Tomar decisões complexas em muitas empresas é um processo longo e burocrático, o que impacta diretamente no grau de produtividade da organização. Por isso, visando tomar o processo de tomada de decisões mais rápido e aumentar a produtividade.
A Bain & Company construiu uma ferramenta capaz de definir direitos de decisões, além de garantir que todos da empresa e/ou time entendam seu papel.
Veja também: “6 dicas para conduzir reuniões que funcionam“
No texto a seguir, confira os seguintes tópicos sobre a metodologia de tomada de decisões RAPID.
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Tomar decisões complexas em muitas empresas é um processo longo e burocrático, o que impacta diretamente no grau de produtividade da organização. Por isso, visando tomar o processo de tomada de decisões mais rápido e aumentar a produtividade.
A Bain & Company construiu uma ferramenta capaz de definir direitos de decisões, além de garantir que todos da empresa e/ou time entendam seu papel.
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No texto a seguir, confira os seguintes tópicos sobre a metodologia de tomada de decisões RAPID.
RAPID é um acrônimo em inglês que traz os cinco papéis fundamentais para uma decisão percorrendo todos os pontos, desde a etapa de preparativos até a de execução.
A estrutura proposta para tomar decisões com base na metodologia RAPID é indicada para situações mais complexas que sejam envolvidas uma gama de processos, pessoas e/ou áreas distintas. Por isso, caso você esteja buscando por uma solução mais rápida, uma metodologia mais dinâmica, a RAPID não é a ideal para a sua situação.
Por isso, essa atividade são necessários dois pontos de atenção. O primeiro, é que os recommenders tenham acesso aos recursos necessários para fazerem o trabalho. Segundo certifique- se de que tenham uma alta habilidade analitica e facilidade de comunicação, para que assim possam consultar e se comunicar com pessoas que tenham conhecimento sobre a situação.
Após essa etapa, os recommenders devem avaliar o curso de ações alternativas e dar suas recomendações.
O mais comum é que empresas usam a ferramenta RAPID somente para chegar a decisões de caráter crítico, que envolvem um alto valor, ou que impactem a longo prazo. Entretanto, quem usa a RAPID há bastante tempo tende a usar o raciocínio no trabalho e nas decisões diárias, perguntando por exemplo se a pessoa “tem o D” para tal decisão.
AUTOR: GUILHERME STABILE – Diretor de Marketing
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