Mundo Vuca!? As dinâmicas no âmbito corporativo vêm sofrendo mudanças constantemente, refletindo cada vez mais a complexidade das organizações, que têm se intensificado com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento das exigências por parte dos consumidores.

Assim, esses avanços refletem exatamente nas incertezas que as empresas têm que enfrentar nesse contexto. Agora, qual o papel que um líder deve ter com o intuito de guiar os colaboradores, para atingir os objetivos da companhia em meio a todas essas mudanças?

Neste artigo você entenderá:

  • O que é o mundo VUCA?
  • Características do mundo VUCA
  • Como liderar no mundo VUCA?

 

#1 – O que é mundo VUCA?

O conceito do mundo VUCA, surgiu para explicar o ambiente pós-Guerra Fria. E é um acrônimo para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). 

Após os anos 2000 com o desenvolvimento tecnológico, passou a ser utilizado para explicar o cenário empresarial atual. Em que as organizações têm que lidar com novos desafios relacionados às inovações tecnológicas, novas formas de organização e negócios.

Para que consiga se sobressair perante a concorrência e conquistar o seu espaço no mercado é necessário que as empresas se entendam e se adaptem às novas exigências para conseguir reduzir os efeitos colaterais desse cenário.


 

#2 – Características do mundo VUCA

  • Volatilidade: Representa a velocidade e o volume das mudanças, fazendo com que seja necessário se adaptar e saber lidar com o inesperado para agir de forma ágil para solucionar problemas.
  • Incerteza: Com um grande número de inovações disruptivas, o futuro é imprevisível. As medidas que hoje promovem soluções podem não ser as mesmas amanhã, não sendo possível prever cenários futuros como se fazia antes.
  • Complexidade: Tudo está interconectado, tornando todos os fatores dependentes um dos outros. De forma que o número de variáveis aumenta consideravelmente e as tomadas de decisões se tornem cada vez mais difíceis.
  • Ambiguidade: Representa a falta de clareza que permite diferentes interpretações para o mesmo cenário, interferindo diretamente na resolução de conflitos.

 

#3 – Como liderar no mundo VUCA?

O momento por si só já se mostra desafiador. Por isso, é necessário que, as lideranças estejam preparadas para encarar de frente essas dificuldades e conseguirem se destacar. Algumas características para ser um bom líder:

3.1 – Coloque as Pessoas em Primeiro Lugar: Não há mais espaço para aquele chefe durão que só manda e não leva em consideração a opinião dos colaboradores. 

As lideranças têm que ser colaborativas, envolvem todas as pessoas, reconheça os seus esforços, saiba lidar com os diferentes perfis comportamentais dentro do seu time, visando ser um ponto apoio e suporte para o desenvolvimento pessoal de cada uma.

Um bom líder inspira seus companheiros a chegarem aonde não chegariam sozinhos, os faça se sentirem parte do todo.

3.2 – Visão Estratégica: Saber analisar como um todo o cenário em que a empresa está inserida, olhando tanto para os fatores internos como os externos, buscando antecipar tendências. Para que assim sejam traçados os planejamentos e direcionamentos para o sucesso da organização, através de soluções mais eficientes e menos custosas.

3.3 – Resiliência: Para lidar com a instabilidade, rápidas mudanças e imprevistos é necessário se manter focado e buscar novas alternativas para enfrentar as dificuldades que forem surgindo.

3.4 – Flexibilidade: Ser flexível é a melhor forma de se adaptar a cenários desfavoráveis e conflituosos. Entender que é importante possuir uma cultura de constante aprendizado para compreender diferentes maneiras de se chegar à solução de um problema.

Recomendamos também a leitura dos seguintes artigos:

Mais algumas características importantes:

3.5 – Escuta ativa: Demonstre real interesse no que os colaboradores têm a dizer. Saiba compreender e interpretar com atenção as informações que eles estão querendo transmitir tanto pela linguagem verbal como pela não verbal também. Essa é uma ótima técnica a ser usada em reuniões, feedbacks e instruções de tarefas. 

Além de ser uma forma de melhorar o relacionamento e o desempenho do seu time, solucionar conflitos e aumentar a confiança dos colaboradores.

3.6 – Clareza: É extremamente importante que o seu time esteja alinhado com os objetivos da organização e entenda o que eles precisam fazer, de que forma isso tem que ser feito, o por quê está sendo realizado e para onde as atividades deles poderão levar a empresa.

3.7 – Celebre Pequenas Vitórias: Como diz Jack Welch ex-CEO da General Eletric (GE): “Comemore todas as vitórias (mesmo as pequenas) e reconheça pessoas.” Transforme os pequenos avanços em grandes conquistas, quando você acumular várias pequenas vitórias terá obtido uma grande. 

Isso faz com que as pessoas entendam o propósito do que estão fazendo, percebam a evolução que estão tendo nos resultados e sintam-se valorizadas.


 

# Construa times vencedores

Utilize as mudanças constantes e a instabilidade do mundo VUCA a seu favor, reforça uma cultura organizacional de inovação e colaboratividade dentro da sua empresa. 

Não deixe que as cobranças diárias sejam o foco principal, invista em inspirar as pessoas através do trabalho e da visão de futuro proporcionada a elas.

Empresas com lideranças mais assertivas possuem menos rotatividade de pessoal, um ambiente de trabalho muito mais feliz e seguro, com alta produtividade e melhores resultados de forma natural.


AUTOR: Alberto Setúbal – Diretor de Vendas 2020.

Visite nossas redes sociais:
Facebook | InstagramLinkedin

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat