, dentre elas as principais são:

Satisfação do cliente

Conquistar um novo cliente custa muito mais do que fidelizar os que já possui. A pesquisa de satisfação do cliente busca entender quão satisfeitos seus clientes estão. Ação que promove uma visão clara de onde deve-se priorizar os investimentos para fidelizar seu cliente.

Tendências do mercado

Este tipo de pesquisa é responsável por Identificar as novas tendências do mercado, concorrentes e hábitos de consumo, possibilitando a tomada de decisões de forma mais assertiva e pontual.

Demográfica e comportamental

Partindo de um público alvo determinado, este tipo de pesquisa visa entender por completo as informações demográficas e comportamentais do público alvo. Processo que favorece a tomada de decisões e a expansão da assertividade.

Contudo, é válido ressaltar que a UFABC jr. desempenha diversos tipos de pesquisa de mercado, se você se interessou, sente que seu negócio precisa dos estímulos citados, ou tem algumas dúvida. Entre em contato com nossos consultores, iremos preparar uma solução personalizada para você.

Por que realizar uma Pesquisa

Assim como exposto nos tópicos anteriores, a pesquisa de mercado qualitativa é responsável por gerar indicadores numéricos que irão trazer um maior entendimento sobre uma situação em específico do seu problema, assim sendo, favorece o processo de tomada de decisões.

Assim sendo, todas as organizações precisam realizar estudos para se adequar as vontades, tendências do mercado e a concorrência.

Ajuda profissional

Qualquer que seja a pesquisa a ser realizada, é de grande importância que considere o apoio de uma consultoria estratégica para evitar erros e garantir excelência.

Com o auxílio de profissionais você terá certeza no número de respostas, quantidade de dados a serem coletados, evitar amostras enviesadas e ter uma análise estratégica dos dados.

A UFABC jr. já realizou diversos tipos de pesquisa de mercado quantitativas, somos uma empresa júnior formada por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), temos acesso a conhecimento, parcerias e apoio de professores.

Por fim, entre em contato, nossos consultores irão preparar uma solução personalizada para sua pesquisa.


AUTOR: Guilherme Andre – Assessor de Mercado

Guilherme Andre Membro de mercado da UFABC jr empresa junior de consultoria

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